Alunos de 1º Ciclo Logística - noturno - Fatec Mauá

quarta-feira, 13 de março de 2024

Intermodal e Multimodal na Logística

Intermodal e multimodal são termos relacionados ao transporte de mercadorias e passageiros, referindo-se a diferentes abordagens para a movimentação de carga e pessoas entre diferentes modos de transporte.

Intermodal: O transporte intermodal envolve o uso de mais de um modo de transporte em uma única jornada de carga ou passageiros, geralmente coordenado de maneira eficiente. Exemplo: Um contêiner que é transportado por caminhão até um terminal ferroviário e depois transferido para um trem e, eventualmente, pode ser movido para um navio para transporte marítimo.

Multimodal: O transporte multimodal refere-se ao uso de vários modos de transporte em uma única operação, mas nem sempre durante a mesma jornada. Exemplo: Uma carga que inicialmente é movida por caminhão até um terminal de carga, transferida para um navio para o transporte marítimo e, então novamente, transferida para um trem para a última parte do percurso.


Em resumo, a intermodalidade se refere à combinação de diferentes modais de transporte em uma operação logística, com transferência física e possíveis mudanças de embalagem entre os modais, enquanto a multimodalidade envolve o uso de múltiplos modais de forma integrada, sob a coordenação de um único operador e sem a necessidade de transferências físicas ou mudanças na carga. Ambas as abordagens visam otimizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a flexibilidade no transporte de mercadorias e pessoas.

Expectativas no Brasil:

Malha ferroviária brasileira

O futuro dos modais de transporte no Brasil depende de uma combinação de investimentos em infraestrutura, avanços tecnológicos, políticas sustentáveis e iniciativas para promover a integração e a eficiência do sistema de transporte como um todo. A diversificação das modalidades é um passo fundamental para ocorrer mudanças positivas no cenário brasileiro. Existem previsões para que a dependência do modal rodoviário seja reduzida. Há um levantamento realizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde demonstra que os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário representarão um terço do transporte nacional cada um até 2025. Atualmente, segundo dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a representatividade dos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário são, respectivamente, de 61,1%, 20,7% e 13,6%.

Referência:
https://www.antf.org.br/mapa-ferroviario/
https://www.cnt.org.br/
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

                                                 Postado pelo Grupo Pavão.

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