Modal Aquaviário

Olá, leitores, hoje vamos falar um pouco sobre o modal aquaviário, algumas informações de como funciona, vantagens e desvantagens, entre outros, mas primeiro vamos ver o que é um modal aquaviário: 

O modal aquaviário, é o transporte de cargas ou pessoas pelos mares, oceanos, rios, lagos etc. 

Ele desempenha um papel fundamental no transporte de produtos e pessoas, diferenciando-se pelos seus baixos custos e eficiência em longas distâncias. 

Isso torna os produtos transportados por via aquaviária mais competitivos no mercado, pois o custo do frete é um dos fatores que afetam diretamente o preço final pago ao consumidor. 

O transporte aquaviário é especialmente eficaz no transporte marítimo internacional, criando condições favoráveis para a movimentação de mercadorias entre continentes. 

Além disso, esse modo oferece rotas exclusivas e evita problemas comuns no trânsito, garantindo um transporte mais seguro e confiável. 

Em suma, o transporte aquaviário é uma opção económica e eficiente para o transporte de mercadorias e pessoas, desempenhando um papel importante na cadeia de abastecimento global. 

Os seus benefícios tornam-no numa escolha cada vez mais popular para empresas que procuram otimizar custos e melhorar a competitividade nos mercados internacionais.

O modal aquaviário pode ser divido em várias subdivisões dentro de sua vertente, mas as três principais são

Transporte Fluvial


O transporte fluvial ocorre tranquilamente nos rios e canais artificiais, seguindo as hidrovias que cruzam os continentes. 

Embora sua velocidade seja mais lenta, é uma escolha eficiente para curtas distâncias, transportando cargas diversas, desde minérios até produtos de menor valor agregado. 

No Brasil, as hidrovias Tocantins-Araguaia e Solimões-Amazonas são conexões vitais.

Transporte Marítimo


O transporte marítimo é um gigante dos mares, conectando nações e continentes por meio de navios imponentes. Seja na cabotagem costeira ou no comércio internacional, essa modalidade abrange distâncias curtas e longas, impulsionando o comércio global. Apesar dos desafios enfrentados no Brasil, como altos custos e burocracia, o Porto de Santos se destaca como um importante centro de transporte marítimo na América Latina.

Transporte Lacustre


Nas águas calmas dos lagos e lagoas, o transporte segue rotas menos percorridas. Com barcos e balsas, a cabotagem lacustre supera os limites naturais desses corpos d'água dentro das fronteiras nacionais. Embora menos comum internacionalmente, desempenha um papel vital no transporte interno e regional, especialmente em regiões abençoadas com abundantes recursos hídricos, como as rotas da Lagoa dos Patos e da Lagoa Mirim no sul do Brasil.

Vantagens

Segurança: O transporte aquaviário oferece menor risco de roubos e desvios de carga em comparação com outros modais. Isso se acontece por causa do controle dos portos e rotas marítimas.

Alta Capacidade de Carga: Navios e embarcações têm a capacidade de transportar grandes quantidades de mercadorias. Isso é muito vantajoso para cargas volumosas e pesadas.

Impacto Ambiental Reduzido: O transporte pela água tem um impacto menor ambiental em comparação com outros modais, como o rodoviário e o aéreo. A emissão de poluentes é significativamente menor, deixando-o de uma forma mais sustentável.

Baixo Consumo Energético: Os navios consomem menos energia por tonelada transportada comparando com caminhões e aviões. Isso resulta em eficiência energética e menor custo operacional.

Benefícios Sociais: O modal aquaviário contribui para o desenvolvimento econômico e social das regiões costeiras. Ele gera empregos, facilita o comércio internacional e nacional e conecta comunidades.

Desvantagens

Lentidão: O transporte aquaviário é mais lento em comparação com outros modais, como o transporte aéreo. Pode levar semanas ou até meses para que as mercadorias cheguem no destino.

Rotas Limitadas: Nem todos os lugares têm acesso direto à água. Isso limita as rotas disponíveis e pode exigir o uso de outros modais para a distribuição.

Exigências de Embalagem: O transporte aquaviário requer embalagens fortes e resistentes à água. Isso pode aumentar os custos para os exportadores e importadores.

