Na postagem de hoje iremos conhecer um pouco mais como funciona a Logística do E-Commerce
Desde o advento pandêmico mundial que mudou radicalmente os hábitos de consumo, o comércio eletrônico ou E-Commerce ganhou relevância nas compras e vendas online. Segundo dados de 2023 divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o comércio eletrônico brasileiro movimentou cerca de R$ 450 bilhões entre 2019 e 2022. Para acompanhar esse crescimento exponencial é preciso que a logística da empresa atue de forma uniformizada, minimizando o tempo e otimizando a gestão de pedidos. Nesse campo a logística é essencial para fidelizar clientes.
Nas operações logísticas do comércio eletrônico de produtos e serviços deve-se planejar todo o ciclo do pedido nas compras on-line. A seguir alguns pontos essenciais no segmento de e-commerce:
- Reconhecer os tipos de operações logísticas e fretes no e-commerce
- Planejar a produção da cadeia logística, administrando todo o ciclo do pedido: espaço físico, recebimento, separação conferência, expedição, disponibilidade de estoque e armazenagem
- Fazer a logística reversa no rastreamento e na devolução de pedidos
- Avaliar riscos logísticos e a ergonomia dos processos
- Fazer o controle de estoques
- Manter um bom relacionamento com clientes, parceiros e demais áreas da empresa
- Fazer a gestão de pessoas
- Avaliar os custos logísticos
Como listado anteriormente, um dos aspectos mais importantes do comércio eletrônico são gastos logísticos com frete. A partir dele é possível ter vantagem sobre a concorrência e atrair assim consumidores satisfeitos. Por este motivo para que as operações não parem por imprevistos que possam acontecer é fundamental ter mais de uma empresa transportadora para envio dos produtos.
Ao fazer a gestão da entrega há uma série de comparadores de frete que podem ser usados para calcular os custos em mais de uma empresa. Entre as mais conhecidas estão os Correios e transportadoras privadas como Jadlog, Total Express, Loggi, etc.
Todo o processo deve ser organizado desde a separação e o embalo, envio do pacote o acompanhamento da entrega até o destino final. É imperativo no caso de compras online que os prazos estipulados sejam cumpridos, do contrário o cliente ficará insatisfeito.
Em suma, o E-Commerce tem crescido exponencialmente nos últimos anos e o consumidor por sua vez mais exigente devido ao grande leque de opções disponíveis no mercado. Cabe ao empreendedor iniciante ou já estabelecido garantir que a logística do seu negócio ocorra de forma eficiente desde a aquisição do produto até a entrega ao cliente.
Por
grupo Raposa
Referências:
IVAN TONET (org.). Conheça opções de logística para e-commerce: veja alternativas aos correios de empresas de logística para e-commerce e compare seus serviços. Veja alternativas aos Correios de empresas de logística para e-commerce e compare seus serviços. 2022. Inovação em comércio eletrônico. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-opcoes-de-logistica-para-e-commerce,04c984f5cbc04710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 13 maio 2024.
ANA PAULA CASTRO. Com pandemia, comércio eletrônico cresce e movimenta R$ 450 bilhões em três anos no país: dados foram divulgados pelo ministério do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços (mdic). valor é mais que o dobro do acumulado entre os anos de 2016 e 2019.. Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Valor é mais que o dobro do acumulado entre os anos de 2016 e 2019.. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/11/com-pandemia-comercio-eletronico-cresce-e-movimenta-r-450-bilhoes-em-tres-anos-no-pais.ghtml. Acesso em: 13 maio 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário