sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Logística Reversa: Pilhas e Baterias.

 

Logística reversa: Pilhas e baterias

 

https://sinir.gov.br/perfis/logistica-reversa/logistica-reversa/pilhas-e-baterias/

A logística reversa de pilhas e baterias é um conjunto de práticas e processos que visam a coleta, transporte e destinação adequadas após o uso desses produtos após seu uso. Esse tipo de procedimento logístico tem um papel crucial devido ao potencial impacto ambiental e riscos à saúde associados ao descarte inadequado, pois contém substâncias químicas tóxicas.

As pilhas e baterias são importadas e passa por todas as etapas logística até chegar ao comerciante, do comerciante até o consumidor. Após o término de sua carga e ou vida útil é dever do consumidor levar as pilhas e baterias usadas até o ponto de descarte correto. Segundo informações divulgadas pela Green Eletron, atualmente existem 4.453 pontos de coleta no Brasil, e no ano de 2020 foram coletadas mais de 1.700 toneladas de pilhas.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que inclui fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e os próprios consumidores. Os principais pontos da logística reversa são:


Ponto de coleta:

https://greeneletron.org.br/blog/saiba-onde-descartar-o-lixo-eletronico-na-baixada-santista/

Conforme a lei 12.305/2010 já mencionada acima, empresas e estabelecimentos comerciais disponibilizam locais para a entrega voluntária de pilhas e baterias usadas. É dever do consumidor realizar o descarte adequadamente. Clique aqui para saber onde descartar corretamente.

Transporte e armazenamento:

https://greeneletron.org.br/blog/reciclagem-pilhas-baterias/

Após a coleta, as pilhas e baterias passam por um processo de transporte para locais adequados, onde são armazenadas de forma segura e passam a aguardar a próxima etapa, a triagem.


Destinação Final:

https://www.ufmg.br/sustentabilidade/noticia/ufmg-destina-pilhas-e-baterias-de-forma-ambientalmente-adequada/

Recém chegadas, as pilhas e baterias passam por um processo de triagem e são separadas de acordo com seu tipo (alcalinas, lítio, níquel-cádmio, chumbo-ácido, etc.). Cada tipo de pilha ou bateria requer um processo de reciclagem específico. Quando a reciclagem não é viável ou economicamente sustentável, a destinação final envolve o descarte em locais apropriados para resíduos perigosos, como aterros controlados e incineradores especiais.


Postado por Grupo Beija-flor



REFERÊNCIAS

BRASIL. Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR). Logística reversa de pilhas e baterias. Disponível em: https://sinir.gov.br/perfis/logistica-reversa/logistica-reversa/pilhas-e-baterias/. Acesso em: 19 set. 2024.

GREEN ELETRON. Reciclagem de pilhas e baterias. Disponível em: https://greeneletron.org.br/blog/reciclagem-pilhas-baterias/. Acesso em: 20 set. 2024.

GREEN ELETRON. Saiba onde descartar o lixo eletrônico na Baixada Santista. Disponível em: https://greeneletron.org.br/blog/saiba-onde-descartar-o-lixo-eletronico-na-baixada-santista/. Acesso em: 20 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. UFMG destina pilhas e baterias de forma ambientalmente adequada. Disponível em: https://www.ufmg.br/sustentabilidade/noticia/ufmg-destina-pilhas-e-baterias-de-forma-ambientalmente-adequada/. Acesso em: 20 set. 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...