ODS 13,14 e 15, objetivos do meio ambiente.

 Os objetivos pró vida 

Na postagem de hoje comentaremos sobre as metas dos ODS de número:

* 13- Combate as alterações climáticas.
* 14- Vida debaixo da Água.
* 15- Vida terrestre.



 Essas ODS fazem parte da agenda 2030 da ONU e visam projetos para tornar comunidades mais sustentáveis, proteger o meio ambiente, promover resiliência e melhorar a qualidade de vida.
 A 13ª ODS Uma ação global contra as mudanças climáticas e seus impactos, que se tornam mais urgentes a cada ano, isso inclui esforços para aumentar a capacidade da sociedade de se adaptar a mudanças que já estão em curso.
 E mostra que mudanças climáticas fazem parte das maiores ameaças a humanidade e que deve ser feito um esforço global para reagir a esse perigo.
 Isso inclui medidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, redução de impacto, alertas precoces a mudanças drásticas e promover planejamento sustentável a população.


Formalmente as metas são:

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países;

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais;

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação da mudança do clima, adaptação, redução de impacto e alerta precoce à mudança do clima;

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima, por meio de sua capitalização, o mais cedo possível;

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.



Como evitar as mudanças climáticas?

 Ajudar regiões mais vulneráveis, assim como países sem saída para o mar, países menos desenvolvidos e pequenas ilhas em desenvolvimento a se adaptarem à mudança do clima deve ser compromisso fundamental nos esforços para integrar políticas de redução de desastres em estratégias nacionais.

 A diminuição do desmatamento, investimentos no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivo do uso de energias renováveis não convencionais, preferências pela utilização de biocombustíveis a combustíveis fósseis, investimentos na redução do consumo de energia e na eficiência energética, redução, reaproveitamento e reciclagem de materiais, investimentos em tecnologias de baixo carbono, melhorias no transporte público com baixa emissão de gases do efeito estufa também são algumas das possibilidades. E estas medidas podem ser estabelecidas por meio de políticas nacionais e internacionais de clima.

 As mudanças climáticas já apresentam efeitos ambientais observáveis. Geleiras encolheram, gelos em rios e lagos quebram mais cedo, variedades de plantas e animais mudaram e árvores passaram a florescer mais cedo. Cientistas previram efeitos que seriam resultantes das mudanças climáticas no mundo e que agora estão acontecendo, tais como a perda do gelo nos oceanos, aumento acelerado do nível do mar, e ondas de frio e calor mais intensas.



 A 14ª ODS:




 Proteger a vida marinha, sua justificativa oficial no site da plataforma agenda 2030 é:

"Os oceanos tornam a vida humana possível por meio da provisão de segurança alimentar, transporte, fornecimento de energia, turismo, dentre outros. Além, por meio da regulação da sua temperatura, química, correntes e formas de vida, os oceanos regulam muito dos serviços ecossistêmicos mais críticos do planeta, como ciclo do carbono e nitrogênio, regulação do clima e produção de oxigênio.

Além disso, os oceanos representam aproximadamente US$ 3 trilhões da economia global por ano, ou 5% do PIB global.

40% dos oceanos estão sendo afetados incisiva e diretamente por atividades humanas, como poluição e a pesca predatória, o que resulta, principalmente, em perda de habitat, introdução de espécies invasoras e acidificação. Nosso lixo também ajuda na degradação dos oceanos – há 13.000 pedaços de lixo plástico em cada quilômetro quadrado. É frente a esses desafios que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável indicam metas para gerenciar e proteger a vida na água."

 


 

  A água é o componente essencial da vida por isso é preciso reconhecer a importância de garantir a conscientização pública em relação a práticas sustentáveis dês de a pesca a criação de áreas protegidas, redução da poluição e gestão e monitoramento dos oceanos.




 A 15ª ODS, "Vida Terrestre", concentra-se na proteção, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Isso inclui medidas para deter a degradação da terra, deter a perda de biodiversidade, promover o manejo sustentável das florestas, combater a desertificação e restaurar terras degradadas.



 Essa ODS reconhece que os ecossistemas terrestres desempenham um papel crucial na manutenção da vida no planeta, fornecendo serviços ecossistêmicos essenciais, como regulação do clima, purificação da água, polinização de culturas e habitat para a vida selvagem.



 Para alcançar a 15ª ODS, são necessárias ações para proteger e restaurar áreas naturais, promover práticas agrícolas sustentáveis, conservar a biodiversidade, combater a desertificação e implementar medidas para deter a perda de habitat e espécies. Essas ações são essenciais para garantir um ambiente saudável e sustentável para as gerações presentes e futuras.
 
 Por mais que ainda hoje ainda seja visto com descaso no Brasil esse desmatamento desenfreado pode reduzir a quantidade de chuvas e aumentar as temperaturas locais, colocando em risco a vegetação remanescente, o que pode causar prejuízos a subsistência e a escassez de recursos para alimentar a população e até mesmo a fauna. As espécies são, por sua vez, prejudicadas a ponto de 1 a cada 4 correr o risco de extinção, conforme aponta um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), ao menos 10 espécies da fauna nativa já foram extintas e a vida marítima também tem sido afetada.



 Além do desmatamento e das espécies extintas, a ONU alerta que a degradação dos solos afeta 3,2 bilhões de pessoas, pois a desertificação intensifica as mudanças climáticas danificando a biodiversidade e possibilitando o surgimento de doenças infecciosas, como a própria Covid-19, além de prejudicar o abastecimento de água e a capacidade de enfrentar desastres naturais e eventos climáticos externos pela falha da estrutura ambiental.



Por grupo Raposa


Referências
Referência: AZEVEDO, Julia. ODS 15 da ONU: Proteger os ecossistemas terrestres: ods 15 dos objetivos de desenvolvimento sustentável criados pela organização das nações unidas (onu). ODS 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 2023. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ods-15/. Acesso em: 13 abr. 2024.

Citação com autor incluído no texto: Azevedo (2023)

Referência: BRASIL. Ipea. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 15. Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods15.html. Acesso em: 13 abr. 2024.

Citação com autor incluído no texto: Brasil (2019)

Referência: LIMA, Brenda. ODS 15: Vida terrestre: o objetivo do desenvolvimento sustentável 15 (ods 15) fala, basicamente, sobre preservar e proteger o meio ambiente e os recursos naturais. neste artigo, vamos abordar a importância deste ods e quais têm sido os principais desafios para o seu cumprimento.. O objetivo do desenvolvimento sustentável 15 (ODS 15) fala, basicamente, sobre preservar e proteger o meio ambiente e os recursos naturais. Neste artigo, vamos abordar a importância deste ODS e quais têm sido os principais desafios para o seu cumprimento.. 2023. Disponível em: https://institutoaurora.org/ods-15-vida-terrestre/. Acesso em: 13 abr. 2024.

Citação com autor incluído no texto: Lima (2023)

Referências Gráficas: 
 1- abm.org.br
 2- portaldaindustria.com.br
 3- 123ecos.com
 4- idec.com
 5- anoregbrasil.com
 6- americagov
 7- iberdrola.com
 8- globo.com
 9- poder360.com

ODS 10, 11 e 12

Olá leitores, hoje iremos falar sobre as ODS 10, 11 e 12:



Objetivo 10: Redução das Desigualdades



O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 é uma chamada global para a redução das desigualdades sociais e econômicas. As Nações Unidas estabelecem metas claras para que, até 2030, haja um crescimento significativo da renda dos 40% mais pobres da população, superando a média nacional. Além disso, busca-se promover a inclusão social, econômica e política de todos, sem distinção, com um foco especial em políticas que reduzam as desigualdades e promovam o empoderamento de grupos marginalizados.
O ODS 10 visa reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. Algumas metas importantes incluem:
Crescimento da Renda: Até 2030, alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% mais pobres a uma taxa maior que a média nacional. No Brasil, isso significa garantir que a renda dos mais pobres cresça mais rapidamente do que a dos 10% mais ricos.
Empoderamento e Inclusão Social: Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica. Isso envolve garantir que todos tenham acesso igualitário a oportunidades e recursos.


Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis



O Objetivo 11 se concentra em transformar cidades e comunidades em locais mais inclusivos, seguros e sustentáveis. Isso envolve garantir moradia adequada e acessível para todos e melhorar os sistemas de transporte público para torná-los seguros e acessíveis. O objetivo também inclui a proteção do patrimônio cultural e natural, a redução do impacto ambiental negativo das cidades e o apoio a ligações positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais
O ODS 11 visa tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Algumas áreas-chave incluem:
Infraestruturas Resilientes: Construir infraestruturas que possam resistir a desastres naturais e mudanças climáticas.
Inclusão e Segurança: Garantir que as cidades sejam acessíveis a todos, independentemente de sua origem, idade, gênero ou deficiência.


Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis



O Objetivo 12 desafia indivíduos e empresas a adotarem práticas de produção e consumo que sejam sustentáveis. Isso significa gerenciar recursos de forma responsável, minimizar a geração de resíduos e poluição, e incentivar padrões de consumo que contribuam para a sustentabilidade ambiental. Embora detalhes específicos sobre este objetivo não tenham sido fornecidos nos resultados da pesquisa, ele é fundamental para garantir um futuro onde o crescimento econômico esteja alinhado com a saúde do nosso planeta.
O ODS 12 visa assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. Algumas ações importantes são:
Redução do Desperdício: Promover o uso eficiente de recursos naturais e reduzir o desperdício.
Consumo Consciente: Incentivar práticas de consumo responsáveis, como escolher produtos duráveis e recicláveis.


             Postado pelo Grupo Canguru


Referências  

BRASIL. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). . ODS 10 - Redução das Desigualdades. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods11.html. Acesso em: 05 abr. 2024.

BRASIL. ASSEGURAR PADRÕES DE PRODUÇÃO E DE CONSUMO SUSTENTÁVEIS:. . Os Objetivos — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/ods/assuntos/sobre-os-ods/os-objetivos. Acesso em: 05 abr. 2024.

ODS 7,8 e 9

ODS 7 - Energia Acessível e Limpa



Fonte: Direito RP - USP

As metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos foram definidos em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. 

Vamos ver sobre essas metas dentro da ODS 7 – Energia Acessível e Limpa:

Meta 7.1
: Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia. No Brasil, a meta acordada pelos países na ONU tem como foco principal “assegurar o acesso universal”. Este acesso universal, aliado ao destaque já dado pela redação da ONU aos “preços acessíveis”, reflete a preocupação com a população de baixa renda e com áreas não atendidas por serviços de energia.

Meta 7.2: Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global. No Brasil, a meta foi adequada para a realidade brasileira, visto que a participação de energias renováveis na matriz energética nacional já é bastante elevada.

Meta 7.3: Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030. A meta é ajustada para o Brasil, que tem uma alta participação de energias renováveis e uma baixa taxa de melhoria da eficiência energética.

Indicadores:

7.1.1 - Percentagem da população com acesso à eletricidade
7.1.2 - Percentagem da população com acesso primário a combustíveis e tecnologias limpos

COMO ELA PODE SE TORNAR REALIDADE?

A ODS 7 - Energia Acessível e Limpa pode se tornar uma realidade através de várias estratégias e ações. Separamos algumas maneiras pelas quais isso pode ser alcançado:

1. Desenvolvimento e Acesso a Tecnologias de Energia Renovável: As indústrias de base tecnológica (IBTs) podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável mais eficientes. Isso pode incluir soluções como painéis solares de menor custo, turbinas eólicas mais eficientes, sistemas de armazenamento de energia mais baratos e sistemas de energia geotérmica mais acessíveis.

