Logística reversa é um processo de planejamento de produtos e materiais para a reutilização do consumidor ao ponto de origem novamente.
Esse processo visa a sustentabilidade e diminuir impactos ambientais e valorizar a matéria prima ao longo da reutilização.
Dado o exposto, a logística reversa é importante para a indústria cosmética porque auxilia as empresas a reduzir seu impacto ambiental com a reciclagem de produtos e embalagens usadas, evitando assim o descarte inadequado de resíduos e ganhando mais credibilidade com seus clientes.
Além disso, também é algo vantajoso para as empresas que aderem essa logística pois podem economizar o custo de matéria prima aumentando seu volume de reciclagem e trocas em postos de coleta.
Garantir que a embalagem volte com segurança para o ciclo produtivo por meio da logística reversa é uma etapa fundamental da sustentabilidade, que está se tornando cada vez mais essencial no planejamento das empresas.
Além da fabricação e distribuição, o gerenciamento do pós-consumo está assumindo uma importância crescente nas responsabilidades corporativas.
Grandes exemplos de logística reversa são:
Avon: Coleta embalagens de qualquer marca e as envia para reciclagem.
O Boticário: Embalagens usadas são coletadas em lojas e enviadas para cooperativas de catadores para reciclagem.
Natura: Embalagens são trocadas por cupons ou produtos nas lojas, em espaços digitais ou com consultoras de beleza.
Em um exemplo de empresa comprometida com pautas ambientais, a Natura utiliza a logística reversa para incentivar o descarte adequado de embalagens, reduzir os impactos ambientais e promover a circularidade.
A empresa tem como objetivo alcançar a meta de 100% de descarte responsável de embalagens até 2030.
A Natura aplica a logística reversa de diversas formas, como:
Pontos de coleta
Desde 2020, as lojas físicas da Natura são pontos de coleta de embalagens para reciclagem.
Programa Recicle
Permite que os consumidores devolvam embalagens vazias de cosméticos de todas as marcas do grupo Natura, Avon e The Body Shop.
Benefícios para clientes e consultoras
Os clientes e consultoras da Natura recebem brindes e descontos ao devolverem embalagens de produtos.
A implementação de práticas sustentáveis nas empresas tem se tornado cada vez mais comum no Brasil devido ao impacto significativo que essas práticas têm na imagem corporativa e no relacionamento com os clientes.
A sustentabilidade fortalece a reputação das empresas, contribuindo para uma imagem positiva ao demonstrar responsabilidade ambiental e social. Isso ajuda a criar uma maior confiança entre consumidores e parceiros, que valorizam essas práticas.
Além disso, a sustentabilidade atrai e retém clientes, pois muitos consumidores preferem comprar de empresas que adotam práticas responsáveis. De acordo com o Relatório "Consumo Sustentável" da Nielsen Brasil (2021), 42% dos consumidores brasileiros estão alterando seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, e 30% estão mais atentos aos ingredientes dos produtos que compram. Além disso, 58% dos entrevistados evitam adquirir produtos de empresas que realizam testes em animais. Dessa forma, quando o cliente encontra uma empresa que compartilha desses valores sustentáveis, sua lealdade e preferência de compra tendem a aumentar, fazendo com que a empresa se diferencie da concorrência e ofereça uma vantagem competitiva importante, construindo uma base fiel de clientes.
Dessa forma, nota-se que a logística reversa, tem sido benéfica tanto para quem é consumidor, como também para as empresas responsáveis pela prática, que por fim, acabam economizando em questões como a matéria prima. Considerando isto, a tendência desse método é somente crescer, visto que mesmo que algumas empresas adotem formas diferentes, visam todas para a contribuição da redução do impacto ambiental, o que também acaba impulsionando mais pessoas a consumirem de indústrias que adotam essa logística, sem contar, o custo benefício que as empresas e indústrias acabam ganhando também.
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