O que é um portêiner?

 O que é um portêiner? 

 Portêineres são grandes guindastes usados em portos para a movimentação de contêineres entre os navios e o cais. Esses equipamentos, também conhecidos como guindastes de cais, são essenciais para operações de carga e descarga de contêineres em portos, trazendo um avanço para o comércio marítimo e a logística global. Os portêineres são caracterizados por sua capacidade de movimentar contêineres de maneira eficiente e rápida, sendo capazes de alcançar e levantar contêineres empilhados em partes mais altas e profundas dos navios.


M.Minderhoud - Obra do próprio


Um portêiner, também conhecido como STS (Ship to Shore Crane), atualmente, é o equipamento mais importante para a logística operacional, porque essa é a máquina que carrega ou descarrega os navios. Então, é ela que faz a conexão entre modais, seja no recebimento da mercadoria que vai seguir em caminhões, seja carregando os navios que partirão para outros países, portêineres são equipamentos muito robustos e com largas dimensões, com cerca de 120 metros de altura e 1.600 toneladas. Um modelo usual de portêiner, para se ter uma ideia do seu potencial operacional, é capaz de suportar o peso de dois contêineres do tipo TEU, que possuem cerca de 20 pés cada. E o peso total que uma máquina como essa levanta é de 65 toneladas. Isso se levarmos em consideração um equipamento usual, porque há aqueles que conseguem trabalhar com números ainda maiores.

sopesp.com.br

Os Portêineres são divididos em classes, sendo que cada uma delas é capaz de atender de forma mais eficaz uma necessidade operacional as quatro principais classes de portêineres que existem são:
 O Feeder: é classe dos menores portêineres, que geralmente fazem a movimentação de cargas em navios alimentadores. Já as outras três classes possuem mais tecnologia, porte e também capacidade de carga.

portalbenews.com.br


 Panamax: capazes de operar em navios que cruzam o Canal do Panamá, geralmente, 12 fileiras de conteineres de largura;

konecranes.com


 Post-Panamax: operam navios maiores do que a capacidade do Canal do Panamá de travessia, ou seja, navios que possuem entre 13 e 18 fileiras de conteineres;

Nauticexpo.com


 Super Post-Panamax: operam os maiores navios em rotação no planeta, com cerca de 22 ou mais fileiras de conteineres.

(c) Evgeniy_p | Dreamstime.com

 Cada unidade tem valor médio de R$ 15 milhões, incluindo custos de instalação. No Porto de Santos existem apenas dois portêineres, o que explica a defasagem operacional e logística da principal estrutura portuária do país. Para dificultar, existem poucos profissionais capacitados a operar o equipamento. Um portêiner em operação consegue movimentar até 45 contêineres por hora.


 Dentre suas vantagens o formato em portal faz com que o navio possa ser posicionado sob ele e a lança se mova para elevar a carga ou descarregar os contêineres, é a maneira mais rápida e segura de movimentar as cargas para dentro do navio ou continente e o seu uso permite que os navios fiquem menos tempo atracados no cais, evitando o congestionamento.

Gostou do tema? confira essa matéria do programa porto360 pela TVTribuna, afiliada da rede globo: 


Por: Grupo Raposa
Referênicas:
LOTUS LOGÍSTICA (Sp) (ed.). Portêiner: o que é esse equipamento de logística? 2018. Disponível em: https://lotuslogistica.com/logistica/porteiner-o-que-e-esse-equipamento-de-logistica/. Acesso em: 25 maio 2024.
BLOG LOGÍSTICA. O QUE É UM PORTÊINER? 2014. Disponível em: https://bloglogistica.com.br/mercado/o-que-e-um-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024
PORTO GENTE (Brasil). Porteiner. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78321-porteiner. Acesso em: 25 maio 2024.

Transtêiner

Olá caros leitores, o tema da nossa postagem de hoje é Transtêiner, então vamos conhecer sobre essa importante máquina para a área portuária:


O que é?