Congestionamentos nos Portos: Os portos frequentemente enfrentam congestionamentos, o que pode atrasar o carregamento e descarregamento das cargas.

Preços Elevados dos Combustíveis: O aumento no preço dos combustíveis atinge diretamente os custos operacionais das embarcações. Isso pode impactar o valor final das mercadorias transportadas.

Postado pelo Grupo Canguru

Referências

Transporte Fluvial - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Transporte Fluvial - PrePara ENEM

Transporte Fluvial - Conceito, exemplos e características (conceitosdomundo.pt)

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS (usp.br)

Transporte Marítimo - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Meio de transporte marítimo: saiba como funciona! (abccargas.com)

Transporte Marítimo - Conceito, vantagens e documentação

(conceitosdomundo.pt)

que é um porto lacustre? - do que eles estão falando (ahoyberlin.com.br)

Transporte aquaviário ou hidroviário - Geografia - InfoEscola

O que é lacustre na logística? (todasasrespostas.pt)

Modal Aeroviário: Definição, Vantagens e Desvantagens.



 

 

O que é ?

modal aeroviário é o transporte realizado por meio do ar, logo necessita de grandes investimentos em tecnologia, assim como em termos de autonomia de deslocamento. A modernização desse meio de transporte, baseado em grandes investimentos em aparatos tecnológicos, possibilitou maior segurança e conforto para os passageiros.

Portanto, o transporte aéreo, além de ser considerado muito moderno e rápido, é indicado preferencialmente para o cruzamento de grandes distâncias em um curto período de tempo. Porém, o transporte aéreo não possui grande capacidade de carga, sendo utilizado para o transporte de bens específicos, em geral de considerável valor agregado.


Meios de transportes aéreos

 


Os meios de transporte aéreos correspondem a um pequeno grupo de equipamentos que possuem mecanismos para deslocarem-se pelo ar. São eles: aviões, helicópteros, dirigíveis, planadores, balões e drones.

As Vantagens e Desvantagens do Transporte Aéreo

Como todo meio de transporte na esfera da logística, o transporte aeroviário também tem suas vantagens e desvantagens, a seguir:


Vantagens

A efetividade de transporte em longas distâncias, visto que é um meio bastante rápido de deslocamento entre grandes extensões territoriais;

O emprego no transporte de cargas de pequeno volume e grande valor agregado, além de cargas perecíveis e urgentes;

A grande segurança, pontualidade e conforto do transporte aéreo realizado em equipamentos mais modernos;

A utilização em zonas de difícil acesso, com características geográficas desfavoráveis, como ilhas e montanhas.

Desvantagens

O transporte aéreo também apresenta desvantagens importantes. São pontos negativos desse modal de transporte:

O elevado custo de manutenção das aeronaves que são utilizadas para o translado de mercadorias e passageiros;

A pequena disponibilidade de infraestruturas de aeroportos e heliportos para o recebimento dos transportes aéreos;

O grande consumo de combustíveis, que encarece o frete do transporte e gera elevada poluição do ar;

O impacto ambiental provocado pelo elevado ruído da aeronave e pela mortandade de pássaros e outras espécies de aves.

A dependência de condições atmosféricas específicas, que caso sejam desfavoráveis podem dificultar a realização de voos.

Postado pelo grupo Lhama.

REFERÊNCIAS

https://olicargo.com/blog/2023/05/4-curiosidades-sobre-o-transporte-aereo/

aerotd.com.br



E AÍ GALERA, POR AQUI FALAREMOS UM POUCO SOBRE LOGÍSTICA. E HOJE O TEMA É: MODAL FERROVIÁRIO. SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA!!!


O modal ferroviário inclui trens formados por locomotivas e vagões que se movem em estruturas chamadas via permanente, usando trilhos. A peculiaridade das ferrovias em comparação com outros meios de transporte é que os veículos ferroviários não podem mudar sua direção livremente, pois são restritos pelos trilhos.

Rodrigo de Alvarenga Rosa, autor do livro Gestão Logística, explica que a ferrovia funciona como um sistema autoguiado. Isso significa que os trens não decidem por conta própria se devem sair dos trilhos; eles simplesmente seguem a via que é determinada por Aparelhos de Mudança de Via.


O transporte ferroviário possui vantagens específicas em relação ao manuseio de carga, especialmente para produtos a granel, como grãos e minérios. Terminais eficientes podem ser construídos para agilizar as operações e reduzir custos. No entanto, para produtos manufaturados, as operações são mais lentas e dispendiosas.

Essa vantagem se destaca em distâncias maiores, enquanto para curtas distâncias, os custos fixos tornam o transporte ferroviário menos competitivo devido a custos de frete mais elevados.

O transporte ferroviário oferece opções para carga total ou fracionada, sendo o frete para carga total geralmente mais baixo devido à menor necessidade de manuseio.

Além disso, as ferrovias proporcionam serviços especiais, como movimentação de granéis, transporte refrigerado, automóveis e serviços expressos que garantem entrega dentro de prazos específicos. Também oferecem privilégios de parada, flexibilidade de roteiros e alterações no destino final durante o transporte.

TIPOS DE VAGÕES

1.Hopper Fechado

Refere-se a um vagão ferroviário projetado com uma estrutura que permite o transporte de carga a granel, como grãos, minérios, produtos químicos, entre outros, de forma fechada e segura. Esses vagões são construídos com um compartimento principal fechado, geralmente com portas de carregamento e descarregamento, que garantem a proteção da carga contra intempéries e outros elementos externos durante o transporte. Essa configuração é especialmente útil para materiais que requerem proteção contra umidade, poeira ou contaminação durante o trajeto. Esse tipo de vagão suporta até 100 toneladas.

2. Plataforma ou prancha

Uma estrutura plana utilizada em ferrovias para transportar cargas que não podem ser acomodadas nos vagões convencionais, como maquinaria pesada, equipamentos industriais ou produtos de grandes dimensões. Essas plataformas são geralmente montadas sobre truques ferroviários e podem ser de diferentes tamanhos e capacidades, dependendo das necessidades específicas de transporte. Elas oferecem uma superfície estável e segura para carregar e descarregar cargas volumosas ou pesadas, facilitando o transporte eficiente e seguro desses itens ao longo da rede ferroviária. A capacidade de carga desse tipo de vagão é de 95 toneladas.

3. Gôndola

É um tipo específico de vagão utilizado no transporte ferroviário de carga. Ela se destaca por ter um design aberto, com laterais baixas e muitas vezes sem teto, permitindo o transporte de carga a granel ou de grande volume, como carvão, minério, produtos agrícolas, madeira, entre outros. As gôndolas são projetadas para facilitar o carregamento e descarregamento de materiais por meio de guindastes ou equipamentos similares.

Esses vagões podem variar em tamanho, capacidade de carga e características específicas, dependendo do tipo de carga que serão transportadas e das exigências do sistema ferroviário em que operam. As gôndolas desempenham um papel crucial na movimentação de grandes quantidades de carga a granel ao longo de longas distâncias, tornando-se uma parte essencial da infraestrutura ferroviária em muitos países.

4. Tanque

É um tipo de vagão ferroviário especialmente projetado para transportar líquidos ou gases em grande quantidade. Esses tanques são construídos para garantir a segurança do transporte de substâncias perigosas ou sensíveis, como petróleo, produtos químicos, gases liquefeitos, entre outros.

Os tanques ferroviários são geralmente cilíndricos e podem variar em tamanho e capacidade, dependendo do tipo de carga que serão transportadas e das especificações do sistema ferroviário em que operam. Eles são equipados com dispositivos de segurança, como válvulas de alívio de pressão e sistemas de proteção contra vazamentos, para garantir a integridade da carga e a segurança durante o transporte, levando até 70 toneladas.

Esses vagões desempenham um papel vital na logística de transporte de líquidos e gases em grandes distâncias, sendo uma parte essencial da infraestrutura ferroviária em muitos países.


5. Ferroviário


Por fim, ainda temos o carro ferroviário, que são os vagões destinados para transporte de pessoas, como trens turísticos e os que são utilizados para o transporte público.

Esses veículos são projetados para oferecer conforto e segurança aos passageiros durante viagens ferroviárias. Eles geralmente possuem assentos, corredores para circulação, compartimentos de bagagem e outros equipamentos para atender às necessidades dos passageiros durante a viagem.


Por hoje foi só pessoal, semana que vem voltamos com mais informações e curiosidades sobre esse modal tão importante. 
Até lá!!!