2. Estratégias de Marketing e Educação do Consumidor: As IBTs também podem usar estratégias de marketing e educação do consumidor para promover o uso de tecnologias de energia limpa já existentes.

3. Cooperação Internacional: Reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e às tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.

4. Investimento em Infraestrutura de Energia: Promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.

5. Expansão da Infraestrutura: Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos.



Fonte: É Agora ou Nunca

DESAFIOS:

Os principais desafios para alcançar a ODS 7 - Energia Acessível e Limpa incluem:

1. Coordenação Institucional: Fortalecimento da capacidade institucional do Estado em diferentes níveis para lidar com o problema.

2. Assistência Técnica: Melhoria da assistência técnica aos setores e regiões mais afetados, como a agricultura familiar e o semiárido brasileiro.

3. Educação: Adoção de medidas para abordar de forma transversal as mudanças climáticas no currículo escolar, nos processos de formação continuada e nas práticas sociais.

4. Indicadores e Monitoramento: Falta de definição de indicadores nacionais e mecanismos de monitoramento e avaliação.

5. Estratégia de Desenvolvimento Sustentável: Ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável de longo prazo.


OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 8

Sua meta e “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”.

Do que trata o ODS 8

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 é o que tem como centro o mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico. Por isso, entre seus detalhamentos, vários tratam da economia internacional, seja por metas de desempenho econômico (8.1), seja por busca de eficiência e produtividade (8.2 e 8.4).

O emprego decente, o empreendedorismo e o valor à criatividade e à inovação são tema do objetivo 8.3, que incentiva a formalização e o crescimento de micro, pequenas e médias empresas.

Uma preocupação especial é com o trabalho para grupos sociais específicos, como as mulheres, pessoas com deficiência e os jovens (8.5, 8.6 e 8.a).
Além disso, a meta propõe o incentivo ao turismo sustentável (8.9), que gera empregos e promove a cultura, e o respeito aos direitos trabalhistas, inclusive de migrantes.

OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 9

A meta da ODS 9 é "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação".

Essa meta visa promover o desenvolvimento de infraestruturas de qualidade, inclusivas e sustentáveis, essenciais para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e o bem-estar das populações. Além disso, busca-se impulsionar a industrialização de forma sustentável, garantindo que o crescimento econômico seja acompanhado por práticas industriais responsáveis que minimizem os impactos negativos no meio ambiente e promovam a inclusão social.

Algumas das áreas de foco da ODS 9 incluem:

1. Infraestrutura: Desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia, água e saneamento, comunicações e tecnologia da informação que sejam acessíveis, seguras, resilientes e sustentáveis.

2. Industrialização: Estímulo ao crescimento da indústria, especialmente nos países em desenvolvimento, promovendo a diversificação econômica, a criação de empregos decentes e o aumento da produtividade.

3. Inovação: Promoção da inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, saúde, segurança alimentar e acesso à água potável.

4. Acesso a tecnologia: Facilitação do acesso equitativo a tecnologias modernas, incluindo tecnologias de informação e comunicação, para todos os setores da sociedade.

5. Desenvolvimento de capacidades: Investimento no desenvolvimento de habilidades técnicas e capacitação para garantir que as pessoas estejam preparadas para os desafios e oportunidades da economia moderna.

O progresso em direção à consecução da ODS 9 é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável global, pois infraestruturas resilientes, industrialização inclusiva e inovação são pilares essenciais para a melhoria da qualidade de vida, a redução das desigualdades e a proteção do meio ambiente.



REFERÊNCIAS:

BRASIL. NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil: trabalho decente e crescimento econômico. Trabalho decente e crescimento econômico. 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8. Acesso em: 04 abr. 2024.

ESTRATÉGIA ODS (Brasil). ODS 8. S.d.. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods8/. Acesso em: 04 abr. 2024.

FUNDAÇÃO BB (Brasília). Mostrando itens por marcador: ods 8. ODS 8. 2018. Disponível em: https://www.fbb.org.br/pt-br/component/k2/tag/ODS%208. Acesso em: 04 abr. 2024.