Os transtêineres são dispositivos concebidos para elevar e movimentar contêineres. Eles são utilizados principalmente em portos, terminais intermodais e áreas de manobra.

A estrutura robusta dos transtêineres proporciona estabilidade contra tombamentos, mesmo em condições de vento ou movimentos laterais.

Esses equipamentos são equipados com tecnologia avançada, incluindo controle preciso do freio de elevação, monitoramento de sobrecarga e controle de velocidade.

A cabine do operador é projetada ergonomicamente, garantindo uma posição de trabalho segura e uma visão ampla do spreader (o mecanismo que prende o contêiner).

Os transtêineres são capazes de empilhar contêineres em até cinco níveis de altura.



Tipos de Transtêineres



Existem dois tipos principais de transtêineres:

- Transtêiner Simples: Possui apenas um único e é usado para carregar e descarregar cargas ao ar livre.

- Transtêiner Duplo: Possui dois trilhos e é mais rápido  na movimentação de cargas.

Além disso, existem algumas variantes, como os transtêineres RTG (Rubber-Tired Gantry), que se movem sobre pneus.



Aplicações



O
s transtêineres são utilizados em:

- Portos: Para movimentação interna de contêineres nos pátios de terminais portuários.

- Armazéns portuários ou ferroviários: Para manuseio de contêineres.



Estrutura e Funcionamento



Os Transtêineres possuem uma estrutura rígida com trilhos que permitem o deslocamento horizontal e vertical.

O spreader é o mecanismo que acopla o container e é controlado pelo operador do transtêiner.

A cabine do operador é ergonômica, proporcionando visibilidade e segurança durante as operações.




Postado pelo Grupo Canguru




Referências 


Transtêiner. Disponível em: https://csmmovimentacao.com.br/transtainer/. Acesso em: 18 maio. 2024. 


Transtêiner. Disponível em: http://www.transteiner.com/. Acesso em: 24 maio. 2024. 


Operação de RTGs Rubber Tired Gantry Transtêiner. Disponível em: https://www.msotreinamentos.com.br/treinamentos/operacao-de-rtgs-rubber-tired-gantry-transteiner/. Acesso em: 24 maio. 2024. 


Transtêiner. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/78322-transteiner. Acesso em: 24 maio. 2024. 

Reach Stacker

O que é o Reach Stacker?

O Reach stacker e um veículo usado nas movimentações de contêineres de carga intermodal em terminais e portos em que é feito as movimentações de cargas pesadas. Conhecidos como Empilhadores de Alcance pela capacidade de transportar um contêiner em distâncias curtas e de maneira rápida e empilhá-los em diversas fileiras conforme o acesso.

Equipado com um braço telescópico, o Reach Stacker pode alcançar e mover contêineres com grande precisão, mesmo em espaços reduzidos. Além disso, pode levantar contêineres pesados, geralmente até 45 toneladas, tornando-se uma ferramenta indispensável para o manuseio eficiente da carga.

Sua característica particular em relação a sua operação é a sua flexibilidade, alcance e maior capacidade de empilhamento e armazenamento quando comparado as empilhadeiras convencionais.
Fonte: Konecranes

Funções Principais do Reach Stacker

1. Manipulação de Contêineres: A função principal do Reach Stacker é a carga e descarga de contêineres de navios, trens e caminhões. Seu design permite empilhar contêineres em diferentes níveis e filas, otimizando o uso do espaço disponível no porto.

2. Transporte Interno: Além de empilhar contêineres, o Reach Stacker também é utilizado para transportar contêineres a curtas distâncias dentro das instalações portuárias. Isso facilita a organização e o fluxo de mercadorias, permitindo uma rápida movimentação da carga para e das áreas de armazenamento.

