Tipos de Navegações Aquaviárias





 Olá, leitores, hoje vamos falar um pouco sobre tipos de navegação, algumas informações de como funciona, vantagens e desvantagens, entre outras coisas, o primeiro que iremos falar é:

Navegação por Cabotagem

A cabotagem é uma forma de transporte aquaviário que ocorre entre portos dentro do mesmo país. No Brasil, ela representa uma alternativa econômica e sustentável, com potencial para reduzir custos e impactos ambientais.


 Vantagens da Cabotagem

- Economia: Pode ser até 62% mais barata que o transporte rodoviário.

- Menor Impacto Ambiental: Reduz a emissão de poluentes.

- Descongestiona Rodovias: Diminui a dependência do transporte terrestre.

- Mais Segurança: Menor risco de acidentes e danos às cargas.


Processo da navegação

Coleta:A carga é levada ao porto.

Transporte Marítimo: Realizado entre portos nacionais.

Entrega: A carga segue ao destino final por outros meios.

A cabotagem é uma solução eficaz para o transporte de cargas no Brasil, promovendo uma logística integrada e um desenvolvimento econômico mais verde.

Também temos a:

Navegação de Longo Curso

O transporte de longa distância é um dos principais motores do comércio internacional, ligando o Brasil à economia global. Este modo de transporte marítimo é importante para a exportação e importação de uma variedade de produtos, desde commodities até produtos manufaturados.


O Papel da Navegação de Longo Curso

- Comércio Exterior: É a espinha dorsal do comércio exterior, permitindo que o Brasil participe ativamente do mercado global.

- Movimentação de Cargas: Em 2018, o Brasil transportou 822,8 milhões de toneladas através deste modal.

- Diversidade de Navios: A frota inclui navios porta-contêineres, petroleiros, graneleiros e outros especializados em diferentes tipos de cargas.


Funcionamento da Navegação de Longo Curso

Embarque: As mercadorias são carregadas nos navios nos portos brasileiros.

Travessia Oceânica: Os navios navegam por rotas internacionais, cruzando oceanos até alcançarem portos estrangeiros.

Desembarque e Distribuição: Após a chegada, as cargas são desembarcadas e distribuídas para os seus destinos finais.

Outra importante forma de navegação é a:


Navegação Costeira

A navegação costeira é uma forma de transporte marítimo que ocorre ao longo das costas, mantendo-se relativamente próxima à terra firme. No Brasil, ela desempenha um papel crucial no transporte de mercadorias e passageiros, conectando portos, cidades e ilhas de maneira eficiente e segura.


Características da Navegação Costeira:


- Proximidade da Costa: As embarcações viajam perto do litoral, o que proporciona maior segurança e facilita a orientação.

- Versatilidade: Serve tanto para fins comerciais quanto para atividades de lazer, como cruzeiros e passeios turísticos.

- Infraestrutura de Portos: Acesso facilitado a portos e ancoradouros para carregamento e descarregamento de cargas.


Benefícios da Navegação Costeira

Segurança: Menor risco de acidentes devido à proximidade da costa e à presença de pontos de referência visuais.

Eficiência: Conexão direta entre portos e cidades costeiras, otimizando o tempo de viagem.

Desenvolvimento Econômico: Estimula o comércio local e o turismo, impulsionando a economia das regiões costeiras.


Equipamentos Necessários

- Cartas Náuticas: Para planejamento de rotas e localização.

- Bússola e GPS: Essenciais para a navegação e orientação.

- Rádio VHF: Para comunicação e segurança.


              Postado pelo Grupo Canguru


Referências 

https://mundologistica.com.br/
https://www.logisticadescomplicada.com/
https://porthosinternational.com.br/blog/transporte-maritimo-de-longos-cursos-e-cabotagem/




Curiosidades sobre o transporte aéreo

Nessa postagem traremos algumas curiosidades sobre o modal aéreo.


 


Já existem aviões que fazem aterrissagens no piloto automático

Com o auxilio do piloto automático , o piloto consegue fazer outras tarefas durante o voo, assim a pilotagem fica praticamente no controle do sistema computadorizado da aeronave. Os aviões mais modernos são equipados com sensores que se comunicam com sistemas eletrônicos e seguem as rotas pré configuradas.






