A Gerdau, uma das maiores e mais respeitadas empresas de siderurgia do mundo, conhecida por sua longa trajetória de inovação e sustentabilidade, aproveitou esses valores centrais para criar uma campanha que ressoasse com um público diversificado.
Essa campanha de publicidade possuía múltiplos objetivos estratégicos:
Consolidar a posição da Gerdau como líder global em soluções de aço sustentáveis, destacando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Sensibilizar o público sobre as iniciativas ecológicas da Gerdau, como a redução de emissões de carbono e a promoção da economia circular.
Envolver clientes, stakeholders e a comunidade em torno das ações de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
Promover produtos e soluções inovadoras de aço, enfatizando seus benefícios ecológicos e tecnológicos, para aumentar a demanda no mercado.
Para atingir tais objetivos a Gerdau destacou na campanha publicitaria suas iniciativas de sustentabilidade, principalmente o uso de logística reversa. Como por exemplo:
1. O desenvolvimento de rotas tecnológicas que permitam o reaproveitamento dos resíduos e coprodutos nas suas próprias usinas ou para outros fins produtivos.
2. O investimento em programas de recirculação de água eficiente, o que permite reaproveitar 97,6% da água utilizada na produção.
A campanha de publicidade da Gerdau alcançou resultados impressionantes em termos de visibilidade, engajamento e impacto nas vendas:
1. As postagens de mídia social da Gerdau receberam mais de 1 milhão de interações, incluindo curtidas, compartilhamentos e comentários.
2. O site da Gerdau registrou um aumento de 50% no tráfego durante o período da campanha, com um aumento significativo no tempo médio de permanência dos visitantes.
3. A campanha reforçou a reputação da Gerdau como líder em sustentabilidade e inovação no setor de siderurgia.
EXPANSÃO DA GERDAU POR MEIO DA DIGITALIZAÇÃO
A Gerdau, sendo uma empresa tradicional e de longa data, teve que passar por um grande desafio que foi a digitalização dos seus meios. Assim, foi necessária uma grande revolução em todas as ideias de comercialização que eles tinham
Toda a sua comunicação com o cliente teve que se tornar algo mais simples e não tão formal, assim, para se adaptar as condições dos clientes, e sem perder sua qualidade de produto
Com o portal é possível entender os produtos, fazer cotações, gerenciar carteira de pedidos, organizar o cronograma de recebimento de materiais, acessar documentos e fazer pedidos novos.
Através dele, a Gerdau conseguiu não apenas ampliar sua base de clientes, mas também melhorar a fidelização e otimizar processos como cotação e negociação.
Isso ficou evidente com a taxa de conversão que teve um salto surpreendente, saindo de 1,6% para 7,4% na comparação anual
Portanto, a dificuldade de personalizar a comunicação para diferentes tipos de meios foi superada, e conseguiu se reinventar para não perder a confiabilidade de seus clientes
Entregas rápidas, produtos em perfeito estado e uma comunicação eficiente são diferenciais que podem transformar a experiência do consumidor e fortalecer a imagem de uma empresa no mercado.
COMO A GERDAU está reinventando o setor do aço com estratégias digitais. Brazil Journal. Disponível em: Como a Gerdau está reinventando o setor do aço com estratégias digitais - Brazil Journal Acesso 22 de abr. de 2025.
O CASO de publicidade de sucesso da Gerdau em 2024. Portal MKT
Digital. Disponível em: O Caso de
Publicidade de Sucesso da Gerdau em 2024 Acesso 22 de abr. De 2025.
O IMPACTO da gestão de logística na satisfação do cliente. Routech. Disponível
em: Gestão de
Logística e Satisfação do Cliente | Routech Acesso 22 de abr. De 2025.
SOCIOAMBIENTAL. Gerdau. Disponível em: Socioambiental - Gerdau RI Acesso 22 de abr. De 2025.
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