3. Flexibilidade Operacional: Graças à sua capacidade de se mover com agilidade em espaços limitados e ao seu braço telescópico ajustável, o Reach Stacker oferece uma flexibilidade operacional que outros equipamentos de manipulação de contêineres não conseguem igualar. Isso é especialmente útil em portos com espaço limitado e alta densidade de tráfego.

4. Eficiência no Tempo de Operação: A velocidade e precisão com que um Reach Stacker pode mover e empilhar contêineres reduzem significativamente o tempo de carga e descarga, melhorando a eficiência geral das operações portuárias. Isso se traduz em uma maior rotatividade de navios e veículos, o que, por sua vez, melhora a produtividade e rentabilidade do porto.

Impacto no Setor Portuário

A incorporação do Reach Stacker nas operações portuárias revolucionou a maneira como os contêineres são manuseados. Sua capacidade de realizar múltiplas tarefas com rapidez e eficiência permitiu aos portos aumentar sua capacidade operacional sem a necessidade de expansões físicas significativas. Além disso, a redução nos tempos de carga e descarga contribui para minimizar os custos operacionais e melhorar a competitividade dos portos a nível global.

Fonte: Toyota Material Handling

Disponibilidade no mercado

Existem diferentes fabricantes de Reach Stackers, como a Konecranes e a Hyster. Oferecendo diversas opções no mercado especializado com critérios variados. Para fazer a seleção conforme as necessidades de trabalho nos projetos, a distância entre eixos, a capacidade de elevação, o raio de giro e alcance são alguns dos detalhes que devem ser levados em consideração.

Referência

DIEGO, Mansano. Reach Stacker e sua Função Vital no Setor Portuário: reah stacker. Reah Stacker. 2024. Mansano Diego. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/reach-stacker-e-sua-fun%C3%A7%C3%A3o-vital-setor-portu%C3%A1rio-mansano-diego-ne4jf. Acesso em: 21 abr. 2024.

TRACBEL, Grupo. Entenda os benefícios de operar com a Reachstacker: diante da complexidade das operações logísticas, os obstáculos se tornam desafios comuns para um equipamento de alta produção.. Diante da complexidade das operações logísticas, os obstáculos se tornam desafios comuns para um equipamento de alta produção.. 2023. Grupo Tracbel. Disponível em: https://www.tracbel.com.br/blog/conheca-reachstacker/. Acesso em: 01 set. 2023.

KONECRANES. Konecranes wins order for five more Flow Drive reach stackers in Australia: konecranes wins order for five more flow drive reach stackers in australia. Konecranes wins order for five more Flow Drive reach stackers in Australia. 2024. Grupo Konecranes. Disponível em: https://www.kclifttrucks.com/press-releases/konecranes-wins-order-for-five-more-flow-drive-reach-stackers-in-australia. Acesso em: 01 jan. 2024.


Postado pelo Grupo Lontra

 


ELEVADOR DE CANECA (ÀREA PORTUÁRIA)


Neste post falaremos sobre elevador de caneca e conhecer algumas informações importantes desta função.

O Elevador de Canecas (ou de Caçambas) é um equipamento utilizado para o transporte vertical de granéis sólidos, considerado o meio mais econômico e eficaz para elevar grandes quantidades de produto em forma contínua a grandes alturas, com pouco ou nenhum dano ao produto.



O elevador de canecas é um tipo de equipamento muito importante no segmento de transporte manuseio de materiais em processos industriais.
Os clientes estão em busca, cada vez mais, de aparelhos eficientes que consigam aumentar a produtividade atual no meio industrial.
É muito importante que enquanto o transporte é realizado pelo elevador de canecas, os produtos sejam protegidos de corpos e elementos estranhos que, por suas vezes, podem ser contagiosos, durante o processo de transporte e contra as mais diferentes intempéries.
Nesse aspecto, o elevador de canecas já demonstra uma grande vantagem, tendo em vista que, durante o transporte, os produtos ficam totalmente enclausurados, evitando o contato com agentes externos.