TERROÁ, Instituto. A Agenda 2030 no Meio do Caminho: como avançar com os ods?. como avançar com os ODS?. 2023. Disponível em: https://www.institutoterroa.org/agenda2030/. Acesso em: 02 abr. 2024.

IPEA. Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods9.html. Acesso em: 02 abr. 2024.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 Energia limpa e acessível Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/7. Acesso em: 29 mar. 2024.

IPEA. 7. Energia Acessível e Limpa. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods7.html. Acesso em: 29 mar. 2024.

ENGIE. ODS 7 da ONU defende importância da energia limpa acessível. Disponível em: https://www.alemdaenergia.engie.com.br/ods-7-da-onu-defende-importancia-da-energia-limpa-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

SEBRAE. ODS 7
: IBTs são importantes para garantir acesso à energia limpa. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/ods-7-ibts-sao-importantes-para-garantir-acesso-a-energia-limpa,1254f6ae2e837810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 29 mar. 2024.

KL ENGENHARIA. ODS 7: por uma energia limpa e acessível. Disponível em: https://kleng.com.br/ods-7-por-uma-energia-limpa-e-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

BUNDER, Douglas. Agenda 2030 : os ODS 4, 5, 7 e 8, suas metas e os desafios brasileiros. Disponível em: https://radar.ibegesp.org.br/agenda-2030-os-ods-4-5-7-e-8-suas-metas-e-os-desafios-brasileiros/. Acesso em: 29 mar. 2024.

AZEVEDO, Julia. ODS 7: Assegurar o acesso à energia limpa. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ods-7/. Acesso em: 29 mar. 2024.

Imagens:

DIREITO RP USP. ODS 7 – Energia limpa e acessível. Disponível em: https://agenda2030.direitorp.usp.br/2022/02/21/ods-7-energia-limpa-e-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

PI, Fabio. 7. Energia Limpa. Disponível em: https://eagoraoununca.com.br/category/7-energia-limpa/. Acesso em: 29 mar. 2024.



ODS - 4, 5 e 6

Neste artigo vamos falar de maneira detalhada sobre os ODS 4, 5 e 6.



4. Educação de Qualidade


Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

BR: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes. 

Indicadores

Proporção de crianças e jovens: (a) nos segundo e terceiro anos do ensino fundamental; (b) no final dos anos iniciais do ensino fundamental; e c) no final dos anos finais do ensino fundamental, que atingiram um nível mínimo de proficiência em (i) leitura e (ii) matemática, por sexo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.BR:Até 2030, assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental. 

Indicadores

Proporção de crianças com menos de 5 anos que estão com desenvolvimento adequado da saúde, aprendizagem e bem-estar psicossocial, por sexo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.

BR: Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo. 

Indicadores

Proporção de jovens e adultos com habilidades em tecnologias de informação e comunicação (TIC), por tipo de habilidade.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

BR: Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade.

Indicadores

Índices de paridade (mulher/homem, rural/urbano, 1º/5º quintis de renda e outros como população com deficiência, populações indígenas e populações afetadas por conflitos, à medida que os dados estejam disponíveis) para todos os indicadores nesta lista que possam ser desagregados.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática. 

BR: Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática. 

Indicadores

Percentual da população de determinado grupo etário que atingiu pelo menos o nível mínimo de proficiência em (a) leitura e escrita e (b) matemática, por sexo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

BR: Meta mantida sem alteração. 

Indicadores 

Em que medida (i) a educação para a cidadania global e (ii) a educação para o desenvolvimento sustentável, incluindo a igualdade de gênero e os direitos humanos, são incorporados a todos os níveis de: a) políticas nacionais de educação; b) currículos escolares; c) formação dos professores e d) avaliação dos alunos.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

BR: Ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, acessível às pessoas com deficiências e sensível ao gênero, que garanta a existência de ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Indicadores

Proporção de escolas com acesso a: (a) eletricidade; (b) internet para fins pedagógicos; (c) computadores para fins pedagógicos; (d) infraestrutura e materiais adaptados para alunos com deficiência; (e) água potável; (f) instalações sanitárias separadas por sexo; e (g) instalações básicas para lavagem das mãos (de acordo com as definições dos indicadores WASH).

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.

BR: Até 2020, ampliar em 50% o número de vagas efetivamente preenchidas por alunos dos países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, tais como os países africanos de língua portuguesa e países latino-americanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos no Brasil.

Indicadores

Volume dos fluxos de ajuda oficial ao desenvolvimento para bolsas de estudo por área e tipo de estudo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

BR: Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional. 

Indicadores

Proporção de professores (a) na pré-escola; (b) nos anos iniciais do ensino fundamental; (c) nos anos finais do ensino fundamental; e (d) no ensino médio, que receberam pelo menos a formação mínima (por exemplo: formação pedagógica), antes ou durante o exercício da profissão, requerida para lecionar num determinado nível de ensino num dado país.

5. Igualdade de Gênero



Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda partes.

BR: Eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas. 

Indicadores

Existência ou não de arcabouço legal em vigor para promover, reforçar e monitorar a igualdade e a não discriminação com base no sexo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

BR: Eliminar todas as formas de violência de gênero nas esferas pública e privada, destacando a violência sexual, o tráfico de pessoas e os homicídios, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas.

Indicadores

Proporção de mulheres e meninas de 15 anos de idade ou mais que sofreram violência física, sexual ou psicológica, por parte de um parceiro íntimo atual ou anterior, nos últimos 12 meses, por forma de violência e por idade.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas.

BR: Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos e uniões precoces, forçados e de crianças e jovens, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas. 

Indicadores

Proporção de mulheres com idade de 20 a 24 anos que casaram ou viveram em união de fato antes dos 15 anos e antes dos 18 anos de idade.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.

BR: Eliminar a desigualdade na divisão sexual do trabalho remunerado e não remunerado, inclusive no trabalho doméstico e de cuidados, promovendo maior autonomia de todas as mulheres, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas, por meio de políticas públicas e da promoção da responsabilidade compartilhada dentro das famílias.Garantir igualdade de direitos, de acesso e de controle dos recursos econômicos, da terra e de outras formas de propriedade, de serviços financeiros, de herança e de recursos naturais de forma sustentável, por meio de políticas de crédito, capacitação, assistência técnica, reforma agrária e habitação, entre outras, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas. 

Indicadores

(a) Proporção da população agrícola total com propriedade ou direitos assegurados sobre terras agrícolas, por sexo; e (b) proporção de mulheres entre proprietários e detentores de direitos sobre terras agrícolas, por tipo de posse.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.

BR: Garantir a igualdade de gênero no acesso, habilidades de uso e produção das tecnologias de informação e comunicação, considerando as intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas.

Indicadores

Proporção de pessoas que possuem telefone celular móvel, por sexo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

BR: Adotar e fortalecer políticas públicas e legislação que visem à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas, bem como promover mecanismos para sua efetivação – em todos os níveis federativos – nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas. 

Indicadores

Proporção de países com sistemas para monitorar e fazer alocações públicas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

ODS 6 - Água Potável e Saneamento



Indicadores

-Alteração da eficiência no uso da água ao longo do tempo

-Nível de stress hídrico: proporção das retiradas de água doce em relação ao total dos recursos de água doce disponíveis.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.

BR: Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis de governo, inclusive via cooperação transfronteiriça. 

Indicadores

Grau de implementação da gestão integrada de recursos hídricos (0-100).Proporção das áreas de bacias hidrográficas transfronteiriças abrangidas por um acordo operacional para cooperação hídrica.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

BR: Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos, reduzindo os impactos da ação humana. 

Indicadores

Alteração na extensão dos ecossistemas relacionados a água ao longo do tempo.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.

BR: Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento de capacidades para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e ao saneamento, incluindo, entre outros, a gestão de recursos hídricos, a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso. 

