Transporte de cargas rodoviárias 

O transporte de cargas rodoviário é um dos principais meios de movimentação de mercadorias no Brasil e em muitas outras partes do mundo. Ele envolve o uso de caminhões e outros veículos automotores para o transporte de bens entre diferentes locais, seja dentro de cidades, entre estados ou até em âmbito internacional, dependendo das rotas e acordos comerciais.

https://setcjf.org.br/cresce-o-otimismo-do-transportador-rodoviario-de-cargas-de-sao-paulo-sobre-a-economia-e-os-negocios/

Principais características do transporte de cargas rodoviárias:

1. Flexibilidade: O transporte rodoviário oferece uma grande flexibilidade em termos de rotas, horários e tipos de cargas. Caminhões podem acessar áreas remotas e urbanas com relativa facilidade.

2. Custo: Comparado com outros modais (como o ferroviário ou marítimo), o transporte rodoviário pode ser mais caro para longas distâncias, mas é competitivo em curtas e médias distâncias.


https://www.remessaonline.com.br/blog/modais-de-transporte/

3. Agilidade: A entrega porta a porta é um dos grandes benefícios do transporte rodoviário. Ele permite que a carga vá diretamente do fornecedor ao destinatário, sem a necessidade de movimentações intermediárias.


https://agoraes.com.br/noticia/1455/guarda-de-vitoria-apreende-carros-clonados-usados-para-entregas-dos-correios

4. Infraestrutura: Em muitos países, a infraestrutura rodoviária, como estradas e rodovias, pode variar em qualidade. No Brasil, por exemplo, há grandes desafios relacionados à conservação de estradas, o que impacta o tempo de entrega e a segurança das operações.

5. Limitações: O transporte rodoviário está sujeito a limitações como trânsito, condições meteorológicas e, em algumas regiões, problemas de segurança. Além disso, ele tem maior impacto ambiental devido às emissões de CO₂ em comparação com outros modais, como o ferroviário.



https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/08/5115994-obras-simultaneas-afetam-o-transito-do-df-e-exigem-mais-paciencia.html

6. Legislação e regulamentação: As empresas que atuam no transporte de cargas rodoviário devem seguir rigorosas regulamentações, tanto em termos de segurança quanto de documentação, como a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), além de questões trabalhistas relacionadas aos motoristas.

Este tipo de transporte é essencial para a economia, especialmente em países com grandes extensões territoriais e onde o modal ferroviário ou fluvial não é tão desenvolvido.

POSTADO PELO GRUPO RINOCERONTE

REFERÊNCIAS

BLOG, Cobli. Transporte rodoviário: veja as características, desafios e vantagens. Disponível em: https://www.cobli.co/blog/transporte-rodoviario/. Acesso em: 22 out. 2023. 


MARTINS, Roberta. Custos Logísticos. Disponível em: <https://cargox.com.br/blog/quais-sao-os-custos-logisticos-no-transporte-rodoviario>. Acesso em: 01 jun. 2019. 


TRUCKPAD, Blog. Os principais veículos utilizados no Transporte Rodoviário Brasileiro de Cargas. 2016. Disponível em: <https://blog.truckpad.com.br/transporte-rodoviario/veiculos-transporte-rodoviario-cargas/>. Acesso em: 28 set. 2019.

LOGÍSTICA REVERSA DE CONTÊINERES

A logística reversa é um processo dentro da cadeia logística que tem como principal objetivo o retorno de produtos, materiais ou embalagens ao ciclo produtivo após o seu uso. Esse sistema visa não só o reaproveitamento de recursos, mas também a redução de impactos ambientais, custos operacionais e a otimização do uso de materiais.

https://brasilimportex.com.br/10-modelos-de-containers-e-suas-caracteristicas/

A logística reversa é amplamente usada em setores como eletrônicos, embalagens e automóveis, promovendo a reciclagem, a reutilização e a destinação correta de resíduos.

Ela também é muito aplicada em contêineres, buscando minimizar o tempo em que permanecem ociosos e garantir sua reutilização ou reciclagem.

Os containers, permitem que aplicações sejam empacotadas com suas dependências de forma leve e isolada, compartilhando o mesmo sistema operacional. Isso proporciona maior eficiência, portabilidade e agilidade no desenvolvimento e na implantação de software. A crescente adoção de microserviços e a necessidade de escalabilidade nas aplicações também impulsionaram o uso de containers, tornando-os uma solução preferida em ambientes de nuvem e DevOps.


https://deltafacilities.com.br/blog/estufagem-de-containers-por-que-ela-e-essencial-para-a-protecao-da-sua-carga/

Normalmente, após a entrega, os containers, frequentemente ficam sem uso, e o descarte inadequado pode ser prejudicial ao meio ambiente. Em contrapartida, uma gestão eficiente pode gerar economias. E dessa forma, as empresas buscam soluções para otimizar a logística reversa. Seriam elas:

  • Reaproveitamento e Reciclagem: Muitas empresas reutilizam containers ou reciclam materiais, reduzindo desperdício e promovendo uma cadeia de suprimentos sustentável.
  • Parcerias Colaborativas: Compartilhar containers entre empresas está se tornando comum, melhorando a utilização de recursos e reduzindo custos.
  • Rastreamento Inteligente: Tecnologias de rastreamento permitem uma gestão mais eficiente dos containers, facilitando a logística reversa e proporcionando informações em tempo real.

https://casavogue.globo.com/amp/Arquitetura/Edificios/noticia/2020/02/projetos-com-container-10-ideias-surpreendentes.html


Esse hábito, além de trazer benefícios ambientais, a otimização da logística reversa pode resultar em economia significativa e maior eficiência na cadeia de suprimentos.

O uso de contêineres de segunda mão ultrapassa o tradicional e se estabelece como uma tendência marcante na arquitetura contemporânea. As opções para reutilização são quase ilimitadas, sendo restritas apenas pela criatividade e pelas exigências específicas de cada projeto. Seja em empreendimentos comerciais, residenciais ou culturais, os containers representam uma escolha sólida para quem deseja inovação e sustentabilidade. São alguns exemplos para reutilizá-los:
  • Lanchonetes práticas e modernas
  • Escritórios móveis
  • Moradias inovadoras
  • Armazenamento seguro
  • Centro de treinamentos
  • Estúdio de arte
https://casavogue.globo.com/amp/Arquitetura/Edificios/noticia/2020/02/projetos-com-container-10-ideias-surpreendentes.html

Existem empresas que reutilizam contêineres, como a Container Box, a Petrosol Embalagens, Inovare Container e Lafaete Locação.


https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/inspecao-de-cargas-e-containers/

A logística reversa emerge como uma estratégia essencial para promover a sustentabilidade e a eficiência econômica, especialmente no uso de containers. Ao facilitar o reaproveitamento e a reciclagem, e ao implementar parcerias colaborativas e tecnologias de rastreamento, as empresas não apenas minimizam impactos ambientais, mas também otimizam custos e recursos. A reutilização de containers vai além do transporte, tornando-se uma solução inovadora e prática em diversos setores, demonstrando que criatividade e eficiência são fundamentais para um futuro mais sustentável.


Postado pelo Grupo Suricato


Referências:

BRASIL, Dc Logistics. Contêiner: conheça a história e os benefícios de usá-lo na sua logística! 2022. Disponível em: https://dclogisticsbrasil.com/conteiner-conheca-a-historia/. Acesso em: 19 set. 2024.

AFONSO. Como utilizar containers usados de forma inteligente. 2024. Disponível em: https://www.ssgcontainers.com.br/blog/categorias/artigos/como-utilizar-containers-usados-de-forma-inteligente. Acesso em: 17 set. 2024.

[S.I]. Container Box reaproveita contêineres para desenvolver projetos sustentáveis. 2023. Disponível em: https://inforchannel.com.br/2023/03/15/container-box-reaproveita-conteineres-para-desenvolver-projetos-sustentaveis/#:~:text=Fundada%20em%202012%2C%20por%20Danilo%20Corbas%20e,de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20desenvolvido%20pela%20empresa%20reduz%20em. Acesso em: 18 set. 2024.

[S.I]. Empresa de Recuperação de Containers. Disponível em: https://www.petrosolembalagens.com.br/empresa-de-recuperacao-de-containers#:~:text=Indo%20al%C3%A9m%2C%20nos%20tornando%20refer%C3%AAncia,a%20preserva%C3%A7%C3%A3o%20do%20meio%20ambiente.. Acesso em: 18 set. 2024.




Porto sem Papel

 Porto sem papel  

 O que é o Porto sem Papel?