O elevador de canecas é um equipamento que realiza um serviço muito importante, como já dissemos. No elevador é possível encontrar uma série de características muito vantajosas, por exemplo:

Agilidade;
Segurança;
Praticidade.



A alimentação desse tipo de equipamento também é um ponto vantajoso do elevador de canecas. A alimentação pode ser feita através de calhas vibratórias, roscas transportadoras, transportadores de corrente, transportadores de correia, entre outras formas. O elevador de canecas pode atingir de 5 a 150 m³/h, conseguindo assim, suprir com as necessidades apresentadas por pequenas, médias e grandes empresas.

A matéria prima utilizada na fabricação do elevador de canecas é, geralmente, o aço carbono ou aço inoxidável. Além disso, é possível encontrar outros materiais junto ao elevador de canecas, por exemplo, o polietileno de alta densidade. Os materiais utilizados na fabricação do elevador evitam qualquer tipo de contaminação.

Aqui temos uma ilustração e legenda do funcionamento de um elevador de caneca:



O elevador de canecas é um equipamento cuja utilização é requerida em inúmeros setores da indústria, como na indústria metalúrgica, na indústria química, na indústria de cerâmica, na de papel e celulose, entre uma variedade de outras possibilidades.

Esse elevador é desenvolvido para realizar o transporte por elevação (ou seja, vertical) de uma série de produtos. Com o elevador de canecas, o transporte dos produtos é executado com agilidade e segurança, já que são alocados em caçambas (canecas) e permanecem enclausurados até chegarem ao local de destino.

Dessa forma, o elevador de canecas é muito eficiente em serviços como o enchimento de silos e torres e a transferência de materiais para outros equipamentos que se encontram em níveis mais elevados.



Mais informações 

No elevador de canecas, os materiais são conduzidos por meio de correntes ou mesmo de correias. Os elevadores de correias são mais indicados para o transporte de produtos mais finos e secos, que têm escoamento mais fácil, já que não oferecem o risco de soltar fragmentos que causem danos às correias. O elevador de canecas de corrente, entretanto, é indicado para produtos que soltam fragmentos.

O elevador de canecas pode ser centrífugo ou contínuo. O modelo contínuo emprega a força da gravidade para realizar o transporte do material; já o modelo centrífugo, como seu nome já indica, emprega a força centrífuga para tanto, e executa um transporte mais rápido que o modelo contínuo.

É um equipamento compacto e de perceptível bom desempenho, capaz de oferecer ao cliente uma relação de custo e benefício bastante agradável. Isso porque o custo de operação desse produto é consideravelmente baixo, e as necessidades de submetê-lo a manutenções são pequenas.

POSTADO PELO GRUPO LHAMA

REFERÊNCIAS

ELEVADOR DE CANECA. Disponível em: https://www.calderol.com.br/elevador-canecas. Acesso em: 19 maio 2024.

ELEVADOR DE CANECA. Disponível em: https://www.hacoequipamentos.com.br/elevador-canecas. Acesso em: 19 maio 2024.






Shiploader (Área Portuária)

Utilizado em portos e terminais ao redor do mundo, o shiploader é a peça-chave para carregar materiais a granel, como minério, carvão, grãos e produtos químicos, diretamente nos navios cargueiros. Com sua capacidade de movimentar grandes volumes de forma eficiente, essas máquinas são verdadeiros gigantes da logística marítima. Equipadas com correias transportadoras ou braços telescópicos, elas garantem um carregamento rápido e seguro, alcançando o convés do navio e despejando o material com precisão. É o segredo por trás da eficiência no transporte de cargas a granel, garantindo que os navios sejam carregados sem atrasos e com total segurança.


Composto por uma coluna central robusta, um braço extensível, e um transportador de correia que se estende para fora da lança, este equipamento é uma maravilha da engenharia! Além disso, conta com um mecanismo de giro e um chute de carregamento para transferir o produto de forma suave e precisa. O braço pode movimentar-se em múltiplas direções, preenchendo todo o porão do navio e ajustando-se conforme o calado aumenta durante o carregamento. Uma verdadeira obra-prima da tecnologia a fim de facilitar a logística de mercadorias na área portuária.

