segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Logística reversa: Vidros

Logística reversa: Vidros


A logística de vidros envolve processos de transporte, armazenamento e gestão de embalagens de vidro, principalmente no contexto de reciclagem e reaproveitamento de materiais. No Brasil, a logística reversa para embalagens de vidro foi instituída por meio de regulamentações como o Decreto nº 11.300 de 2022, que visa promover a devolução dessas embalagens ao ciclo produtivo. O objetivo é reduzir o descarte inadequado e incentivar a reciclagem, o que, além de gerar empregos verdes, contribui para a preservação dos recursos naturais e a eficiência energética na produção industrial​.
Além de evitar o acúmulo de vidro em aterros sanitários e áreas públicas, a logística de vidros combate problemas ambientais e de saúde, como a proliferação de mosquitos em garrafas descartadas de forma inadequada. O sistema também permite que materiais reciclados sejam reintroduzidos na produção, reduzindo o consumo de energia e as emissões de CO₂.
Empresas como a Ambipar têm liderado projetos que facilitam esse processo, com investimentos em coleta e transporte de embalagens para reciclagem, integrando-as à cadeia produtiva de forma mais eficiente.

https://pegadaneutra.com.br/blog/posts/logistica-reversa-embalagens-vidro

Como é realizada a reciclagem do vidro.

A decomposição do vidro demora cerca de 5 mil anos, deste modo a reciclagem do material se torna necessária para a viabilização da reutilização e diminuição da produção de novos elementos. Para este processo e preciso analisar e trabalhar a conscientização do ciclo de reciclagem.

https://ambiental.sc/blog/saiba-como-e-feita-a-reciclagem-de-vidro/#:~:text=Ap%C3%B3s%20a%20coleta%2C%20o%20vidro,para%20remover%20todas%20as%20sujeiras.

Etapas da reciclagem dos vidros:
  • A coleta e separação do vidro
  • Realizada a triagem para retirada de impurezas como plástico, metal e outros materiais que possam estar misturados
  • Realizada a lavagem do material.
  • Trituração do vidro e aquecimento do mesmo a 1.300°C.
  • E para finalização a moldagem no novo formato desejado, sendo ele copos, pratos, garrafas e outros. 
https://certificacaolixozero.com/eventos/2022/05/27/encontro-campari-lixo-zero/

Postado pelo Grupo Coelho

Referências:


VIVO, Redação Ciclo. Plano de logística reversa do vidro vai receber R$ 50 milhões. Ciclo Vivo: Por um mundo melhor. São Paulo, p. 1-2. 22 nov. 2023

SUSTENTABILIDADE, Portal (org.). Logística Reversa: o que muda para as embalagens de vidro?. Portal Sustentabilidade. São Paulo, p. 0-1. 10 jan. 2023.

ROCHA, Rauane. Primeiro plano de logística reversa de vidro aprovado pelo governo vai receber investimento de R$ 50 milhões. Sagres. São Paulo, p. 0-1. nov. 2023.

AMBIENTE, Ministério do Meio (ed.). Logística Reversa: governo federal institui o sistema de logística reversa para embalagens de vidro. Gov.Br. Brasília, p. 1-1. 23 dez. 2022.

GERAL, Secretaria. Presidente institui o sistema de logística reversa para embalagens de vidro. Gov.Br. Brasília, p. 0-1. dez. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...