A ideia de criar a “Oriflame” nasceu em 1967 em um escritório de duas salas em Estocolmo quando os irmãos Jonas e Robert af Jochnick, junto com seu amigo Bengt Hellsten, decidiram iniciar o seu próprio negócio para realizarem o seu sonho.
Eles imaginaram uma corporação que
oferecesse produtos de beleza únicos inspirados na natureza.
Quando os irmãos largaram seus empregos para focar
na venda de cosméticos, as pessoas diziam que eles estavam totalmente fora de
si. Porém, mesmo com toda a falta de entusiasmo vindo das pessoas ao seu redor
eles não desistiram da ideia.
A primeira linha de cosméticos da empresa foi lançada no mesmo ano, sendo os produtos totalmente infundidos com plantas e ervas da Suécia, enfatizando a ideia principal dos fundadores.
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Fundadores da Oriflame |
Em seu início, a Oriflame utilizava o sistema de venda “Party Plan”, em que as revendedoras precisavam organizar pequenas reuniões em locais apropriados para as demonstrações dos produtos, assim preservando a marca e impulsionando vendas.
A Oriflame teve sua primeira linha de produtos com cremes para pele, batons, rímel e um compromisso de práticas livres de crueldade, ou seja, sem testes em animais.
Com seus produtos sendo vendidos na
Finlândia (1968), Noruega (1969) e Reino Unido (1970), eles foram os pioneiros
em vendas por catálogo, com mil cópias no total somente no primeiro catálogo.
Em 1972 entraram no mercado holandês e em 1978 no mercado espanhol, com um constante crescimento e força no mercado de cosméticos, os irmãos decidiram construir uma fábrica em Dublin na Irlanda em 1979.
A fábrica foi importante para melhorar a qualidade dos produtos e
entregas, reduzindo a dependência com os fornecedores.
Já na década de 1980, após o enorme sucesso no
continente europeu, a Oriflame decidiu expandir para outros continentes,
aumentando o seu desafio e ingressando na Ásia e América Latina. Com essa
expansão geográfica eles também ampliaram sua linha de produtos, agora
incluindo perfumes, maquiagens, produtos para o cabelo e até uma linha de joias.
Na década de 1990, o crescimento só aumentou, os
produtos chegaram até em países mais pobres e se expandiu para quase todo o
mundo. Em 1997, com o lançamento do site, oriflame.com, a empresa chegou à
internet estabelecendo uma conexão com o público do mundo todo.
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Logotipos ao longo dos anos (1967 aos dias atuais) |
Em 1998 fecharam a fábrica em Dublin (Irlanda) e
mudaram toda a produção para duas novas fábricas: uma em Varsóvia (Polônia) e
outra em Nova Deli (Índia).
Em 1999 a Oriflame foi cofundadora da Fundação
Mundial da Infância, fundação que ajuda crianças marginalizadas ao redor do
mundo, reforçando um envolvimento social e ambiental que reflete o respeito
pelas pessoas, natureza, animais e dedica parte do seu tempo a apoiar causas de
solidariedade em todo o mundo.
Em 2000 a Oriflame atingiu o número de 1 milhão de
revendedoras independentes no mundo inteiro.
Na primeira década do século XXI a Oriflame
apresentou um crescimento expressivo, já que a marca atingiu 3 milhões de euros
em vendas anuais, aumentando mais de 290% o número de parceiros em todo o mundo.
No ano de 2007 a marca consolidou sua presença em mais de 60 países.
Em 2008 a empresa inaugurou o Centro de
Investigação e Desenvolvimento dedicado a realização de testes clínicos,
mantendo a política de “cruelty-free" ou seja “livre de crueldade” que
permeia desde sua fundação. Um ano após a abertura do Centro de Investigação e
Desenvolvimento a marca entregou o Instituto de Investigação da Pele em
Estocolmo, visando expandir as pesquisas de cuidados com a pele.
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Oriflame |
Na segunda década do século XXI a Oriflame manteve
um programa contínuo de inovação de produtos e programas com o lançamento da
Ecobeauty, associando-se a quatro organizações globais independentes de
responsabilidade sustentável e ambiental e a introdução da linha NovAge, que
leva aos clientes skincares com base científica para manter uma pele jovem e
saudável.
Além do sucesso dos seus produtos, a Oriflame
também desenvolveu um papel importante em contribuições sociais e ambientais.
Desde 2015 a empresa arrecadou mais de 1 milhão de euros para instituições de caridade, além de que em 2018 a corporação adquiriu 100% de energia renovável em seus próprios locais de fabricação, armazéns e escritórios, demonstrando seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental empresarial.
Com a crise epidemiológica global, causada pela
COVID-19, a marca investiu na digitalização e assistência à comunidade,
lançando no ano de 2021 seu catálogo digital (eCatalogue) e em 2023 com o
acolhimento do Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na cidade de
Estocolmo.
Os valores da empresa asseguraram o primeiro lugar
como Líder Climático na Europa no setor de Bens Pessoais e Domésticos, um
reconhecimento do jornal britânico Financial Times.
De acordo com a publicação da Direct Selling News
(DSN), no ano de 2024 a Oriflame despontou como uma das 100 maiores empresas de
venda direta no mundo, ocupando a 19ª posição com uma receita anual estimada em
US$ 811 milhões, consolidando a empresa como líder no segmento de mercado.
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Oriflame Award Night |
A Oriflame também conta com mais de 100 especialistas trabalhando em seus quatro centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo.
A empresa possui várias áreas de trabalho,
incluindo Pesquisa de Ingredientes, Ciência Nutricional, Engenharia Bioquímica,
entre outras. Todos esses especialistas trabalham em conjunto para descobrir
melhores e novas formas de cuidar da saúde e bem-estar dos seus consumidores, além
de garantir a eficácia e qualidade de seus produtos.
Existem escritórios corporativos da Oriflame
espalhados por todo o mundo e outras instalações, chamadas de “Group Support
Offices”, que são nada mais que grupos de apoio da marca e que servem para
dividir as tarefas e auxiliar na administração de suas operações.
Dentre os países onde a empresa está presente estão
Irlanda, Alemanha, Luxemburgo, Cingapura, Suécia e muitos outros que
desempenham as mais diversas funções, como por exemplo, em suas grandes sedes
na América Latina que ajudam marcas locais a se desenvolver, o que garante mais
distribuidores. Com isso, a região sul-americana se tornou uma das mais
bem-sucedidas para a corporação. Não podendo deixar de mencionar, que além de
todas essas localidades a Oriflame também existe em grande parte da Europa,
onde se originou, além de Turquia, África e continente asiático.
REFERÊNCIAS
ORIFLAME. Our history. 2025. Disponível em: https://pt.oriflame.com/about/our-history. Acesso em: 07 mar. 2025.
ORIBELEZA. História da Oriflame. 2025.
Disponível em: https://www.oribeleza.com/historia/. Acesso em: 08 mar. 2025.
ORIFLAME. Our history. 2024. Disponível em: https://corporate.oriflame.com/about-oriflame/who-we-are/our-history/. Acesso em: 08 mar. 2025.
ORIFLAME. Oriflame Corporate. 2024.
Disponível em: https://corporate.oriflame.com. Acesso em: 08 mar. 2025.
ORIFLAME. NovAge. 2025. Disponível em: https://pt.oriflame.com/brands/novage/. Acesso em: 08 mar. 2025.
MARCAS, Mundo. Oriflame. 2016. Disponível em:
https://mundodasmarcas.blogspot.com/2016/10/oriflame.html. Acesso em: 07 mar. 2025.
NEWS, D, N. Top
direct selling companies in the world. 2024. Disponível em: https://www.directsellingnews.com/global-100-lists/. Acesso em: 08 mar. 2025.
Postado pelo Grupo Canadá
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