 

O Porto sem Papel faz parte uma ação governamental do Ministério da Economia que tem como objetivo desenvolver e acelerar a modernização dos serviços públicos com a digitalização e a simplificação que gera economia para a sociedade.

  Uma das soluções desenvolvidas pelo projeto foi o aplicativo Porto sem Papel 2.0, o qual disponibiliza uma funcionalidade específica para os administradores portuários registrarem as atracações e desatracações das embarcações nos portos. 

 Ao usar a solução móvel, o administrador portuário pode fazer o registro exato do momento e local de atracação e desatracação das embarcações em qualquer área do porto.

 

 Vantagens da digitalização 

 Entre as principais vantagens da gestão digital de documentos estão: 

• eliminar redundâncias e procedimentos desnecessários;

 • reduzir burocracia;

• reduzir custos operacionais;

 • impulsionar a cabotagem; e

 • aumentar a competitividade da logística aquaviária brasileira;

 

     Custo Brasil 

Futuramente, o PSP deve ser integrado a outros sistemas relacionados ao comércio exterior que tenham relação com os portos brasileiros, de forma a oferecer aos usuários o contato com o governo por meio de uma janela única aquaviária.

 

Como é feita a gestão do porto sem papel?

A gestão dos portos sem papel é feita pelo Sistema Porto Sem Papel (PSP), que automatiza a transmissão de informações necessárias para a permanência de embarcações nos portos brasileiros. Desenvolvido para simplificar a análise e liberação de mercadorias, o PSP foi atualizado recentemente para se alinhar ao padrão gov.br. Segundo o Ministério da Infraestrutura, essas atualizações visam agilizar a navegação e melhorar os serviços para os usuários.

A tecnologia centraliza todas as informações das embarcações em uma base de dados online segura e precisa, como ressaltou Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

O sistema foi modernizado pela startup gov.br, uma iniciativa do Ministério da Economia para acelerar a digitalização em áreas estratégicas do governo. Desenvolvido pelo Serpro, a nova solução tecnológica unifica os formulários em uma única plataforma, o Documento Único Virtual (DUV).

Entre as melhorias estão um painel de bordo mais eficiente, que permite aos agentes de navegação lidar com pendências de forma rápida e simplificada, além de novos filtros inteligentes que reduzem o tempo para a autorização de atividades.

A atualização também melhorou a qualidade das informações e eliminou registros desnecessários, facilitando a consulta e o armazenamento de dados. A emissão de documentos eletrônicos se tornou mais rápida, aumentando a segurança e eficiência dos serviços.

O Porto Sem Papel 2.0 visa melhorar os processos de fiscalização e segurança, reduzindo falhas e inconsistências. A simplificação do fluxo de informações e a remoção de registros obsoletos garantem um sistema mais eficiente.

 

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2022/app-aperfeicoa-registro-de-informacoes-portuarias


Porto Sem Papel: modernização, eficiência e sustentabilidade

O programa está agora implantado em 100% dos 35 portos públicos brasileiros e em 150 terminais privados (TUPs), representando 85% do total de TUPs

 


Foto: Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos

O projeto Porto Sem Papel, parte do esforço de modernização e desburocratização dos portos brasileiros, foi destaque em evento em Brasília. O Seminário contou com a presença de autoridades como Alex Sandro de Ávila e Fábio Lavor Teixeira, além de outros especialistas.

Lançado em 2011 pelo Governo Federal, o sistema foi criado para reduzir burocracias, aumentar a agilidade, gerar economia e tornar o setor marítimo mais eficiente e sustentável. Está presente em todos os 35 portos públicos e 150 terminais privados (TUPs), representando 85% dos TUPs. Gerenciado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, o sistema evolui constantemente, aprimorando processos e agilizando o fluxo de informações.

As melhorias no Porto Sem Papel promovem avanços significativos na navegação interior, reduzindo o tempo e custos de operação, tornando o produto nacional mais competitivo. "Navios que antes demoravam 20 dias atracados, em 2023, reduziram para 7 dias," afirmou, com a meta de 4 dias em 2024.

A integração de entidades como Anvisa, Marinha, Polícia Federal e Autoridades Portuárias em um único sistema, agiliza processos e reduz a burocracia, otimizando o uso de recursos públicos.

Nos últimos três anos, o Porto Sem Papel avançou com apoio do programa Startup gov.br, segundo Loyane de Sousa Tavares. Para 2024, as metas incluem novas normativas, integração com o Portal do Comércio Exterior e aplicação de IA para otimizar operações.

Reconhecido pela Organização Marítima Internacional  (IMO) como a Janela Única Marítima do Brasil, o sistema substitui formulários manuais e presença física, facilitando a gestão do setor. O Brasil apresentará o caso na 48ª sessão do Comitê de Facilitação (FAL) da IMO, em Londres.


Inovações do porto sem papel

O sucesso do Porto Sem Papel destaca a importância da adoção de tecnologias na infraestrutura portuária, um setor essencial para o comércio exterior brasileiro. À medida que novas atualizações são implementadas, espera-se um aumento contínuo na eficiência das operações, contribuindo para a competitividade do Brasil no cenário global.

O sistema Porto Sem Papel foi atualizado para incluir diversas inovações que visam melhorar a eficiência das operações portuárias. A integração com o Sistema da Marinha para o pagamento da Tarifa de Utilização de Faróis (Sistuf) agiliza o processo de geração da Guia de Recolhimento da União (GRU), economizando até 2,8 meses por ano para os agentes. Além disso, a avaliação dos serviços pelos usuários permite monitoramento contínuo, e a integração com o Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (Sistram) oferece à Marinha maior controle sobre as embarcações em águas jurisdicionais brasileiras.

Essa transformação digital, parte do programa Startup gov.br, busca modernizar os serviços públicos, inspirando-se na dinâmica de startups para gerar soluções rápidas e inovadoras. A digitalização dos processos, que já economizou mais de R$ 3,1 bilhões ao governo desde 2019, reflete o compromisso com a eficiência e economia no setor público. O objetivo é proporcionar serviços mais acessíveis e de melhor qualidade a um custo menor para a sociedade.

https://emerhub.com/wp-content/uploads/Emerhub-Philippines-Customs-Clearance-1027x685.jpg


Essa digitalização representa uma transformação fundamental para a modernização dos serviços portuários e para a melhoria da experiência dos usuários, além de reforçar a defesa e o controle marítimo do Brasil.

Postado pelo Grupo Águia

 

Referências: 

  • ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Novas atualizações do Porto Sem Papel aumentam eficiência das operações portuárias. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2021/8/novas-atualizacoes-do-porto-sem-papel-aumentam-eficiencia-das-operacoes-portuarias#:~:text=Sistema%20criado%20para%20aumentar%20a%20efici%C3%AAncia. Acesso em: 27 set. 2024.

  • BRASILIA. MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS. (org.). Porto Sem Papel: modernização, eficiência e sustentabilidade: o programa está agora implantado em 100% dos 35 portos públicos brasileiros e em 150 terminais privados (tups), representando 85% do total de tups. O programa está agora implantado em 100% dos 35 portos públicos brasileiros e em 150 terminais privados (TUPs), representando 85% do total de TUPs. 2024. Ministério de Portos e Aeroportos. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/porto-sem-papel-modernizacao-eficiencia-e-sustentabilidade. Acesso em: 26 set. 2024.
  • REDAÇÃO, Da. Porto Sem Papel ganha atualização para reduzir tempo de operações: portos e logistica. Portos e Logistica. 2022. Como é feita a gestão do porto sem papel?. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-sem-papel-ganha-atualizacao-para-reduzir-tempo-de-operacoes. Acesso em: 25 set. 2024.

Gestão de Rastreamento de Cargas

Os rastreadores via satélite são especialmente vantajosos para frotas de caminhões ou máquinas agrícolas, permitindo que gestores e motoristas monitorem a localização e o desempenho dos veículos em tempo real, independentemente da região.

Essa tecnologia possibilita o acesso a informações detalhadas sobre rotas, paradas, velocidade, quilometragem e até o comportamento dos motoristas, contribuindo para uma gestão das operações mais eficiente e segura.

https://www.rastreadores.org/wp-content/uploads/2019/03/rastreadores-1.jpg


Otimização no Planejamento de Rotas

A telemetria permite identificar e seguir rotas mais eficientes, o que resulta na redução do tempo de viagem e do consumo médio de combustível.

Redução de Custos Operacionais

Ao monitorar o consumo de combustível e realizar a manutenção dos veículos, é possível minimizar custos, evitando a necessidade de reparos inesperados durante as rotas.