Indicadores

Montante de ajuda oficial ao desenvolvimento na área da água e saneamento, inserida num plano governamental de despesa.

Meta 

Nações Unidas e Brasil

NU: Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

BR: Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, priorizando o controle social para melhorar a gestão da água e do saneamento. 

Indicadores

Proporção das unidades administrativas locais com políticas e procedimentos estabelecidos e operacionais para a participação das comunidades locais na gestão de água e saneamento. 

Postado pelo Grupo LHAMA

Referência 

IPEA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods1.html. Acesso em: 03 abr. 2024.

  


ODS 1, 2 E 3

ODS 1: Acabe com a pobreza

De olho na pobreza:Esse objetivo grandioso busca acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Desde a fome extrema até a falta de acesso a educação e saúde.
O que importa:

Ajudando os mais necessitados: O foco aqui é em dar uma mãozinha para aqueles que mais precisam, garantindo que tenham acesso a necessidades básicas como comida, água limpa e abrigo.

Rede de segurança: Implementar sistemas de proteção social para dar uma segurança econômica mínima a todos, incluindo programas de assistência social e seguro de saúde.

Inclusão econômica: Vamos trabalhar para criar empregos decentes e justos para todos, especialmente para grupos que geralmente enfrentam mais dificuldades, como mulheres e jovens.

Reduzindo desigualdades: Lutaremos contra as disparidades de renda, gênero, idade e outras para tornar o mundo um lugar mais justo para todos.


ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável

De barriga cheia e de forma sustentável: O foco aqui é garantir que todos tenham comida na mesa, acabando com a fome, e ainda assegurando que nossa forma de cultivar os alimentos seja amiga do meio ambiente.
O que isso significa:Produção de comida: Vamos investir em técnicas agrícolas modernas e sustentáveis para aumentar nossa produção de comida sem prejudicar o planeta.
Acesso aos alimentos: É importante que todos tenham acesso físico e financeiro a alimentos saudáveis, especialmente aqueles que são mais vulneráveis.
Apoio aos agricultores: Pequenos agricultores precisam de apoio para terem acesso a terras, tecnologia e mercados justos. Isso ajuda a reduzir a pobreza nas áreas rurais.
Comer bem: Encorajaremos uma alimentação saudável e variada para todos, além de reduzir o desperdício de comida.
Lidando com as mudanças climáticas: Nosso sistema agrícola precisa se adaptar às mudanças climáticas para garantir que possamos continuar produzindo comida no futuro.


ODS 3: Saúde e Bem-Estar

Viva bem, viva saudável: Esse objetivo é sobre garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e que possam viver vidas longas e saudáveis.

O que buscamos: Cuidado para todos. Queremos garantir que mães e bebês recebam os cuidados médicos de que precisam para sobreviver e prosperar.

Lutando contra doenças: Estamos comprometidos em combater doenças como HIV/AIDS, malária e tuberculose, tornando os tratamentos acessíveis para todos.

Mente saudável: Vamos falar sobre saúde mental e garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de apoio de que precisam.

Saúde para todos: Queremos um sistema de saúde robusto e acessível para todos, incluindo cuidados primários, medicamentos essenciais e vacinas.

Vida saudável: Encorajaremos estilos de vida saudáveis, incluindo boa alimentação e exercícios, para prevenir doenças não transmissíveis como diabetes e doenças cardíacas.


Esses três objetivos, juntos, são como as peças de um quebra-cabeça. Quando trabalhamos para alcançá-los, estamos construindo um mundo mais justo, saudável e feliz para todos nós.

Postado pelo Grupo Pavão.

Referência:
IPEA. Caderno ODS 1. 2019. Disponível em:
https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/190524_cadernos_ODS_objetivo_1.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024
IPEA. Caderno ODS 2. 2019. Disponível em:
https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/190625_cadernos_ODS_objetivo_2.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024
IPEA. Caderno ODS 3. 2019. Disponível em:
https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/190829_cadernos_ODS_objetivo_3.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024


17 ODS da ONU

O ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, surgiu em 25 de Setembro de 2015, como continuidade de um projeto da ONU, com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todos os cidadãos tenham moradia, segurança e paz.