Primeiro Voo de Carga Aérea

7 de novembro de 1910, foi neste dia que se registou o primeiro voo de carga aérea entre Dayton e Columbos, nos EUA, e demorou cerca de uma hora a percorrer uma distância de cerca de 100km (65 milhas). Carregava apenas cerca de 90kg de seda para a abertura de uma loja.





Não absorve raios

Com o avanço da tecnologia e da engenharia aeronáutica, os aviões podem ser atingidos pelas descargas elétricas e a energia não é absorvida pelas aeronaves.




Maior Avião de Carga

• Antonov AN-225 Mriya


Até 2022, este avião, projetado pela empresa ucraniana Antonov, era capaz de transportar até 250 toneladas de carga. Em abril de 2022 foi destruído em seguimento dos combates entre as forças russas e ucranianas.

 


Não é preciso que todos os motores funcionem

Se um dos motores falhar, provavelmente a aeronave vai gastar mais combustível e não conseguirá percorrer a distancia programada e por isso um pouso de emergência pode ser necessário.



 


Mercadoria Mais Pesada

O famoso Antonov transportou, em 2020, da China para França, cerca de 150 toneladas métricas de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual, estabelecendo o recorde mundial para o maior volume já transportado por via aérea. Foram necessárias cerca de 20 horas para que toda a carga fosse descarregada.






Inventor do avião

O transporte aéreo é um dos mais modernos e recentes, visto que foi consolidado somente no último século. A origem desse tipo de transporte está relacionada à invenção de um brasileiro, Alberto Santos Dumont (1873-1932), considerado o “pai da aviação”, uma vez que é tido como o inventor do avião.




Postado pelo Grupo Lhama

REFERÊNCIAS

Fontes: https://olicargo.com/blog/2023/05/4-curiosidades-sobre-o-transporte-aereo/


Tipos de Veículos autônomos

Veículos com autonomia em 2024?
Venha descobrir!

Já parou para pensar em transportes sem precisar de um condutor? Esse será o assunto do nosso post. Esta tecnologia vem dominando o mundo, principalmente a área da Logística, a seguir veremos alguns tipos de veículos autônomos espalhados pelo mundo:

  • Navios
Os navios autônomos são embarcações compostas por inúmeras tecnologias que visam trazer maior segurança e eficiência para a navegação. Essas embarcações utilizam automação para suplementar ou apoiar a tomada de decisão a bordo ou gerenciar tarefas rotineiras e repetitivas.
Os navios autônomos são uma ameaça à demanda dos marítimos? (sopesp.com.br)

  • Submarino
O Veículo Submarino Autônomo é uma tecnologia inovadora que permite a exploração das profundezas do oceano sem a necessidade de limites humanos. Com sua capacidade de operar de forma autônoma, o veículo pode percorrer grandes distâncias e coletar dados precisos sobre o ambiente submarino.

O Veículo Submarino Autônomo é equipado com sensores e câmeras de alta tecnologia que permitem a coleta de dados e imagens em tempo real. Ele é controlado remotamente por uma equipe de operadores que monitoram sua trajetória e dados coletados.

O submarino robô que pode mapear praticamente cada centímetro do oceano (uol.com.br)
  • Trens
Os trens autônomos representam uma inovação significativa no setor ferroviário, introduzindo a automação para melhorar a eficiência, segurança e sustentabilidade do transporte ferroviário. Esses trens são projetados para operar sem a necessidade de um condutor humano a bordo, sendo controlados por sistemas avançados de inteligência artificial e automação.


ViaQuatro recebe novo trem para linha 4 amarela (viatrolebus.com.br)

Os trens do metrô da Linha 4 – Amarela, de São Paulo, são diferentes dos tradicionais, eles não têm cabine e nem condutor é totalmente driverless, de acordo com supervisor da CPTM Diego Silva Rocha o sistema operante na linha é o CBTC (Communications-Based Train Control) que basicamente é um mecanismo de comunicação interna que lê sensores na própria via para acelerar e informar que está seguindo viagem, ou seja, a comunicação é feita através de painéis eletrônicos que direcionam comandos para acelerar ou de frenagem

Trens da linha 4 amarela 
  • Caminhões
O caminhão autônomo é um tipo de automóvel concebido para operar sem a intervenção de um condutor humano, graças à implementação de sistemas de automação e inteligência artificial que possibilitam sua navegação no tráfego, realização de entregas e transporte de carga de forma autônoma.

Primeiro caminhão autônomo sem cabine para motorista é apresentado (olhardigital.com.br)

Esses veículos dependem de uma variedade de tecnologias, como sensores, GPS e LIDAR. Além disso, os algoritmos de aprendizado de máquina são empregados para alimentar os veículos autônomos, permitindo-lhes tomar decisões ágeis e adaptar-se a mudanças inesperadas durante sua trajetória, como a presença repentina de um animal na via.

Um exemplo desse veículo é o modelo experimental da USP e a Scania, desenvolvido inteiramente por pesquisadores do Brasil. O veículo, baseado em um caminhão Scania G360 6×4, incorpora tecnologias resultantes de uma parceria estabelecida em 2013 entre a montadora sueca, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

  • Carros  

A principal característica de um carro autônomo está no fato de ele possuir um sistema de navegação que não depender de um controle direto de um condutor, ou seja, é um carro capaz de se guiar sozinho e, inclusive, realizar os caminhos que precisa seguir, tomando as decisões necessárias de forma autônoma a partir da ajuda e do suporte de inteligência artificial.

Interior de um carro autônomo 

Atualmente, já existem grandes empresas experimentando a ideia e a colocando em teste, como Tesla, Chevrolet, Volkswagen, Peugeot e Toyota. Nos países da Europa e os Estados Unidos, existem carros em fases de testes ou em protótipos, e já é possível ver esses automóveis pelas ruas. Os carros de aplicativo já estão sendo utilizados com esta tecnologia, onde o passageiro seleciona a corrida até o seu destino e é levado sem um condutor humano, totalmente guiado pela tecnologia autônoma.  

Carros autônomos sem o controle humano 
  • Máquinas agrícolas

Máquinas agrícolas (VAA) 

No setor agrícola o nome dado aos veículos autônomos é VAA (veículo agrícola autônomo) e são divididos em 2 grupos, os tratores autônomos que servem como fonte de potência e tração para implementos agrícolas e os robôs móveis, aplicados para realizar operações agrícolas específicas. No Brasil já existem modelos para atender todas as etapas da lavoura, plantio e colheita.

A empresa pioneira em VAAs no Brasil é a Jacto, que desde 2008 trabalha no JAV Jacto Autonomous Vehicle, um pulverizador autônomo, que serve para proteger a lavoura contra pragas, doenças, insetos e também a disposição de nutrientes.

Máquinas agrícolas em funcionamento 

Em 2010 o JAV apareceu para o público durante o Agrishow; e em 2023 a empresa recebeu o prêmio Gerdau melhores da terra com o Arbus 4000 JAV, que é o primeiro pulverizador autônomo brasileiro presente no mercado, o equipamento contempla uma completa aplicação, monitoramento de tecnologia de operação e veicular de ponta, com ganhos significativos baseados em informações coletadas tanto pela máquina como no ambiente.


  • Robôs e Drones
Entregas onde não tem uma ponte, onde depende de balsa, onde o trânsito é extremamente caótico, a logística aérea não tripulada pode ser um ganho econômico e expressivo de mercado”, disse o engenheiro da Speedbird.

A operação com drone é mais barata e atende qualquer tipo de segmento. Em Aracajú, a Speedbird opera com um drone que decola de um shopping para um hub de distribuição final. De acordo com a legislação brasileira, há rotas pré-definidas que devem ser seguidas e a partida e chegada dos dispositivos devem acontecer em espaços determinados.

Ifood faz primeiro teste de entrega em campinas (revendedor.com.br)

A iFood tem uma iniciativa de entregas por robôs no Brasil. Apelidado de “Ada”, já faz entrega de ovos de Páscoa na cidade de Ribeirão Preto como teste. Possui uma inteligência artificial que mapeia cada metro percorrido. Calculando como ele percorre de ponto A ao ponto B de forma automatizada, no menor tempo e esforço de bateria, no caminho mais eficiente.
Robô autônomo do Ifood realiza entregas de ovos de páscoa no Brasil (techtudo.com.br)
  • Empilhadeiras
A Amazon, uma das líderes do setor e-commerce, tem inovado para garantir que seu crescimento seja favorável, considerando isso, anunciou seu “primeiro robô móvel totalmente autônomo”, destinado a mover grandes cargas nos centros de distribuição. Chamado de Proteus, tem a capacidade de navegar com segurança em torno de funcionários humanos.

Empilhadeiras robotizadas da Amazon 

A fabricante de autopeças ZF em Sorocaba (SP) dá mais um exemplo de pioneirismo com a implantação de Veículos autônomos que suportam o transporte de produtos dentro os prédios da unidade de forma completamente autônoma.

O projeto faz parte da estratégia de tornar seus processos cada vez mais alinhados aos princípios da indústria 4.0 e de automação. Com a Implementação, trouxe um aumento de 31,8% de produtividade na movimentação de cargas e redução de 94,6% na variabilidade do tempo de entrega dos materiais.

Este foi mais um post sobre Veículos autônomos, esperamos que tenham gostado! Aguardem os próximos posts da semana que vem.


Postado pelo Grupo Lontra





REFERÊNCIAS

https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/ccr-rodonorte/linha-mais-moderna-do-metro-de-sao-paulo-e-operada-pela-iniciativa-privada-0tb504p8s1wjre8iytww8lyb4/
https://digital.intermodal.com.br/nt-expo/trens-autonomos-cases-e-o-que-esperar-do-futuro

https://www.viaquatro.com.br/Media/Press/PressRoom/fa0d80bca7344012b135bd7fd6d0d218_06-17-press-kit.pdf

https://www.itfglobal.org/pt/sector/seafarers/automa%C3%A7%C3%A3o-de-navios#:~:text=Navios%20aut%C3%B4nomos%20utilizam%20automa%C3%A7%C3%A3o%20para,ou%20controlem%20fun%C3%A7%C3%B5es%20a%20bordo.

https://cdn-pen.nuneshost.com/-docindexerpdf/1navios-autonomos-e-a-qualificacao-profissional.pdf

https://dicionariodopetroleo.com.br/veiculo-submarino-autonomo/

: https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/caminhao-autonomo/#:~:text=O%20caminh%C3%A3o%20aut%C3%B4nomo%20%C3%A9%20um,transportar%20mercadorias%20de%20maneira%20independente.

https://www5.usp.br/noticias/tecnologia-2/usp-e-scania-desenvolvem-caminhao-autonomo-totalmente-produzido-no-brasil/

https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/como-os-caminhoes-autonomos-funcionam/

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fimg.olhardigital.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2019%2F09%2F20190925092822.jpg&tbnid=929OUR_nHkm5kM&vet=12ahUKEwi5hoOrq9uEAxW5MbkGHfMMCCoQMygGegQIARBb..i&imgrefurl=https%3A%2F%2Folhardigital.com.br%2F2019%2F09%2F25%2Fcarros-e-tecnologia%2Fprimeiro-caminhao-autonomo-sem-cabine-para-motorista-e-apresentado%2F&docid=iVIMYCcCn688nM&w=860&h=547&q=caminh%C3%A3o%20autonomo&ved=2ahUKEwi5hoOrq9uEAxW5MbkGHfMMCCoQMygGegQIARBb

https://youtu.be/dmhq6xMS_o4?si=sp_EYhk24xodUTaM

https://olhardigital.com.br/2022/04/05/carros-e-tecnologia/carros-autonomos/

https://frotas.localiza.com/blog/carros-autonomos

Robô-garçom deve chegar aos restaurantes em breve - Olhar Digital

Veículos elétricos e drones são principais tendências para logística | Automotive Business

De drones a carro autônomo: as inovações na logística (startse.com)

Amazon anuncia robô de galpão totalmente autônomo e que reconhece humanos | ExamePioneirismo Brasileiro: 

Veículos autônomos operam 24h na planta da ZF em Sorocaba - Tecnologias em usinagem e manufatura aditiva - AMS Brasil.






Intermodal e Multimodal na Logística

Intermodal e multimodal são termos relacionados ao transporte de mercadorias e passageiros, referindo-se a diferentes abordagens para a movimentação de carga e pessoas entre diferentes modos de transporte.

Intermodal: O transporte intermodal envolve o uso de mais de um modo de transporte em uma única jornada de carga ou passageiros, geralmente coordenado de maneira eficiente. Exemplo: Um contêiner que é transportado por caminhão até um terminal ferroviário e depois transferido para um trem e, eventualmente, pode ser movido para um navio para transporte marítimo.

Multimodal: O transporte multimodal refere-se ao uso de vários modos de transporte em uma única operação, mas nem sempre durante a mesma jornada. Exemplo: Uma carga que inicialmente é movida por caminhão até um terminal de carga, transferida para um navio para o transporte marítimo e, então novamente, transferida para um trem para a última parte do percurso.


Em resumo, a intermodalidade se refere à combinação de diferentes modais de transporte em uma operação logística, com transferência física e possíveis mudanças de embalagem entre os modais, enquanto a multimodalidade envolve o uso de múltiplos modais de forma integrada, sob a coordenação de um único operador e sem a necessidade de transferências físicas ou mudanças na carga. Ambas as abordagens visam otimizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a flexibilidade no transporte de mercadorias e pessoas.

Expectativas no Brasil:

Malha ferroviária brasileira

O futuro dos modais de transporte no Brasil depende de uma combinação de investimentos em infraestrutura, avanços tecnológicos, políticas sustentáveis e iniciativas para promover a integração e a eficiência do sistema de transporte como um todo. A diversificação das modalidades é um passo fundamental para ocorrer mudanças positivas no cenário brasileiro. Existem previsões para que a dependência do modal rodoviário seja reduzida. Há um levantamento realizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde demonstra que os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário representarão um terço do transporte nacional cada um até 2025. Atualmente, segundo dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a representatividade dos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário são, respectivamente, de 61,1%, 20,7% e 13,6%.

Referência:
https://www.antf.org.br/mapa-ferroviario/
https://www.cnt.org.br/
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

                                                 Postado pelo Grupo Pavão.

AS VANTAGENS DO MODAL DUTOVIÁRIO


AS VANTAGENS DO MODAL DUTOVIÁRIO 


 modal dutoviário, ou transporte por dutos, apresenta diversas vantagens que o tornam uma opção viável e eficiente para o transporte de diferentes tipos de carga. A seguir, são destacadas algumas das principais vantagens:

Clima: Menor dependência de condições climáticas adversas, garantindo operações mais estáveis.

Meio Ambiente: Menor impacto ambiental, com redução de emissões de gases de efeito estufa e menor impacto visual e sonoro.


Fonte:https://clickpetroleoegas.com.br/

Custo operacional: reduzido em comparação com outros modais, especialmente para longas distâncias e grande quantidade de carga

Armazenamento: Menor necessidade de armazenamento intermediário, reduzindo custos de armazenamento e manuseio.


Fonte: https://logisticaeomundo.wordpress.com/


Manutenção: simplificada e menor necessidade de intervenção após a instalação.

Perda de produtos: Redução de danos e perdas de carga durante o transporte.

Fonte:https://www.construtoraelevacao.com.


Tempo: Capacidade de cumprir prazos de entrega mais apertados devido à confiabilidade e previsibilidade.

Tempo em longas distancias: Redução do tempo de trânsito, especialmente em longas distâncias.

