sexta-feira, 31 de maio de 2024

Straddle Carrier

Olá caros leitores, na nossa postagem de hoje iremos falar sobre o importante veículo de transporte de carga Straddler Carrier:


O que é?



O Straddle Carrier, também conhecido como transportador em estraddle, é um tipo de veículo utilizado para movimentação de carga. Ele carrega a carga posicionando-se por baixo dela, em vez de transportá-la acima, como faz um caminhão convencional. Essa particularidade proporciona ao straddle carrier a habilidade de carregar e descarregar sem depender de guindastes ou empilhadeiras.


Origem e Uso Inicial



Inventando em 1913 por H. B. Ross, o Straddle Carrier foi feito com o intuito de ser um veículo rodoviário para transportar facilmente madeira em serreria e pátios. A madeira era empilhada em paletes especiais chamados de carrier blocks. O straddle então “estraddlava” a pilha, agarrava e levantava o carrier block, transportando a carga.

Por conta de sua abertura frontal e traseira, o straddle carrier conseguia transportar madeira muito mais longa do que seu comprimento, podendo chegar a mais 30 metros. Algumas empresas como a Ross Carrier Company, Gerlinger, Hyster, Yale e Caterpillar fabricaram designs semelhantes de straddlers carriers.


Utilização Geral



Além do seu uso em serrarias, os straddles industriais também são usados na manufatura e em construções.

Lidam com cargas com grandes volumes, como aço e concerto pré modelado, e também transportam cargas especiais, como tanques de nitrogênio, em espaços restritos que são inadequados para caminhões.

Uma grande e importante vantagem é a capacidade de carregar ou descarregar um semirreboque em uma única operação, o que aumenta a eficiência.



Straddle na Área Portuária 



Os straddle carriers são amplamente utilizados em terminais portuários e pátios intermodais para empilhar e mover contêineres padrão ISO. Esses veículos envolvem a carga, conectando-se aos pontos de elevação superiores por meio de um container spreader. Algumas unidades são capazes de empilhar contêineres em até quatro alturas. Eles se deslocam a velocidades relativamente baixas, alcançando até 30 km/h quando carregados com um contêiner. Os operadores sentam-se de lado no topo do veículo, de frente para o centro, permitindo uma visão completa da frente e de trás. A capacidade de carga dos straddle carriers pode atingir 60 toneladas, o que equivale a dois contêineres cheios.

Postado pelo Grupo Canguru


Referências 


WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Straddle carrier. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Straddle_carrier>. 

Straddle Carrier (STR) - Una solución eficiente para el manejo de carga en puertos - TerminalOperatingSystem.es. Disponível em: <https://terminaloperatingsystem.es/straddle-carrier-str-una-solucion-eficiente-para-el-manejo-de-carga-en-puertos/>. Acesso em: 20 maio. 2024. 


Kalmar Straddle Carriers, when flexibility is your driver. | Kalmarglobal. Disponível em: <https://www.kalmarglobal.com/equipment-services/straddle-carriers/>. 


Straddle carriers. Disponível em: <https://www.konecranes.com/port-equipment-services/container-handling-equipment/straddle-carriers>. 

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Terminal Tractor

O que é?

O Terminal Tractor (TT), também conhecido como Trator Portuário, é um equipamento utilizado para a movimentação de contêineres em terminais portuários. Ele transporta os contêineres dos navios ao pátio de operações e vice-versa.

Recentemente, tem havido um movimento para a utilização de TTs elétricos, que são mais sustentáveis e não emitem gases poluentes, como o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio e enxofre. Esses TTs elétricos são parte de um esforço maior para a descarbonização dos portos e a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).



Fonte: Trator Terminal TT-40 - Operação em Portos

Além dos benefícios ambientais, os TTs elétricos também oferecem mais conforto aos operadores, com a redução de ruídos e vibrações1. Eles são equipados com baterias de alta capacidade que permitem uma operação contínua de várias horas.

No Brasil, o primeiro TT 100% elétrico começou a operar no Super Terminais, em Manaus. Este equipamento movimenta 46 contêineres de 90 toneladas por dia, chegando a 12.144 contêineres por ano. É um equipamento altamente tecnológico, eficiente e sustentável.



Função do Terminal Tractor

Indicado para operações onde se faz necessário acoplar e desacoplar as carretas frequentemente. Otimização e produtividade na movimentação de carretas em pátios, sem a necessidade do recolhimento ou rebaixamento manual das sapatas das carretas, evitando eventual esforço e fadiga dos operadores.


Fonte:Kalma



TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Terminal tractor é um equipamento high-tech que começou a operar recentemente e traz benefícios significativos em termos de sustentabilidade e eficiência.

Detalhes sobre esse marco tecnológico:

  • Usado para movimentar contêineres dentro do terminal portuário.
  • Ele é totalmente elétrico, o que significa que não utiliza óleo diesel, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.

A incorporação desse terminal tractor à frota do Super Terminais resulta em uma economia de 2.112 litros de óleo diesel por ano. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também contribui para a preservação ambiental. Os principais itens transportados pelo terminal tractor são eletrônicos, peças de motocicletas e componentes para abastecimento da Zona Franca de Manaus.



Fonte: SIMMMEM


Terminal Tractor é um processo sustentável?

Sim, o Terminal Tractor pode ser um processo sustentável, especialmente quando se trata de modelos elétricos. 

Por exemplo, a Portonave iniciou operações na região Sul do Brasil com o primeiro Terminal Tractor Elétrico da Schacman Shanghai Ally Automobile. Faz parte do projeto descarbonização da Portonave, com investimentos em equipamentos modernos e sustentáveis para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa.

Este equipamento, que é 100% elétrico, não emite gases poluentes como o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio e enxofre. Além de reduzir os ruídos e vibrações, oferecendo mais conforto aos operadores.

O Terminal Tractor Elétrico possui capacidade de carga de 90 toneladas, com uma bateria de 281 quilowatt-hora (kWh) e um carregador de 180 kW. Para carregar totalmente o Terminal Tractors, são necessários aproximadamente 90 minutos, garantindo no mínimo 9 horas de autonomia contínua, de acordo com o nível de operação.

Portanto, o uso de Terminal Tractors elétricos é uma solução eficiente e sustentável para as empresas que procuram melhorar o seu desempenho ambiental.



Fonte:Porto Nave


Terminal Tractor Portoviário no Brasil: 

• Manaus: Primeiro terminal 100% elétrico 

• Porto de Santos: Recebeu 30 terminal tractor 

• Paranaguá: terminal de contêineres

  

Fonte:Sopesp


Postado pelo grupo Lontra


REFERÊNCIAS

DISTINÇÃO. Portonave é pioneira na operação do primeiro Terminal Tractor Elétrico. Disponível em: https://tribunasc.com/portal/portonave-e-pioneira-na-operacao-do-primeiro-terminal-tractor-eletrico/. Acesso em: 24 maio 2024.

RUCKER, Grupo. TT-40 Lançamento: terminal tractor. Terminal Tractor. 2017. Grupo Rucker. Disponível em: https://rucker.ind.br/produto/trator-terminal-tt-40-lancamento/. Acesso em: 01 Não é um mês valido! 2017.

PORTO E NAVIOS. Primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil começa a operar no Super Terminais, em Manaus. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/primeiro-terminal-tractor-100-eletrico-do-brasil-comeca-a-operar-no-super-terminais-em-manaus. Acesso em: 24 maio 2024.

ROSANGELA (Brasil). Santos recebe novos equipamentos de cais neste domingo. 2019. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/santos-brasil-recebe-novos-equipamentos-de-cais-neste-domingo. Acesso em: 24 maio 2024.

PORTONAVE (Santa Catarina). PORTONAVE É PIONEIRA NA OPERAÇÃO DO PRIMEIRO TERMINAL TRACTOR ELÉTRICO NA REGIÃO SUL. 2024. Disponível em: https://www.portonave.com.br/pt/noticias/portonave-e-pioneira-na-operacao-do-primeiro-terminal-tractor-eletrico-na-regiao-sul/. Acesso em: 24 maio 2024.

PEGORARO, Giovanna. PORTONAVE É PIONEIRA NA OPERAÇÃO DO PRIMEIRO TERMINAL TRACTOR ELÉTRICO NA REGIÃO SUL. Disponível em: https://www.portonave.com.br/pt/noticias/portonave-e-pioneira-na-operacao-do-primeiro-terminal-tractor-eletrico-na-regiao-sul/. Acesso em: 24 maio 2024.

KALMAR. Essential Terminal Tractor, Shunt Truck and Yard Truck. Disponível em: https://www.kalmar.com.au/equipment-services/terminal-tractors/TL2-Essential-Terminal-Tractor/. Acesso em: 24 maio 2024.

GUINDASTE MÓVEL SOBRE PNEUS (MHC) - ÁREA PORTUÁRIA


 Olá ! Nesse post falaremos um pouco sobre guindastes móveis na área portuária, a função deles e também iremos mostrar alguns exemplos dessas grandes máquinas e sua importância na indústria.

O que é um guindaste móvel sobre pneus?

Existem muitos equipamentos disponíveis para a execução de tarefas de organização de grandes pátios ou armazéns e movimentação de navios. Podem ser máquinas de pequeno, médio ou grande porte, utilizadas nas interfaces de movimentação entre modais ou na armazenagem de cargas em pátios, depósitos ou armazéns nos diversos terminais especializados. Um guindaste móvel sobre pneus é um dispositivo utilizado para mover e empilhar contêineres em áreas portuárias. Esses guindastes são projetados para mobilidade e flexibilidade, permitindo que se desloquem facilmente pelo pátio do porto. Essas grandes máquinas são essenciais para a eficiência das operações portuárias, permitindo o manuseio seguro e rápido de cargas.


Qual a importância dos guindastes móveis dentro da área portuária?

Os guindastes móveis sobre pneus desempenham um papel fundamental na eficiência e na operação das áreas portuárias, eles são projetados para ser altamente móveis para facilitar o deslocamento pelo pátio do porto, onde movimentam contêineres entre navios, caminhões e áreas de armazenamento economizando tempo e recursos. Os sistemas de controle modernos permitem que os operadores posicionem os guindastes com precisão milimétrica, minimizando riscos de danos as cargas e melhora a segurança no local de trabalho. Além disso, os guindastes eliminam a necessidade de infraestrutura fixa, como trilhos ou cabos, reduzindo os custos de instalação e manutenção.

Alguns dos guindastes mais utilizados:

Konecranes Rubber Tired Gantry Crane (RTG):A Konecranes é uma empresa conhecida por fabricar RTGs robustos e eficientes para movimentação de contêineres em terminais portuários ao redor do mundo.


Liebherr Rubber Tyred Gantry Crane (RTG): A Liebherr é outra fabricante líder de equipamentos portuários, incluindo RTGs de alta qualidade que oferecem desempenho confiável e produtividade.


Kalmar Rubber Tyred Gantry Crane (RTG): Kalmar, uma subsidiária da Cargotec Corporation, produz uma variedade de equipamentos portuários, incluindo RTGs projetados para operações eficientes de manuseio de contêineres em terminais portuários.


ZPMC Rubber Tyred Gantry Crane (RTG): A ZPMC (Shanghai Zhenhua Heavy Industries Co., Ltd.) é uma das maiores fabricantes de equipamentos portuários do mundo, incluindo RTGs que são amplamente utilizados em terminais portuários globais.



POSTADO PELO GRUPO LHAMA


REFERÊNCIAS

KONECRANES (org.). Guindastes Pórticos sobre Pneus. 2024. Disponível em: https://www.konecranes.com/pt-br/equipamento-e-servico-portuario/equipamento-de-manuseio-de-conteineres/guindastes-porticos-sobre-pneus. Acesso em: 24 maio 2024.