Através desse intuito, com o apoio e comprometimento de 93 líderes mundiais foram criados 17 conjuntos de ODS, que englobasse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes em escala global. 


ODS 1 – Erradicação da pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável


Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS 3 – Saúde e bem-estar


Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

ODS 4 – Educação de qualidade

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

ODS 5 – Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

ODS 6 – Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos

ODS 7 – Energia limpa e acessível

Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura


Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

ODS 10 – Redução das desigualdades


Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

ODS 14 – Vida na água

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

ODS 15 – Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Referências:

AVILA, Rafael. Conheça os 17 ODS da ONU: os objetivos de desenvolvimento sustentável para a agenda 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. 2021. Disponível em: https://sustentabilidadeagora.com.br/17-ods-da-onu-agenda-2030/. Acesso em: 05 abr. 2024.

GT AGENDA, Blog no Wordpress: ODS e seus objetivos. Dispolivel em:https://gtagenda2030.org.br/ods/. Acesso em : 06 abr.2024.

ONU, as 17 ODS: Como as nações Unidas apoiam os Objetivos da ODS. Disponivel em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em : 06 abr. 2024.


POSTADO PELO GRUPO CORUJA

PNRS - POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A LOGÍSTICA

Em 2010, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 12.305/10, estabelecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma legislação abrangente que trouxe mudanças significativas na forma como o Brasil lida com o gerenciamento de resíduos. Antes disso, existiam algumas regulamentações específicas para a reciclagem de itens como pneus e pilhas, porém, não havia uma abordagem integrada como a PNRS.



  As discussões sobre a necessidade de uma política mais eficiente já vinham ocorrendo desde a década de 1990, com resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) apontando diretrizes para a destinação ambientalmente correta de produtos pós-consumo. A PNRS incorporou essas diretrizes e introduziu o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
 
Além disso, a legislação incorporou resoluções do Conama relacionadas a quatro cadeias específicas:

1. Lei nº 9.974/2000: Destino final de resíduos e embalagens de agrotóxicos.

2. Resolução Conama nº 362/2005: Recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado.

3. Resolução Conama nº 401/2008: Limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias, bem como critérios para seu gerenciamento ambientalmente adequado.

4. Resolução Conama nº 416/2009: Prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação adequada.



A PNRS introduziu várias medidas e características importantes:


1. Responsabilidade Compartilhada: Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos são responsáveis pela gestão adequada dos resíduos que geram.

2. Logística Reversa: Estabelecimento de sistemas para o retorno de produtos pós-consumo e embalagens para o ciclo produtivo ou destinação final adequada.

3. Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS): Obrigatoriedade de elaboração de planos pela iniciativa pública e privada para a gestão adequada dos resíduos, promovendo a coleta seletiva, reciclagem e práticas sustentáveis.

4. Eliminação de Lixões: Estabelecimento de metas para substituir os lixões a céu aberto por aterros sanitários adequados.

5. Inclusão Social: Reconhecimento do papel dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos, garantindo sua inclusão nas atividades de logística reversa e coleta seletiva, promovendo a inclusão social e econômica desses trabalhadores.
A PNRS representa um marco importante na gestão de resíduos sólidos no Brasil, alinhando o país com as melhores práticas internacionais e contribuindo para metas ambientais e climáticas.


REFERÊNCIAS 


DISTRITO FEDERAL. Gov.Br. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (org.). Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): pnrs. PNRS. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/emissoes-e-residuos/residuos/politica-nacional-de-residuos-solidos-pnrs. Acesso em: 04 abr. 2024.


BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (2010). Lei nº 12305, de 02 de julho de 2010. Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.. L12305: Planalto. Brasília , DF: Casa Civil, 2 jul. 2010.

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