domingo, 17 de março de 2024

MODAL FERROVIÁRIO - Tipos de carga





Hoje aqui neste blog iremos retomar o assunto de modais ferroviários, agora falando sobre os tipos de carga que fazem este modal ser tão importante para a logística.

Tipos de carga

O modal ferroviário possui destaque em cargas focadas em minérios, sendo essa chamada de carga tradicional, a facilidade de extração e maior abundância é um  fator que destaca e atrai a preferência por esta carga, o fato dessa modalidade ter o  fluxo constante, de um ponto a outro, não possuindo paradas traz em vista uma grande vantagem optar por esta modalidade de transporte.

Este tipo de carga, tem grande demanda de transportes quando os produtos a granel estão em baixa, como por exemplo quando a plantação de soja está em declínio, a grande solicitação do transporte para suprir esta falta de volume em determinada época do ano. 

A grande utilização do modal ferroviário também se da ao tipo de carga a granel, como já foi citado, essa categoria de carga costuma ser transportada em grandes quantidades e em sua essência sem embalagem, através de vagões exclusivos , como:  o gôndola (G), hopper (H) e tanque (T), estes que já foram explicados em publicação anterior neste blog.                 


Exemplos de grãos transportados via modal ferroviário (Foto: Globo.com)
           

Exemplos de carga a granel secos vindos da agricultura:

-Milho

-Soja

-Café

-Trigo

-Carne

Também se transporta, madeira, bauxita, e produtos refrigerados, mas os exemplos acima representam os produtos que mais se destacam neste modal.


Trem carregado de soja(Foto:Blog do caminhoneiro)


Além de trabalhar com cargas de produtos, o trem ainda possui o seu altíssimo valor e importância quando se trata de transporte de passageiros, trens e metrôs realizam uma movimentação enorme de pessoas, só em São Paulo são cerca de 5 milhões de passageiros diariamente.


Mapa do transporte metropolitano de São Paulo (Fonte:CPTM)

CURIOSIDADE


Muitas pessoas não tem o conhecimento, mas existem diversos trens turísticos no estado de São Paulo
De acordo com o site da CPTM, o passeio se inicia na estação da Luz no centro de São Paulo, e possui essas três opções de destino.
O Expresso Turístico é realizado através de uma locomotiva a diesel, modelo ALCO RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela BUDD - MAFERSA nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). 


Trem Turístico (Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

Postado pelo Grupo Coruja

Referências:

https://www.brasilferroviario.com.br/tipos-de-carga/

https://massa.ind.br/graneis-liquidos/

https://www.totvs.com/blog/gestao-logistica/carga-a-granel/

https://www.gazetasp.com.br/anexo/cinco-passeios-de-trem-para-fazer-no-estado-de-sao-paulo/1123493/ 

https://www.metrocptm.com.br/veja-o-mapa-de-estacoes-do-metro-e-cptm/













Um comentário:

Logística de aviões

  Logística de aviões   O transporte de cargas por via aérea utiliza aeronaves para o deslocamento de insumos, mercadorias ou encomendas. Es...