segunda-feira, 20 de maio de 2024

Ponte Rolante (Área Portuária)



A movimentação de cargas dentro dos portos é fundamental e estratégica para fomentar a organização da cadeia produtiva nesses espaços,  assim pontes rolantes para elevação de cargas são a verdadeira protagonista nos centros portuários, pois tem a capacidade de oferecer uma forma ágil e segura de movimentar que um indivíduo sozinho não conseguiria, aumentando a eficiência nas operações diárias. 

O que é ponte rolante?

A ponte rolante é constituída por viga, carro, talha e componentes eletroeletrônicos. Seu movimento acontece através de trilhos apoiados nas vigas do caminho de rolamento.

Ela pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos, podendo suportar pesos variados. Sua capacidade de carga é dimensionada pela necessidade do usuário, pelo vão do equipamento e por sua altura de elevação.

São usados para carregar e descarregar navios, onde contêineres são movimentados com mais facilidade, segurança e rapidez, além de manipular objetos grandes e pesados, que não poderiam ser movidos manualmente.

São também utilizadas junto aos tetos de indústrias e armazéns, além de portos para movimentar grandes estruturas afim de atender as necessidades logísticas de uma operação.

Composição de uma ponte rolante




1) Cabeceiras – Estão nas extremidades da(s) viga(s). As cabeceiras estão fixadas as rodas que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

2) Viga(s) – É a viga principal da ponte rolante. Sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante, desloca-se o carro trolley.

3) Carro trolley – Se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). Dessa maneira, o dispositivo é o responsável pelo deslocamento horizontal e vertical da carga.

4) Talha – A talha é montada no carro trolley e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Dessa forma, a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação.

5) Painel de operação – Dispositivo utilizado para realizar os comandos do equipamento. Em equipamentos mais robustos e complexos é necessário se torna necessária uma cabine própria para operação do equipamento. Por outro lado, em um equipamento mais simples, um controle remoto é uma excelente opção.

Tipos


Ponte rolante Uni Viga

Esse tipo de ponte tem apenas uma viga, e geralmente é constituída por duas cabeceiras, e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. 

Podem realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical, e são utilizadas em um multitude de locais, como em depósitos de empresas, abastecimento de serraria, marmorarias, dentre outros. Suporta até 20 toneladas.


Ponte Rolante Bi Viga

Tem duas cabeceiras, duas vigas e um ou dois carros trolley que sustentam as talha. Dessa forma, o carro trolley corre em trilhos que são fixados na parte superior das vigas da ponte rolante. Além disso, este tipo de ponte rolante possuí uma capacidade de carga maior que a ponte uni-viga devido sua estrutura mais robusta, conseguindo carregar entre 2,7 e 3,4 toneladas.

São de fácil implementação e de manuseamento simples e seguro.


Ponte rolante dupla viga

Consiste em duas vigas paralelas horizontais, sustentadas por colunas ou trilhos elevados, e uma carruagem que se desloca ao longo dessas vigas.  Suporta um guincho ou talha, que é usado para levantar e baixar cargas.

Tem uma estrutura mais robusta do que os tipos de ponte apresentados anteriormente. São capazes de atender diversas demandas do setor industrial, e são capazes de suportar algumas cargas de até 100 toneladas.


Referências

BREVIL. DIFERENÇA ENTRE PÓRTICO E PONTE ROLANTE. 2023. Disponível em: https://www.brevil.ind.br/post/39/diferenca-entre-portico-e-ponte-rolante. Acesso em: 17 maio 2024.

BUTTA, Felipe. Ponte Rolante. 2022. Disponível em: https://saclogistica.com.br/ponte-rolante/. Acesso em: 17 maio 2024.

MORSE, Kistler. O que é uma ponte rolante e como funciona? 2020. Disponível em: https://www.kistlermorse.com.br/post/o-que-%C3%A9-uma-ponte-rolante-e-como-funciona. Acesso em: 17 maio 2024.

ROVELA. Ponte Rolante para Elevação de Cargas. 2018. Disponível em: https://www.rovela.com.br/ponte-rolante-para-elevacao-de-cargas. Acesso em: 17 maio 2024.

SANTOS, José Augusto Carneiro dos. Os 5 principais tipos de pontes rolantes e suas aplicações. 2021. Disponível em: https://betaeducacao.com.br/tipos-pontes-rolantes-aplicacoes/. Acesso em: 17 maio 2024.

Imagens






Postado por Grupo Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...