Postado pelo Grupo Pavão.

Ponte Rolante (Área Portuária)



A movimentação de cargas dentro dos portos é fundamental e estratégica para fomentar a organização da cadeia produtiva nesses espaços,  assim pontes rolantes para elevação de cargas são a verdadeira protagonista nos centros portuários, pois tem a capacidade de oferecer uma forma ágil e segura de movimentar que um indivíduo sozinho não conseguiria, aumentando a eficiência nas operações diárias. 

O que é ponte rolante?

A ponte rolante é constituída por viga, carro, talha e componentes eletroeletrônicos. Seu movimento acontece através de trilhos apoiados nas vigas do caminho de rolamento.

Ela pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos, podendo suportar pesos variados. Sua capacidade de carga é dimensionada pela necessidade do usuário, pelo vão do equipamento e por sua altura de elevação.

São usados para carregar e descarregar navios, onde contêineres são movimentados com mais facilidade, segurança e rapidez, além de manipular objetos grandes e pesados, que não poderiam ser movidos manualmente.

São também utilizadas junto aos tetos de indústrias e armazéns, além de portos para movimentar grandes estruturas afim de atender as necessidades logísticas de uma operação.

Composição de uma ponte rolante




1) Cabeceiras – Estão nas extremidades da(s) viga(s). As cabeceiras estão fixadas as rodas que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

2) Viga(s) – É a viga principal da ponte rolante. Sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante, desloca-se o carro trolley.

3) Carro trolley – Se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). Dessa maneira, o dispositivo é o responsável pelo deslocamento horizontal e vertical da carga.

4) Talha – A talha é montada no carro trolley e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Dessa forma, a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação.

5) Painel de operação – Dispositivo utilizado para realizar os comandos do equipamento. Em equipamentos mais robustos e complexos é necessário se torna necessária uma cabine própria para operação do equipamento. Por outro lado, em um equipamento mais simples, um controle remoto é uma excelente opção.

Tipos


Ponte rolante Uni Viga

Esse tipo de ponte tem apenas uma viga, e geralmente é constituída por duas cabeceiras, e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. 

Podem realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical, e são utilizadas em um multitude de locais, como em depósitos de empresas, abastecimento de serraria, marmorarias, dentre outros. Suporta até 20 toneladas.


Ponte Rolante Bi Viga

Tem duas cabeceiras, duas vigas e um ou dois carros trolley que sustentam as talha. Dessa forma, o carro trolley corre em trilhos que são fixados na parte superior das vigas da ponte rolante. Além disso, este tipo de ponte rolante possuí uma capacidade de carga maior que a ponte uni-viga devido sua estrutura mais robusta, conseguindo carregar entre 2,7 e 3,4 toneladas.

São de fácil implementação e de manuseamento simples e seguro.


Ponte rolante dupla viga

Consiste em duas vigas paralelas horizontais, sustentadas por colunas ou trilhos elevados, e uma carruagem que se desloca ao longo dessas vigas.  Suporta um guincho ou talha, que é usado para levantar e baixar cargas.

Tem uma estrutura mais robusta do que os tipos de ponte apresentados anteriormente. São capazes de atender diversas demandas do setor industrial, e são capazes de suportar algumas cargas de até 100 toneladas.


Referências

BREVIL. DIFERENÇA ENTRE PÓRTICO E PONTE ROLANTE. 2023. Disponível em: https://www.brevil.ind.br/post/39/diferenca-entre-portico-e-ponte-rolante. Acesso em: 17 maio 2024.

BUTTA, Felipe. Ponte Rolante. 2022. Disponível em: https://saclogistica.com.br/ponte-rolante/. Acesso em: 17 maio 2024.

MORSE, Kistler. O que é uma ponte rolante e como funciona? 2020. Disponível em: https://www.kistlermorse.com.br/post/o-que-%C3%A9-uma-ponte-rolante-e-como-funciona. Acesso em: 17 maio 2024.

ROVELA. Ponte Rolante para Elevação de Cargas. 2018. Disponível em: https://www.rovela.com.br/ponte-rolante-para-elevacao-de-cargas. Acesso em: 17 maio 2024.

SANTOS, José Augusto Carneiro dos. Os 5 principais tipos de pontes rolantes e suas aplicações. 2021. Disponível em: https://betaeducacao.com.br/tipos-pontes-rolantes-aplicacoes/. Acesso em: 17 maio 2024.

Imagens






Postado por Grupo Coruja

Logística Rural

O agronegócio brasileiro é um setor crucial para a economia, abrangendo atividades agrícolas, pecuárias e industriais. Nos últimos 50 anos, a produção agropecuária no Brasil se desenvolveu de forma impressionante, tornando o país um grande fornecedor de alimentos. Hoje, temos uma agricultura adaptada às regiões tropicais e produtores rurais conscientes de suas responsabilidades ambientais.



Em 2022, o agronegócio contribuiu com 25% do PIB brasileiro, totalizando R$ 2,54 trilhões. O ramo agrícola representa a maior parcela desse valor, correspondendo a 72,2% (R$ 1,836 trilhão), enquanto a pecuária contribui com 27,8% (R$ 705,36 bilhões). Os principais produtos incluem soja em grão, pecuária de corte, milho, cana-de-açúcar, carne de frango e café arábica.



A armazenagem correta dos grãos é essencial para manter sua qualidade durante o período de estocagem. Operações como secagem, limpeza e tratamento são realizadas para preservar as características físicas e químicas dos grãos. Além disso, a logística desempenha um papel crucial no transporte da produção agropecuária, sendo fundamental para otimizar o fluxo do campo para os centros urbanos.



Apesar dos resultados positivos, o setor enfrenta desafios, como a dependência excessiva do transporte rodoviário. Investimentos em logística mais eficiente podem impulsionar ainda mais a produção no agronegócio brasileiro.



A logística no agronegócio é o processo de planejar, administrar e executar tarefas relacionadas ao transporte da produção agropecuária. Por lidar principalmente com produtos perecíveis, o tempo de transporte é um desafio significativo. Portanto, uma logística eficiente é essencial para otimizar o fluxo da produção do campo para os centros urbanos.

O Brasil figura entre os principais produtores agrícolas globalmente, ocupando o terceiro lugar como maior exportador do setor. Apesar dos resultados positivos, há potencial para aumentar ainda mais a produção com uma logística mais eficiente no agronegócio.


Quais são os principais desafios do setor?

Para impulsionar o crescimento em produtividade e faturamento, o agronegócio brasileiro enfrenta desafios significativos que requerem intervenção tanto do estado quanto dos produtores. Um dos principais desafios é a dependência excessiva do modal rodoviário para transporte de cargas, conforme destacado por pesquisa da Fundação Dom Cabral. Cerca de 75% do transporte de produtos no país é realizado por rodovias, mas a má conservação dessas vias, com quase 60% delas em condições regulares, ruins ou péssimas, limita as opções de transporte e encarece a logística do agronegócio, deixando-o vulnerável ao transporte por caminhão.



Referências


MARKETING. Logística no agronegócio: principais desafios e como lidar com eles. Disponível em <https://esales.com.br/logistica-no-agronegocio/>.


TOTVS, E. Logística no agronegócio: como superar os desafios para um escoamento mais eficiente. Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/gestao-logistica/logistica-no-agronegocio/#:~:text=A%20log%C3%ADstica%20no%20agroneg%C3%B3cio%2C%20ou>. Acesso em: 19 maio. 2024.



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