Dragagem do Porto de Santos
A dragagem do Porto de Santos é uma atividade contínua e essencial para garantir a navegabilidade e eficiência do maior porto da América Latina. A dragagem de manutenção é realizada para remover sedimentos que se acumulam no canal de navegação, mantendo uma profundidade adequada de 15 metros, essencial para a atracação de grandes navios. Esse processo é considerado prioritário pela Autoridade Portuária de Santos (APS), que renovou o contrato com a empresa Van Oord, especializada em dragagem, para continuar os serviços de manutenção até 2025, com um investimento de R$ 277,2 milhões (SOPESP).
https://maclogistic.com/2017/terminais-e-portos/codesp-realiza-dragagem-sem-monitoramento-ambiental/
Além disso, o porto está em fase de planejamento para aprofundar ainda mais o canal de navegação, com a meta de atingir 16 metros, e, eventualmente, 17 metros após a concessão do porto, o que permitirá a movimentação de embarcações ainda maiores. Esse plano de investimento envolve cerca de R$ 12,6 bilhões, com recursos públicos e privados, e está alinhado ao objetivo de manter o porto competitivo e preparado para o crescimento do comércio exterior (Agência iNFRA).
https://www.portodesantos.com.br/informacoes-operacionais/dragagem/Essa operação também envolve preocupações ambientais e avanços tecnológicos, como o uso de dragas movidas a combustíveis mais limpos, uma medida importante para reduzir o impacto ambiental da dragagem no ecossistema(SOPESP).
https://sopesp.com.br/2020/05/29/dragagem-de-bercos-do-porto-de-santos-comecara-por-terminal-da-btp/REFERÊNCIAS:
SOPESP. Dragagem é prioridade no Porto de Santos. 2024. Disponível em: https://sopesp.com.br/2024/04/26/dragagem-e-prioridade-no-porto-de-santos/. Acesso em: 14 out. 2024.
AGÊNCIA INFRA. Plano do Porto de Santos prevê obra pública para aprofundar canal em 16 metros até realização da concessão que vai a 17 metros. 2024. Disponível em: https://agenciainfra.com/blog/plano-do-porto-de-santos-preve-obra-publica-para-aprofundar-canal-em-16-metros-ate-realizacao-da-concessao-que-vai-a-17-metros/. Acesso em: 14 out. 2024.
SOPESP. Dragagem é prioridade no Porto de Santos. 2024. Disponível em: https://sopesp.com.br/2024/04/26/dragagem-e-prioridade-no-porto-de-santos/. Acesso em: 14 out. 2024.
AGÊNCIA INFRA. Plano do Porto de Santos prevê obra pública para aprofundar canal em 16 metros até realização da concessão que vai a 17 metros. 2024. Disponível em: https://agenciainfra.com/blog/plano-do-porto-de-santos-preve-obra-publica-para-aprofundar-canal-em-16-metros-ate-realizacao-da-concessao-que-vai-a-17-metros/. Acesso em: 14 out. 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário