Logística Reversa: Pilhas e Baterias
Hoje falaremos sobre a logística reversa por trás de pilhas e baterias
Hoje a reciclagem envolvida em dispositivos eletrônicos não se trata apenas de proteger o meio ambiente, mas também é uma questão de saúde pública.
Este tipo de eletrônicos usados não se tratam apenas de "lixo" dentro deles podem ser encontrados metais pesados e substâncias que quando não tratadas de maneira adequada poluem nosso solo e água, podendo ser prejudiciais a saúde pública e ao meio ambiente. Algumas pilhas são compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.
De acordo com a norma NBR 10.004/2004, as pilhas e baterias apresentam características de corrosividade, reatividade e toxicidade, classificando-as como resíduos perigosos (classe 1).
E hoje que o descarte correto desses itens é cada vez mais importante para uma boa manutenção do meio ambiente e da saúde pública, nunca foi tão fácil achar pontos de coleta como; escolas de tecnologia, lojas de eletrônicos e em alguns ecopontos. Também contamos com empresas como a EcoLeve Soluções Ambientais que no disponibiliza um agendamento grátis de uma coleta em casa pelo site: Home - Eu Quero Reciclar.
E como acontece essa reciclagem? para começar gostaria de mencionar este vídeo do canal TREE - Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos. Disponivel em:
Nos recicladores das pilhas, alguns processos químicos e físicos são necessários. O primeiro deles é a trituração. Em seguida, os resíduos passam por um processo térmico de superaquecimento do material, em um forno industrial, para a separação e recuperação do zinco — o metal pode ser reaproveitado inclusive para a produção de novas pilhas.
Para outros tipos de pilhas, utiliza-se um processo químico no qual são recuperados os sais e óxidos metálicos, que são também passíveis de serem utilizados como insumos na indústria.
A etapa final contempla também o tratamento dos resíduos que sobram no processo, pois eles têm uso na produção de cimento, por exemplo.
Reciclagem de baterias chumbo-ácido
Baterias chumbo-ácido podem ser quase que totalmente recicladas. No processo, a caixa plástica é separada do chumbo.
O plástico é triturado, transformando-se em uma massa que pode ser reutilizada para fabricação de novas caixas e tampas.
Já o chumbo segue para a fundição, e posteriormente será utilizado em novas baterias.
É possível reciclar 99% do chumbo, gerando economia de recursos e levando mais segurança ao meio ambiente.
Seja a mudança, faça sua parte!
Por grupo Raposa
Referências:
Referência: SP. Green Eletron. Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) (ed.). Tudo o que você precisa saber sobre a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas. 2020. Disponível em: https://greeneletron.org.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-logistica-reversa-de-eletroeletronicos-e-pilhas/. Acesso em: 10 maio 2024.
Referência: SEC POWER (Sp). Descarte de baterias: entendendo a logística reversa e Resolução nº 401/08: com o crescimento do uso de tecnologia nas empresas e indústrias, um problema que já existia tem se tornado ainda pior: a questão do descarte de lixo eletrônico, pilhas e baterias no meio ambiente.. Com o crescimento do uso de tecnologia nas empresas e indústrias, um problema que já existia tem se tornado ainda pior: a questão do descarte de lixo eletrônico, pilhas e baterias no meio ambiente.. 2023. Disponível em: https://secpower.com.br/descarte-de-baterias-logistica-reversa-e-sustentabilidade/. Acesso em: 10 maio 2024.
Referência: SINERGIA ENGENHARIA DE MEIO AMBIENTE (Pa). Logística reversa de pilhas e baterias, um descarte responsável! 2018. Disponível em: https://sinergiaengenharia.com.br/noticias/logistica-reversa-pilhas-e-baterias/#:~:text=Devido%20a%20estes%20problemas%20causados%20pelas%20pilhas%20e,responsabilidade%20%C3%A9%20compartilhada%20pela%20ind%C3%BAstria%2C%20distribuidor%2C%20varejo%2C%20consumidor. Acesso em: 10 maio 2024.
Imagens:
revistasaudenews.com.br
etica-ambiental.com.br
ambflex.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário