O que é um portêiner?
Portêineres são grandes guindastes usados em portos para a movimentação de contêineres entre os navios e o cais. Esses equipamentos, também conhecidos como guindastes de cais, são essenciais para operações de carga e descarga de contêineres em portos, trazendo um avanço para o comércio marítimo e a logística global. Os portêineres são caracterizados por sua capacidade de movimentar contêineres de maneira eficiente e rápida, sendo capazes de alcançar e levantar contêineres empilhados em partes mais altas e profundas dos navios.
Um portêiner, também conhecido como STS (Ship to Shore Crane), atualmente, é o equipamento mais importante para a logística operacional, porque essa é a máquina que carrega ou descarrega os navios. Então, é ela que faz a conexão entre modais, seja no recebimento da mercadoria que vai seguir em caminhões, seja carregando os navios que partirão para outros países, portêineres são equipamentos muito robustos e com largas dimensões, com cerca de 120 metros de altura e 1.600 toneladas. Um modelo usual de portêiner, para se ter uma ideia do seu potencial operacional, é capaz de suportar o peso de dois contêineres do tipo TEU, que possuem cerca de 20 pés cada. E o peso total que uma máquina como essa levanta é de 65 toneladas. Isso se levarmos em consideração um equipamento usual, porque há aqueles que conseguem trabalhar com números ainda maiores.
Os Portêineres são divididos em classes, sendo que cada uma delas é capaz de atender de forma mais eficaz uma necessidade operacional as quatro principais classes de portêineres que existem são:
O Feeder: é classe dos menores portêineres, que geralmente fazem a movimentação de cargas em navios alimentadores. Já as outras três classes possuem mais tecnologia, porte e também capacidade de carga.
Panamax: capazes de operar em navios que cruzam o Canal do Panamá, geralmente, 12 fileiras de conteineres de largura;
Post-Panamax: operam navios maiores do que a capacidade do Canal do Panamá de travessia, ou seja, navios que possuem entre 13 e 18 fileiras de conteineres;
Super Post-Panamax: operam os maiores navios em rotação no planeta, com cerca de 22 ou mais fileiras de conteineres.
Cada unidade tem valor médio de R$ 15 milhões, incluindo custos de instalação. No Porto de Santos existem apenas dois portêineres, o que explica a defasagem operacional e logística da principal estrutura portuária do país. Para dificultar, existem poucos profissionais capacitados a operar o equipamento. Um portêiner em operação consegue movimentar até 45 contêineres por hora.
Dentre suas vantagens o formato em portal faz com que o navio possa ser posicionado sob ele e a lança se mova para elevar a carga ou descarregar os contêineres, é a maneira mais rápida e segura de movimentar as cargas para dentro do navio ou continente e o seu uso permite que os navios fiquem menos tempo atracados no cais, evitando o congestionamento.
Gostou do tema? confira essa matéria do programa porto360 pela TVTribuna, afiliada da rede globo:
Por: Grupo Raposa
Referênicas:
LOTUS LOGÍSTICA (Sp) (ed.). Portêiner: o que é esse equipamento de logística? 2018. Disponível em: https://lotuslogistica.com/logistica/porteiner-o-que-e-esse-equipamento-de-logistica/. Acesso em: 25 maio 2024.
LOTUS LOGÍSTICA (Sp) (ed.). Portêiner: o que é esse equipamento de logística? 2018. Disponível em: https://lotuslogistica.com/logistica/porteiner-o-que-e-esse-equipamento-de-logistica/. Acesso em: 25 maio 2024.
BLOG LOGÍSTICA. O QUE É UM PORTÊINER? 2014. Disponível em: https://bloglogistica.com.br/mercado/o-que-e-um-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024
PORTO GENTE (Brasil). Porteiner. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78321-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário