quarta-feira, 10 de abril de 2024

ODS 7,8 e 9

ODS 7 - Energia Acessível e Limpa



Fonte: Direito RP - USP

As metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos foram definidos em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. 

Vamos ver sobre essas metas dentro da ODS 7 – Energia Acessível e Limpa:

Meta 7.1
: Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia. No Brasil, a meta acordada pelos países na ONU tem como foco principal “assegurar o acesso universal”. Este acesso universal, aliado ao destaque já dado pela redação da ONU aos “preços acessíveis”, reflete a preocupação com a população de baixa renda e com áreas não atendidas por serviços de energia.

Meta 7.2: Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global. No Brasil, a meta foi adequada para a realidade brasileira, visto que a participação de energias renováveis na matriz energética nacional já é bastante elevada.

Meta 7.3: Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030. A meta é ajustada para o Brasil, que tem uma alta participação de energias renováveis e uma baixa taxa de melhoria da eficiência energética.

Indicadores:

7.1.1 - Percentagem da população com acesso à eletricidade
7.1.2 - Percentagem da população com acesso primário a combustíveis e tecnologias limpos

COMO ELA PODE SE TORNAR REALIDADE?

A ODS 7 - Energia Acessível e Limpa pode se tornar uma realidade através de várias estratégias e ações. Separamos algumas maneiras pelas quais isso pode ser alcançado:

1. Desenvolvimento e Acesso a Tecnologias de Energia Renovável: As indústrias de base tecnológica (IBTs) podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável mais eficientes. Isso pode incluir soluções como painéis solares de menor custo, turbinas eólicas mais eficientes, sistemas de armazenamento de energia mais baratos e sistemas de energia geotérmica mais acessíveis.

2. Estratégias de Marketing e Educação do Consumidor: As IBTs também podem usar estratégias de marketing e educação do consumidor para promover o uso de tecnologias de energia limpa já existentes.

3. Cooperação Internacional: Reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e às tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.

4. Investimento em Infraestrutura de Energia: Promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.

5. Expansão da Infraestrutura: Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos.



Fonte: É Agora ou Nunca

DESAFIOS:

Os principais desafios para alcançar a ODS 7 - Energia Acessível e Limpa incluem:

1. Coordenação Institucional: Fortalecimento da capacidade institucional do Estado em diferentes níveis para lidar com o problema.

2. Assistência Técnica: Melhoria da assistência técnica aos setores e regiões mais afetados, como a agricultura familiar e o semiárido brasileiro.

3. Educação: Adoção de medidas para abordar de forma transversal as mudanças climáticas no currículo escolar, nos processos de formação continuada e nas práticas sociais.

4. Indicadores e Monitoramento: Falta de definição de indicadores nacionais e mecanismos de monitoramento e avaliação.

5. Estratégia de Desenvolvimento Sustentável: Ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável de longo prazo.


OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 8

Sua meta e “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos”.

Do que trata o ODS 8

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 é o que tem como centro o mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico. Por isso, entre seus detalhamentos, vários tratam da economia internacional, seja por metas de desempenho econômico (8.1), seja por busca de eficiência e produtividade (8.2 e 8.4).

O emprego decente, o empreendedorismo e o valor à criatividade e à inovação são tema do objetivo 8.3, que incentiva a formalização e o crescimento de micro, pequenas e médias empresas.

Uma preocupação especial é com o trabalho para grupos sociais específicos, como as mulheres, pessoas com deficiência e os jovens (8.5, 8.6 e 8.a).
Além disso, a meta propõe o incentivo ao turismo sustentável (8.9), que gera empregos e promove a cultura, e o respeito aos direitos trabalhistas, inclusive de migrantes.

OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 9

A meta da ODS 9 é "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação".