PORTOGENTE (org.). Equipamentos Portuários. 2016. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78986-equipamentos-portuarios. Acesso em: 24 maio 2024.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Esteira Transportadora de grãos (Área Portuária)

Uma esteira transportadora de grãos na área portuária é especialmente projetada para lidar com grandes volumes de grãos que chegam ou partem dos navios cargueiros. Aqui está como ela funciona especificamente nesse contexto:


1. Recepção dos Grãos: Os grãos chegam à área portuária geralmente em caminhões ou trens, e são descarregados em áreas de recepção.

2. Elevadores ou Transportadores: Em alguns casos, os grãos podem ser movidos para elevadores ou transportadores que os levam para as esteiras transportadoras principais. Esses elevadores podem ser necessários para mover os grãos de locais mais baixos para locais mais elevados, como silos ou tremonhas.

3. Carregamento nos Navios: As esteiras transportadoras principais são posicionadas estrategicamente ao longo do cais do porto, onde os navios cargueiros estão ancorados. Os grãos são carregados nas esteiras transportadoras principais a partir dos elevadores ou diretamente dos caminhões ou trens.

4. Correias Transportadoras Principais: As correias transportadoras principais são responsáveis por transportar os grãos dos pontos de recepção até os navios. Elas são longas e podem se estender ao longo do cais ou mesmo serem montadas em estruturas elevadas para alcançar os porões dos navios.







5. Sistemas de Carregamento nos Navios: No final das correias transportadoras principais, os grãos são direcionados para os porões dos navios por meio de sistemas de carregamento específicos. Isso pode envolver tremonhas ou braços móveis que movem os grãos para dentro dos porões com precisão.

6. Monitoramento e Controle: Durante todo o processo, sistemas de monitoramento e controle garantem que os grãos sejam transportados com eficiência e segurança. Isso pode incluir sensores para detectar níveis de carga nos navios, sistemas de controle de velocidade das esteiras e monitoramento remoto para resolver problemas rapidamente, se surgirem.

Essas esteiras transportadoras de grãos na área portuária são fundamentais para o fluxo eficiente de grãos entre os modos de transporte terrestre e marítimo, garantindo que os grãos sejam carregados e descarregados de maneira rápida e segura, contribuindo para o comércio internacional de alimentos.

Postado pelo Grupo Pavão.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Empilhadeiras na área portuária


Vamos conhecer os tipos de empilhadeiras portuárias?

As operações portuárias utilizam diversos tipos de empilhadeiras para lidar com diferentes tipos de carga e maximizar a eficiência no manuseio de contêineres e outros materiais pesados. Aqui estão alguns dos principais tipos de empilhadeiras usadas em portos:


Reach Stackers (Empilhadeiras de alcance): São empilhadeiras versáteis utilizadas principalmente para movimentar contêineres em terminais de carga e descarga. Eles são capazes de empilhar contêineres em várias filas e alcançar diferentes níveis de altura.



Empty Container Handlers (
Manipuladores de contêineres vazios): Especialmente projetadas para mover contêineres vazios, estas empilhadeiras são cruciais para a organização eficiente dos terminais de contêineres.



Loaded Container Handlers: Projetadas para mover contêineres carregados, elas são robustas e têm alta capacidade de carga, sendo essenciais para operações que envolvem movimentação de grandes volumes de contêineres pesados.


Straddle Carriers:
Equipamentos usados para transportar e empilhar contêineres em portos. Eles oferecem grande mobilidade e são eficazes em terminais de grande escala.




Forklifts de Pneus Pneumáticos e Almofadados: Utilizados em diversas operações portuárias, esses modelos são adequados tanto para ambientes internos quanto externos, com versões específicas para terrenos difíceis.




Telescopic Handlers (Telehandlers): Equipamentos que possuem um braço telescópico, permitindo o manuseio de cargas em alturas e ângulos variados, comuns em operações portuárias e de construção.



Esses diferentes tipos de empilhadeiras desempenham papéis cruciais na eficiência operacional dos portos, permitindo a movimentação rápida e segura de contêineres e outros materiais pesados.


Referências


KONECRANES. Container Handling Equipment. 2024. Disponível em: https://www.konecranes.com/port-equipment-services/container-handling-equipment. Acesso em: 27 maio 2024

TAYLOR. WE ENGINEER AND BUILD WHAT YOU NEED SINCE 1927. N/D. Disponível em: https://taylorforklifts.com/. Acesso em: 27 maio 2024.

domingo, 26 de maio de 2024

Transelevador

O que é o sistema automático transelevador?

O transelevador é uma solução para a movimentação automática de mercadorias em empresas. Ele contribui para a otimização da produtividade e para melhorias na gestão do armazém. 


Como o sistema transelevador funciona?

Este equipamento é utilizado para movimentar e armazenar mercadorias em um galpão. Ele pode estocá-las em estantes ou prateleiras elevadas, algo que pode ser inviável para certos tipos de empilhadeiras.

O transelevador se movimenta tanto na vertical quanto na horizontal, sendo eficiente para diferentes cargas e alturas. Ele pode ser empregado para estocar paletes e cargas com precisão, controlado por um sistema de gerenciamento de armazém que o direciona para buscar as cargas desejadas e redistribuí-las.


Como mencionado, ele pode suportar cargas de diversos pesos, dependendo do modelo e da capacidade do equipamento. Alguns modelos podem suportar de 1 mil até 10 mil kg, com o tamanho da carga variando conforme a altura de elevação, velocidade e aceleração do equipamento. 


Vantagens do transelevador

Por ser um equipamento que auxilia na entrada e saída de mercadorias através de ciclos combinados, ele reduz o tempo operacional, aumentando a eficiência e produtividade.

O tempo gasto com a movimentação manual é diminuído graças à automação. Dessa forma, o espaço é otimizado, permitindo a inserção de novos produtos e aumentando a segurança dos colaboradores.

O transelevador também é mais preciso na movimentação dos paletes, reduzindo o risco de danos aos produtos armazenados. Os colaboradores se sentem mais seguros nos processos e, consequentemente, realizam as tarefas com mais eficiência e produtividade.

Referências

MARKETING. O que é o sistema automático transelevador? Disponível em: <https://www.longa.com.br/transelevador/>. Acesso em: 28 maio. 2024.




sábado, 25 de maio de 2024

O que é um portêiner?

 O que é um portêiner? 

 Portêineres são grandes guindastes usados em portos para a movimentação de contêineres entre os navios e o cais. Esses equipamentos, também conhecidos como guindastes de cais, são essenciais para operações de carga e descarga de contêineres em portos, trazendo um avanço para o comércio marítimo e a logística global. Os portêineres são caracterizados por sua capacidade de movimentar contêineres de maneira eficiente e rápida, sendo capazes de alcançar e levantar contêineres empilhados em partes mais altas e profundas dos navios.


M.Minderhoud - Obra do próprio


Um portêiner, também conhecido como STS (Ship to Shore Crane), atualmente, é o equipamento mais importante para a logística operacional, porque essa é a máquina que carrega ou descarrega os navios. Então, é ela que faz a conexão entre modais, seja no recebimento da mercadoria que vai seguir em caminhões, seja carregando os navios que partirão para outros países, portêineres são equipamentos muito robustos e com largas dimensões, com cerca de 120 metros de altura e 1.600 toneladas. Um modelo usual de portêiner, para se ter uma ideia do seu potencial operacional, é capaz de suportar o peso de dois contêineres do tipo TEU, que possuem cerca de 20 pés cada. E o peso total que uma máquina como essa levanta é de 65 toneladas. Isso se levarmos em consideração um equipamento usual, porque há aqueles que conseguem trabalhar com números ainda maiores.

sopesp.com.br

Os Portêineres são divididos em classes, sendo que cada uma delas é capaz de atender de forma mais eficaz uma necessidade operacional as quatro principais classes de portêineres que existem são:
 O Feeder: é classe dos menores portêineres, que geralmente fazem a movimentação de cargas em navios alimentadores. Já as outras três classes possuem mais tecnologia, porte e também capacidade de carga.

portalbenews.com.br


 Panamax: capazes de operar em navios que cruzam o Canal do Panamá, geralmente, 12 fileiras de conteineres de largura;

konecranes.com


 Post-Panamax: operam navios maiores do que a capacidade do Canal do Panamá de travessia, ou seja, navios que possuem entre 13 e 18 fileiras de conteineres;

Nauticexpo.com


 Super Post-Panamax: operam os maiores navios em rotação no planeta, com cerca de 22 ou mais fileiras de conteineres.

(c) Evgeniy_p | Dreamstime.com

 Cada unidade tem valor médio de R$ 15 milhões, incluindo custos de instalação. No Porto de Santos existem apenas dois portêineres, o que explica a defasagem operacional e logística da principal estrutura portuária do país. Para dificultar, existem poucos profissionais capacitados a operar o equipamento. Um portêiner em operação consegue movimentar até 45 contêineres por hora.


 Dentre suas vantagens o formato em portal faz com que o navio possa ser posicionado sob ele e a lança se mova para elevar a carga ou descarregar os contêineres, é a maneira mais rápida e segura de movimentar as cargas para dentro do navio ou continente e o seu uso permite que os navios fiquem menos tempo atracados no cais, evitando o congestionamento.

Gostou do tema? confira essa matéria do programa porto360 pela TVTribuna, afiliada da rede globo: 


Por: Grupo Raposa
Referênicas:
LOTUS LOGÍSTICA (Sp) (ed.). Portêiner: o que é esse equipamento de logística? 2018. Disponível em: https://lotuslogistica.com/logistica/porteiner-o-que-e-esse-equipamento-de-logistica/. Acesso em: 25 maio 2024.
BLOG LOGÍSTICA. O QUE É UM PORTÊINER? 2014. Disponível em: https://bloglogistica.com.br/mercado/o-que-e-um-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024
PORTO GENTE (Brasil). Porteiner. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78321-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Transtêiner

Olá caros leitores, o tema da nossa postagem de hoje é Transtêiner, então vamos conhecer sobre essa importante máquina para a área portuária:


O que é?



Os transtêineres são dispositivos concebidos para elevar e movimentar contêineres. Eles são utilizados principalmente em portos, terminais intermodais e áreas de manobra.

A estrutura robusta dos transtêineres proporciona estabilidade contra tombamentos, mesmo em condições de vento ou movimentos laterais.

Esses equipamentos são equipados com tecnologia avançada, incluindo controle preciso do freio de elevação, monitoramento de sobrecarga e controle de velocidade.

A cabine do operador é projetada ergonomicamente, garantindo uma posição de trabalho segura e uma visão ampla do spreader (o mecanismo que prende o contêiner).

Os transtêineres são capazes de empilhar contêineres em até cinco níveis de altura.



Tipos de Transtêineres



Existem dois tipos principais de transtêineres:

- Transtêiner Simples: Possui apenas um único e é usado para carregar e descarregar cargas ao ar livre.

- Transtêiner Duplo: Possui dois trilhos e é mais rápido  na movimentação de cargas.

Além disso, existem algumas variantes, como os transtêineres RTG (Rubber-Tired Gantry), que se movem sobre pneus.



Aplicações



O
s transtêineres são utilizados em:

- Portos: Para movimentação interna de contêineres nos pátios de terminais portuários.

- Armazéns portuários ou ferroviários: Para manuseio de contêineres.



Estrutura e Funcionamento



Os Transtêineres possuem uma estrutura rígida com trilhos que permitem o deslocamento horizontal e vertical.

O spreader é o mecanismo que acopla o container e é controlado pelo operador do transtêiner.

A cabine do operador é ergonômica, proporcionando visibilidade e segurança durante as operações.




Postado pelo Grupo Canguru




Referências 


Transtêiner. Disponível em: https://csmmovimentacao.com.br/transtainer/. Acesso em: 18 maio. 2024. 


Transtêiner. Disponível em: http://www.transteiner.com/. Acesso em: 24 maio. 2024. 


Operação de RTGs Rubber Tired Gantry Transtêiner. Disponível em: https://www.msotreinamentos.com.br/treinamentos/operacao-de-rtgs-rubber-tired-gantry-transteiner/. Acesso em: 24 maio. 2024. 


Transtêiner. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78322-transteiner. Acesso em: 24 maio. 2024. 

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...