Maior Segurança para Veículo e Motorista

Monitorando o comportamento dos motoristas, como a velocidade média e os padrões de frenagem, é possível promover práticas de direção mais seguras e reduzir o risco de acidentes através da direção defensiva.

Melhorias na Gestão das Frotas

Com dados precisos sobre a localização e o status dos veículos, os gestores conseguem tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos e a programação do transporte de cargas.

Transparência e Confiabilidade

O rastreamento em tempo real proporciona maior visibilidade das operações, permitindo que os responsáveis fiquem atualizados sobre o status das entregas, o que ajuda a evitar erros e riscos durante o percurso.

Manutenção Preditiva

A análise dos dados de telemetria possibilita identificar problemas mecânicos antes de viagens, permitindo um planejamento eficiente das manutenções e evitando paradas inesperadas e acidentes.




https://driv.in/pt/blog/otimizacao-de-rotas-um-guia-completo

Conformidade Regulamentar

A telemetria facilita o cumprimento de normas e regulamentos de transporte, registrando e relatando informações essenciais para auditorias e inspeções de veículos e motoristas.

Sustentabilidade no Transporte de Cargas

Ao reduzir o consumo de combustível e otimizar as operações, a telemetria contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes, promovendo práticas mais sustentáveis na logística e ajudando a reduzir a emissão de CO2 dos veículos.

Esses benefícios não apenas melhoram a eficiência logística, mas também fortalecem a competitividade no transporte de cargas e aumentam a satisfação do cliente.

https://prologapp.com/blog/meio-de-transporte-sustentavel/

Postado pelo Grupo Coelho

REFERÊNCIAS:

DELTA GLOBAL: Blog. São Paulo, set. 2023.

PACHECO, Anderson. Importância da telemetria na eficiência da gestão logística. Opentech. São Paulo, p. 1-2. jun. 2024.


ÁGUA DE LASTRO E O NOVO MEXILHÃO VERDE

Água de lastro é o material que preenche os porões do navio descarregado equilibrando sua estrutura durante a navegação ou quando está atracado no porto.

Considerando uma grande embarcação sem carga, torna-se instável para navegação, aumentando assim o risco de acidentes em águas agitadas ou durante tempestades. Quando o navio chega a outro porto para receber uma nova carga, a água de lastro é então despejada no mar num processo chamado de deslastro.

Antigamente, pedras ou areia eram usadas para este fim, mas no final do século XIX essa prática foi alterada e a água passou a ser o material preferido.


https://marsemfim.com.br/a-agua-de-lastro-de-navios-e-a-bioinvasao/

Quando a água de lastro é despejada em um porto distante de sua origem, os organismos presentes nela podem ser liberados em um ecossistema totalmente diferente. As espécies invasoras que chegam por meio dessa água não se restringem a peixes e crustáceos, mas incluem vírus, bactérias, larvas, cistos, algas e até fragmentos de animais oriundos de ecossistemas diferentes dos brasileiros. 

Esses organismos costumam se adaptar de forma resistente ao novo ambiente, provocando graves desequilíbrios ecológicos, já que, em muitos casos, eles se reproduzem rapidamente em condições favoráveis, sem enfrentar concorrentes naturais ou predadores. Isso compromete a capacidade de regeneração do ecossistema local, que não consegue eliminar os resíduos prejudiciais por conta própria.

A competição com espécies nativas é uma das consequências, pois os organismos invasores podem disputar recursos como alimento e espaço, o que pode reduzir a população de espécies nativas e até levar à extinção de algumas delas. Além disso, algumas espécies invasoras atuam como predadores, alterando as cadeias alimentares e causando mais desequilíbrios.

A introdução de espécies invasoras por meio da água de lastro pode diminuir a biodiversidade local, uma vez que as espécies nativas não possuem defesas naturais contra esses novos predadores e competidores.