Postado pelo Grupo Coruja


AS RODOVIAS NO BRASIL - DESAFIO E REALIDADE

Ao longo da história, observamos uma evolução notável dessas estradas, desde o final do século XIX até os dias atuais. Segundo dados da Agência CNT em 2023, embora apenas 60,7% delas sejam pavimentadas, representam mais da metade do transporte de cargas no país. Isso ressalta a importância significativa dessas vias para a logística nacional.
 
O transporte rodoviário enfrenta desafios significativos, especialmente em relação aos custos elevados, principalmente derivados dos preços do petróleo. Além disso, a construção e manutenção das rodovias em terrenos acidentados exigem investimentos substanciais em infraestrutura, como destaca Freitas no site Brasil Escola.

   

Olá pessoal, após revisitar a situação das rodovias aqui no Brasil, é notório que essas vias desempenham um papel crucial no transporte de carga, abrangendo desde motos até caminhões. No entanto, mesmo com investimentos, é evidente que muitas rodovias estão em condições precárias, dificultando o transporte de cargas e impactando a eficiência logística.



Apesar desses desafios, é importante reconhecer os pontos fortes desse modal. Ao longo da história, as rodovias têm sido essenciais para conectar diferentes regiões e impulsionar o desenvolvimento econômico. Sua agilidade em curtas distâncias, eficiente integração nacional e custos acessíveis são características notáveis (Freitas, 2022).


No entanto, não podemos ignorar os pontos fracos, que incluem riscos como furtos e acidentes, além do crescente impacto ambiental devido ao aumento do tráfego rodoviário e as irregularidades nas estradas, conforme relatado pela Agência CNT em 2023.
 
Desta forma, apesar dos obstáculos, o transporte rodoviário continua sendo um elemento crucial para a economia brasileira. Sua agilidade, integração nacional e custos acessíveis desempenham um papel vital no movimento de mercadorias, influenciando a dinâmica do setor logístico e refletindo a história cultural dos caminhoneiros brasileiros. A complexa rede rodoviária do Brasil, com seus desafios e peculiaridades, permanece como um componente central no cenário do transporte e da economia nacional.

Postado pelo Grupo Golfinho


Referências
:
Agência CNT (2023). "Falta de infraestrutura das rodovias brasileiras gera impactos no meio ambiente." Disponível em: [link](https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/falta-de-infraestrutura-das-rodovias-brasileiras-gera-impactos-no-meio-ambiente
Acesso em 16 de Fev.

Freitas, Eduardo (2022). "Transporte rodoviário." Disponível em: [link] https://www.brasilescola.uol.com.br/geografia/rodovias.html
Acesso em 17 de Fev.
 


Modais de Transporte


Afinal, o que são modais de transporte?

Os modais de transporte representam os diversos meios pelos quais pessoas e mercadorias são movidas de um lugar para outro. Eles podem variar de acordo com diversos fatores, como distância a percorrer, tipo de carga, velocidade, custo, infraestrutura disponível, entre outros. São como diferentes "caminhos" que podemos escolher para fazer uma viagem ou enviar algo de um ponto A para um ponto B.

Trilha funicular localizada em Paranapiacaba, distrito de Santo André/SP

Imagine que os modais de transporte são como opções de trilhas em uma jornada. Você pode optar por seguir por estradas e rodovias (rodoviário), deslizar pelos trilhos de um trem (ferroviário), navegar pelos mares e rios (aquaviário), voar pelos céus em aeronaves (aéreo) ou até mesmo enviar algo por meio de tubulações subterrâneas (dutoviário).


Os principais modais de transporte incluem:


Rodoviário: Transporte realizado por meio de estradas e rodovias, utilizando veículos como carros, ônibus, caminhões e motocicletas.


Ferroviário: Transporte realizado por meio de trilhos e locomotivas, sendo especialmente adequado para o transporte de grandes volumes de carga a longas distâncias.

Aquaviário: Transporte realizado por meio de rios, lagos, mares e oceanos, utilizando embarcações como navios, barcos, balsas e ferryboats.


Aéreo: Transporte realizado por meio do espaço aéreo, utilizando aeronaves como aviões e helicópteros, sendo especialmente rápido para longas distâncias.



Dutoviário: Transporte realizado por meio de tubulações, sendo comumente utilizado para o transporte de produtos líquidos ou gasosos, como petróleo, gás natural e água.

Cada modalidade de transporte possui suas próprias características, vantagens e limitações, e a escolha entre eles depende de diversos fatores, como distância a percorrer, tipo de carga, custo, tempo de entrega e disponibilidade de infraestrutura. Muitas vezes, cargas são transportadas utilizando uma combinação de diferentes modais, em um processo conhecido como intermodalidade.


Postado pelo Grupo Pavão

Veículos Autônomos na Logística


O que são?

Já imaginou transportes totalmente ou parcialmente conduzidos pela inteligência artificial sem um condutor humano? Esta é a definição de veículos autônomos, uma tecnologia inovadora que substitui qualquer intervenção humana. Para a área empresarial o primeiro veículo autônomo foi criado em 1921 em Ohio, sendo ele um carrinho de mão sem a utilização de pessoas em seu interior, criando assim, um veículo totalmente automatizado.

Os veículos automatizados são sinônimos de segurança, economia e agilidade principalmente nas áreas de entrega, sendo seu principal intuito a redução de custos e de acidentes.

Quais tecnologias utilizadas na automação?

A operação dos veículos autônomos é viabilizada pela integração de sensores, atuadores, algoritmos complexos, sistemas de aprendizado de máquina e processadores potentes, os quais executam o software necessário.

Esses veículos são capazes de mapear e atualizar continuamente o ambiente ao seu redor, utilizando uma diversidade de sensores posicionados em diferentes partes do carro. Sensores de radar são empregados para monitorar a posição de outros veículos próximos, enquanto câmeras de vídeo são responsáveis por identificar elementos como semáforos, placas de trânsito, veículos e pedestres. Os sensores Lidar, por sua vez, utilizam pulsos de luz para medir distâncias, detectar as bordas da estrada e reconhecer marcações de pista. Além disso, sensores ultrassônicos localizados nas rodas detectam obstáculos durante manobras de estacionamento.



Os Níveis de autonomia

A SAE International (Society of Automotive Engineers) - Sociedade de Engenheiros Automotivos - estabeleceu um sistema de classificação para os níveis de autonomia em 2014, que foi posteriormente atualizado em 2016 e 2018.


Esse sistema classifica os níveis com base no grau de intervenção do condutor e na atenção exigida durante a condução de um veículo autônomo. São classificados de 0 a 5., os diferentes níveis de autonomia na condução.



Sua Evolução

O surgimento dessa inovação foi iniciado no período da primeira guerra mundial, período em que houve a criação de várias tecnologias para serem aplicadas no processo de auxílio aos militares. Em 1939, na feira mundial de Nova Iorque, foram iniciadas as pesquisas sobre a automação veicular. Nesse evento havia uma exposição chamada Futurama que, projetada por Norman Melancton Bel Geddes e patrocinada pela General Motors (GM).

No decorrer dos anos, empresas do ramo desenvolveram veículos e aprimoraram tecnologicamente a capacidade deles se locomoverem na metodologia driverless. Com a evolução mundial em fervente ascensão todo esse processo é um fenômeno marcante impulsionado por avanços tecnológicos significativos nas últimas décadas. A introdução desses veículos representa uma mudança revolucionária na indústria seja ela focada no ramo da logística, pecuária ou automobilística, e tem o potencial de transformar radicalmente a mobilidade urbana e o transporte em geral.


Aplicação na Logística

A ascensão dos veículos autônomos surge como uma ferramenta possível para a logística, capaz de transformar os fundamentos do transporte de mercadorias. A influência impactante da automação na gestão de frota torna-se evidente, proporcionando oportunidades estratégicas e inovadoras.

Sua aplicação pode ser útil em entrega de materiais, a ideia é que nos próximos anos esse processo possa ser realizado por veículos autônomos. Em diversos países essa já é uma realidade e em outros estão sendo feitos testes. Afinal, além dos equipamentos e sua tecnologia, é preciso ter leis que autorizem o tráfego desse tipo de veículo.



Não é apenas nas vias que se pode utilizar veículos autônomos na logística, eles também podem ser bastante úteis para a movimentação de cargas dentro do armazém. Nesse caso, os tipos de veículos são diferentes dos carros e caminhões tradicionais, sendo utilizados modelos menores. Esses robôs podem transportar mercadorias entre as prateleiras e levá-las para as áreas de expedição.

Legislação para Veículos Autônomos

A implementação de carros autônomos levanta questões legais sobre responsabilidade em caso de acidentes e infrações de trânsito. A legislação atual em países como Brasil, Estados Unidos e Reino Unido está sendo revisada para lidar com essas questões. Nos EUA, estabeleceu que os fabricantes são responsáveis por defeitos em veículos autônomos. No Brasil, a responsabilidade civil ainda não está especificada na legislação, mas os fabricantes podem ser responsabilizados com base na Constituição Federal.


A responsabilidade por infrações pode recair sobre o proprietário do veículo autônomo, similar à responsabilidade em veículos convencionais. Alternativamente, os fabricantes podem ser responsabilizados, considerando que são eles que programam a inteligência artificial dos veículos. Uma abordagem conjunta, responsabilizando tanto o proprietário quanto o fabricante, também é discutida como forma de dividir a responsabilidade.

A responsabilidade conjunta é vista como uma solução que compartilha a responsabilidade entre todas as partes envolvidas, incentivando a segurança e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. Embora complexa, essa abordagem pode ser benéfica para garantir um uso seguro e eficiente de carros autônomos nas estradas.

À medida que a tecnologia para veículos autônomos continua a se desenvolver, os governos estaduais e municipais estão confrontados com a necessidade de abordar os potenciais impactos desses veículos nas estradas. O número de estados que consideram legislação relacionada a veículos autônomos tem aumentado gradualmente ao longo dos anos.


No Brasil, o Projeto de Lei 1317/2023, apresentado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), visa regulamentar a utilização de veículos autônomos. O projeto estabelece diretrizes para a circulação, operação e uso desses veículos, com ênfase na responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na segurança dos cidadãos. Ele define veículos autônomos como aqueles que não dependem de condutores humanos para seu deslocamento, tomando decisões por meio de inteligência artificial. Além disso, propõe a obrigatoriedade de seguro contra acidentes, testes de homologação pelo Detran, atualização de software e um cadastro nacional. Quanto à responsabilidade em caso de acidentes ou infrações, o projeto estabelece critérios claros, atribuindo-a exclusiva ou solidariamente entre fabricante e proprietário, dependendo das circunstâncias. O trâmite do projeto já está em andamento nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Lei da Responsabilidade Conjunta em casos de infrações cometidas por Veículos Autônomos.

Vantagens e Desvantagens para a Logística

Como sabemos, a busca pela melhoria da eficiência das operações logísticas está sempre em pauta nas grandes empresas. Assim, a logística e suas operações de entregas são totalmente passíveis de obter os benefícios dos Veículos Autônomos.

Além da segurança inerente a operação e uso dos veículos autônomos é importante ressaltar que garante o conforto e a qualidade de vida dos humanos principalmente em viagens de longa duração. Podemos citar também que a grande maioria dos protótipos testados dos veículos autônomos tem por prioridade o uso de fontes de energia alternativa e sustentável, garantindo assim a preservação do meio ambiente e a redução no consumo de combustíveis.

Vantagens

A automação de veículos pode beneficiar muito as empresas, principalmente na logística reversa de pós-venda. Essa nova forma de realizar entregas pode diminuir os custos a longo prazo, tornar os processos mais práticos para as marcas, apoiar a tomada de decisões, centrar os dados, entre muitos outros benefícios.


Na era da conectividade, as pessoas buscam por rapidez nas respostas e resolução de problemas. Por isso, quando você precisa entregar algo para o cliente, o prazo é um fator decisivo. Pensando nessa experiência do consumidor e na fidelização deles, a automação do transporte de produtos é uma excelente solução para otimização de tempo. Em poucos minutos os gestores conseguem organizar as demandas e garantir o melhor aproveitamento do tempo com os veículos.

E com maior controle sobre os procedimentos de entrega, será possível se antecipar a algumas falhas. Sendo possível modificar as rotas em tempo real e ao mesmo tempo comunicar o cliente do acontecimento.

Desvantagens

Outro problema é o uso das informações coletadas pelos carros autônomos e pelos sistemas aos quais ele está conectado. Em cenários de falhas de segurança, o acesso indevido a dados pode ser ilustrado com a possibilidade de um hacker acessar e controlar um carro autônomo. Enquanto o roubo de carros tende a diminuir, a atuação de cyber criminosos pode aumentar.

Pode haver a parte de benefício com menos idas de um carro autônomo à oficina. Mas não só na parte de troca de peças, como também na configuração de sistemas. A complexidade da construção dos carros 100% autônomos faz com que sejam necessários diversos profissionais, especialistas em diversas áreas, para trabalhar no projeto.

Como os carros autônomos vão lidar com condições climáticas adversas, como chuvas intensas ou neve na estrada que podem obscurecer as marcações de pista.


Postado pelo Grupo Lontra

Referências 

https://www.estadao.com.br/economia/fatia-da-industria-automobilistica-no-pib-cresce-45-6-em-11-anos/

https://epocanegocios.globo.com/colunas/Tecneira/noticia/2017/11/como-o-responsavel-por-inteligencia-artificial-no-uber-ve-o-futuro-do-carro.html

https://gizmodo.uol.com.br/por-que-nao-teremos-carros-autonomos-tao-cedo/

https://www.hemmings.com/stories/2013/10/03/cars-of-futures-past-gm-firebird-concepts

https://www.digikey.com/en/articles/radar-sensing-for-driverless-vehicles

https://ldsv.webhostusp.sti.usp.br/?page_id=1856#:~:text=Diversos%20sistemas%20de%20sensoreamento%20s%C3%A3o,and%20Ranging%20Tecnologia%20(LIDAR)

https://www.synopsys.com/automotive/what-is-autonomous-car.html

https://www.pocket-lint.com/pt-br/carros/noticias/143955-sao-explicados-os-niveis-de-direcao-autonoma/

https://www.ncsl.org/transportation/autonomous-vehicles

https://www.gov.uk/government/news/new-laws-to-safely-roll-out-self-driving-vehicles-across-british-roads

https://www.vrum.com.br/noticias/carros-autonomos-projeto-camara/

https://www.camara.leg.br/noticias/977586-projeto-em-analise-na-camara-regulamenta-carros-autonomos-no-brasil/#:~:text=O%20Projeto%20de%20Lei%201317,acidentes%20ou%20infra%C3%A7%C3%B5es%20de%20tr%C3%A2nsito

https://jus.com.br/artigos/102984/inovacao-disruptiva-em-carros-autonomos-perspectivas-futuras-e-desafios-regulatorios

https://www.cobli.co/blog/veiculos-autonomos-logistica/

https://edu.ieee.org/br-ufcgras/o-que-e-um-veiculo-autonomo/

https://www.redhat.com/pt-br/topics/edge-computing/what-is-an-autonomous-vehicle

https://inmagazine.ig.com.br/webstories/categoria-money-entenda-as-5-maneiras-dos-carros-autonomos-remodelarem-nosso-mundo/

https://www.reparacaoautomotiva.com.br/2022/04/14/carro-autonomo-e-sua-historia/#:~:text=O%20primeiro%20prot%C3%B3tipo%20do%20carro,era%20capaz%20de%20transportar%20passageiros.

https://t.jus.com.br/xnXbbhoKPU0_XtKoeZPumJjFIkM=/704x400/smart/assets.jus.com.br/system/file/1831/df199cdfbb955135b85c94310a3b8931.jpg
https://www.noticiasautomotivas.com.br/webstories/estudo-mostra-que-donos-de-teslas-sao-os-que-mais-se-envolvem-em-acidentes/

https://amaxofilia.com/olli-nuevo-vehiculo-autonomo-para-8-pasajeros/

https://jornalgrandebahia.com.br/2015/05/comissao-de-justica-confirma-indicacao-de-luiz-fachin-para-o-supremo-tribunal-federal/

https://www.gruposetainspecao.com.br/admin/institucional-noticias/foto-capa/2.jpg

https://www.autonews.com/article/20180629/RETAIL/180629740/kroger-nuro-to-pilot-autonomous-vehicle-grocery-delivery

https://gizmodo.uol.com.br/por-que-nao-teremos-carros-autonomos-tao-cedo/

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