Fonte:https://prezi.com/ 

DESVANTAGENS DO MODAL DUTOVIÁRIO


Custo Alto: Construir uma dutovia é caro porque precisa seguir regras de segurança muito rigorosas para evitar acidentes, o que custa muito dinheiro. Além disso, o transporte dutoviário não é muito flexível, pois só pode transportar certos tipos de produtos, e uma vez que os tubos estão instalados, mudar a rota é difícil e custoso. Por exemplo, houve acidentes que custaram mais de 600 milhões de dólares só em danos diretos, sem contar o prejuízo nas ações das empresas, que pode ser muito maior, como aconteceu com a BP depois do vazamento de óleo no Golfo do México em 2010.

Fonte
:https://www.apolo11.com/

Segurança: Os riscos de acidentes de grande impacto ambiental com o rompimento dos dutos são elevados. Isso ocorre porque, caso o rompimento aconteça, os produtos transportados podem contaminar o meio ambiente ao entrar em contato com o mar ou o solo

Fonte: blogdoraul.com.br

Disponibilidade: As dutovias são construídas para atender necessidades específicas e não são flexíveis para diferentes usos. Mudanças no sistema são caras, tornando o modal dutoviário menos disponível em comparação com outros modais. Isso pode ser uma razão para sua baixa utilização no Brasil.

Fonte:https://tribunadosertao.com.br/

Pouca variedade de produtos: Além disso, o modal dutoviário acaba por não ter tanta representatividade na logística de transportes do Brasil por ser um meio de transporte muito restrito a algumas operações, sendo a maioria dos produtos transportados pelos dutos no Brasil são realizados pela Petrobras.

Fontehttps://moburbana.wordpress.com/



Fontes dos textos citados: Pipeline Leak Detection (2010), Pipeline Leak Detection (2010), Click Petróleo e Gás (2021), Sancagalpoes.com(2014) Transligue (2022).



Postado pelo Grupo Raposa




MODAL RODOVIÁRIO - TIPOS DE CARGAS

O transporte rodoviário no Brasil é essencial para movimentar diversos tipos de carga, desde grãos até veículos automotivos. Destacamos as principais categorias:

1. Carga a Granel: Transportada em caminhões abertos, requer lona de proteção. Grãos e líquidos são comuns, sendo organizados com pallets.

2. Carga Frigorífica: Perecíveis ou congeladas exigem carrocerias baú refrigerado, com temperatura controlada entre 0 e -20°C.

3. Carga Viva: Associada à pecuária, demanda carrocerias fechadas, como a boiadeira, para garantir o bem-estar dos animais.

4. Carga Conteinerizada: Transportada em caminhões adaptados para contêineres, oferece versatilidade para mercadorias frágeis e refrigeradas.

5. Carga Perigosa: Nove classes de produtos perigosos exigem cuidados específicos, sinalização e transporte especializado.

6. Cargas Indivisíveis e Excepcionais de Grande Porte: Equipamentos pesados necessitam de veículos especiais para garantir segurança no transporte.

7. Cargas Frágeis: Louças, vidros e cristais exigem embalagens especiais, com proteção e veículos com suspensão de ar.

8. Cargas de Veículos Automotivos: Transporte eficiente de carros e motocicletas por meio de caminhões-cegonha, seguindo regras rigorosas de segurança.

9. Cargas de Minério e Cimento: Podem ser transportadas por dutos com bombas especiais ou caminhões de grade baixa para mercadorias ensacadas, com proteção contra água.

Em síntese, o transporte rodoviário no Brasil desempenha um papel vital na movimentação de variados tipos de carga, desde os mais diversos produtos até veículos automotivos. Cada categoria apresenta suas particularidades e demandas específicas, evidenciando a complexidade desse setor.

A eficiência operacional das transportadoras é fundamental, destacando-se a importância da conformidade com a documentação obrigatória, como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe). 

Nesse contexto, a HIVECLOUD oferece soluções eficazes para otimizar e simplificar esse processo, contribuindo para a regularidade das operações logísticas.

Assim, diante dos desafios e peculiaridades do transporte rodoviário, é essencial reconhecer a relevância desse modal na dinâmica do mercado brasileiro, proporcionando agilidade, integração nacional e custos acessíveis, fundamentais para o desenvolvimento econômico e a movimentação eficiente de mercadorias em todo o país.

REFERÊNCIAS:

HIVECLOUD.COM


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