Essa meta visa promover o desenvolvimento de infraestruturas de qualidade, inclusivas e sustentáveis, essenciais para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e o bem-estar das populações. Além disso, busca-se impulsionar a industrialização de forma sustentável, garantindo que o crescimento econômico seja acompanhado por práticas industriais responsáveis que minimizem os impactos negativos no meio ambiente e promovam a inclusão social.

Algumas das áreas de foco da ODS 9 incluem:

1. Infraestrutura: Desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia, água e saneamento, comunicações e tecnologia da informação que sejam acessíveis, seguras, resilientes e sustentáveis.

2. Industrialização: Estímulo ao crescimento da indústria, especialmente nos países em desenvolvimento, promovendo a diversificação econômica, a criação de empregos decentes e o aumento da produtividade.

3. Inovação: Promoção da inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, saúde, segurança alimentar e acesso à água potável.

4. Acesso a tecnologia: Facilitação do acesso equitativo a tecnologias modernas, incluindo tecnologias de informação e comunicação, para todos os setores da sociedade.

5. Desenvolvimento de capacidades: Investimento no desenvolvimento de habilidades técnicas e capacitação para garantir que as pessoas estejam preparadas para os desafios e oportunidades da economia moderna.

O progresso em direção à consecução da ODS 9 é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável global, pois infraestruturas resilientes, industrialização inclusiva e inovação são pilares essenciais para a melhoria da qualidade de vida, a redução das desigualdades e a proteção do meio ambiente.



REFERÊNCIAS:

BRASIL. NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil: trabalho decente e crescimento econômico. Trabalho decente e crescimento econômico. 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8. Acesso em: 04 abr. 2024.

ESTRATÉGIA ODS (Brasil). ODS 8. S.d.. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods8/. Acesso em: 04 abr. 2024.

FUNDAÇÃO BB (Brasília). Mostrando itens por marcador: ods 8. ODS 8. 2018. Disponível em: https://www.fbb.org.br/pt-br/component/k2/tag/ODS%208. Acesso em: 04 abr. 2024.

TERROÁ, Instituto. A Agenda 2030 no Meio do Caminho: como avançar com os ods?. como avançar com os ODS?. 2023. Disponível em: https://www.institutoterroa.org/agenda2030/. Acesso em: 02 abr. 2024.

IPEA. Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods9.html. Acesso em: 02 abr. 2024.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 Energia limpa e acessível Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/7. Acesso em: 29 mar. 2024.

IPEA. 7. Energia Acessível e Limpa. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods7.html. Acesso em: 29 mar. 2024.

ENGIE. ODS 7 da ONU defende importância da energia limpa acessível. Disponível em: https://www.alemdaenergia.engie.com.br/ods-7-da-onu-defende-importancia-da-energia-limpa-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

SEBRAE. ODS 7
: IBTs são importantes para garantir acesso à energia limpa. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/ods-7-ibts-sao-importantes-para-garantir-acesso-a-energia-limpa,1254f6ae2e837810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 29 mar. 2024.

KL ENGENHARIA. ODS 7: por uma energia limpa e acessível. Disponível em: https://kleng.com.br/ods-7-por-uma-energia-limpa-e-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

BUNDER, Douglas. Agenda 2030 : os ODS 4, 5, 7 e 8, suas metas e os desafios brasileiros. Disponível em: https://radar.ibegesp.org.br/agenda-2030-os-ods-4-5-7-e-8-suas-metas-e-os-desafios-brasileiros/. Acesso em: 29 mar. 2024.

AZEVEDO, Julia. ODS 7: Assegurar o acesso à energia limpa. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ods-7/. Acesso em: 29 mar. 2024.

Imagens:

DIREITO RP USP. ODS 7 – Energia limpa e acessível. Disponível em: https://agenda2030.direitorp.usp.br/2022/02/21/ods-7-energia-limpa-e-acessivel/. Acesso em: 29 mar. 2024.

PI, Fabio. 7. Energia Limpa. Disponível em: https://eagoraoununca.com.br/category/7-energia-limpa/. Acesso em: 29 mar. 2024.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...