A redução da biodiversidade também enfraquece a capacidade dos ecossistemas de se adaptarem a mudanças ambientais, como o aquecimento global. Por isso, o controle e a gestão adequada da água de lastro são essenciais para proteger a biodiversidade marinha e preservar a saúde dos ecossistemas ao redor do mundo.

https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/mexilhao-invasor-preocupa-pesquisadores-chega-litoral-sao-paulo/1143029/

Por ano, são movimentadas aproximadamente 10 bilhões de toneladas de água de lastro no mundo. Estima-se que mais de 80 milhões de toneladas de água de lastro sejam lançadas anualmente no litoral brasileiro, onde 95% do comércio exterior acontece por via marítima.


https://cienciahoje.org.br/artigo/mexilhao-dourado-no-brasil/

O mexilhão verde, conhecido como *Perna canaliculus*, é uma espécie nativa da Nova Zelândia, mas se tornou uma preocupação em várias regiões, incluindo algumas áreas do Brasil, devido à sua introdução acidental em novos ecossistemas. Sua relação com a água de lastro é significativa, pois essa água, utilizada por embarcações para garantir estabilidade e equilíbrio, frequentemente contém organismos aquáticos, incluindo larvas de mexilhões.

Quando os navios descarregam essa água em portos, esses organismos podem ser introduzidos em ecossistemas onde não têm predadores naturais, o que pode levar a uma rápida proliferação. O mexilhão verde, com sua alta taxa de reprodução e capacidade de colonizar superfícies, pode competir com espécies nativas por recursos e habitat, prejudicando a biodiversidade local e alterando ecossistemas aquáticos.

Medidas de controle, como a regulamentação do uso de água de lastro e programas de monitoramento, são essenciais para mitigar os impactos da introdução de espécies invasoras como o mexilhão verde.


https://pt.slideshare.net/slideshow/gua-de-lastro-76125655/76125655

As opções atualmente para diminuir o impacto ambiental nas (águas de lastro) que chegam a ser considerada são:

  • métodos mecânicos de tratamento, como filtragem e separação
  • métodos físicos, como esterilização com ozônio
  • luz ultravioleta
  • correntes elétricas
  • tratamento térmico
  • métodos químicos, que envolvem a adição de biocidas à água de lastro para eliminar organismos.

Todas essas alternativas requerem esforços significativos de pesquisa para o futuro. Os principais desafios estão relacionados à escala dessas novas técnicas, que precisam ser capazes de lidar com grandes volumes de água de lastro, igual às cerca de 60.000 toneladas que um navio graneleiro de 200.000 DWT pode carregar.

https://pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2014/02/infografico-pronto.jpg

Assim, se pode concluir que a água de lastro, apesar de sua função crucial na navegação, representa uma séria ameaça à biodiversidade marinha ao facilitar a introdução de espécies invasoras. Essas espécies, como o mexilhão verde, podem competir com as nativas, causando desequilíbrios ecológicos e reduzindo a biodiversidade. A implementação de medidas de controle e tratamento da água de lastro é essencial para mitigar esses impactos, protegendo ecossistemas e promovendo a saúde ambiental. Portanto, a gestão responsável dessa prática é crucial para a preservação dos ambientes marinhos.


Postado pelo Grupo Suricato


REFERÊNCIAS:

Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sgua-lastro-suas-ameacaspotencial.htm. Acesso em 26 de setembro de 2024.

Souza, R.C.C.L.; Calazans, S.H. & Silva, E.P. 2009. Impacto das Espécies Invasoras no Ambiente Aquático. Ciência e Cultura, 61: 35-41.

LUCENA, Felipe. Mexilhão invasor capaz de causar danos ao meio ambiente e à saúde está sendo encontrado em grandes quantidades: a espécie é trazida por navios. ambientalistas cobram maiores ações de órgãos públicos para conter os danos provocados por ela. A espécie é trazida por navios. Ambientalistas cobram maiores ações de órgãos públicos para conter os danos provocados por ela. 2024. Disponível em: https://diariodorio.com/mexilhao-invasor-capaz-de-causar-danos-ao-meio-ambiente-e-a-saude-publica-esta-sendo-encontrado-em-grandes-quantidades-na-baia-de-guanabara/. Acesso em: 10 set. 2024.

BRASÍLIA. Governo Federal. Secretaria do Meio Ambiente (ed.). Meio ambiente: água de lastro. Brasília: MMA, 2012. 1 v. MMA. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao/convencao-da-onu/principios/itemlist/category/111-agua-de-lastro.. Acesso em: 26 set. 2024.

ARAGUAIA, Mariana. "Água de lastro e suas ameaças em potencial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sgua-lastro-suas-ameacas-potencial.htm. Acesso em 27 de setembro de 2024.

BONTURI, Roberta. Água de Lastro. 2020. Disponível em: https://olharoceanografico.com/agua-de-lastro/. Acesso em: 26 set. 2020.




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