O que são?
Já imaginou transportes totalmente ou parcialmente conduzidos pela inteligência artificial sem um condutor humano? Esta é a definição de veículos autônomos, uma tecnologia inovadora que substitui qualquer intervenção humana. Para a área empresarial o primeiro veículo autônomo foi criado em 1921 em Ohio, sendo ele um carrinho de mão sem a utilização de pessoas em seu interior, criando assim, um veículo totalmente automatizado.
Os veículos automatizados são sinônimos de segurança, economia e agilidade principalmente nas áreas de entrega, sendo seu principal intuito a redução de custos e de acidentes.
Quais tecnologias utilizadas na automação?
A operação dos veículos autônomos é viabilizada pela integração de sensores, atuadores, algoritmos complexos, sistemas de aprendizado de máquina e processadores potentes, os quais executam o software necessário.
Esses veículos são capazes de mapear e atualizar continuamente o ambiente ao seu redor, utilizando uma diversidade de sensores posicionados em diferentes partes do carro. Sensores de radar são empregados para monitorar a posição de outros veículos próximos, enquanto câmeras de vídeo são responsáveis por identificar elementos como semáforos, placas de trânsito, veículos e pedestres. Os sensores Lidar, por sua vez, utilizam pulsos de luz para medir distâncias, detectar as bordas da estrada e reconhecer marcações de pista. Além disso, sensores ultrassônicos localizados nas rodas detectam obstáculos durante manobras de estacionamento.
Os Níveis de autonomia
A SAE International (Society of Automotive Engineers) - Sociedade de Engenheiros Automotivos - estabeleceu um sistema de classificação para os níveis de autonomia em 2014, que foi posteriormente atualizado em 2016 e 2018.
Esse sistema classifica os níveis com base no grau de intervenção do condutor e na atenção exigida durante a condução de um veículo autônomo. São classificados de 0 a 5., os diferentes níveis de autonomia na condução.
Sua Evolução
O surgimento dessa inovação foi iniciado no período da primeira guerra mundial, período em que houve a criação de várias tecnologias para serem aplicadas no processo de auxílio aos militares. Em 1939, na feira mundial de Nova Iorque, foram iniciadas as pesquisas sobre a automação veicular. Nesse evento havia uma exposição chamada Futurama que, projetada por Norman Melancton Bel Geddes e patrocinada pela General Motors (GM).
No decorrer dos anos, empresas do ramo desenvolveram veículos e aprimoraram tecnologicamente a capacidade deles se locomoverem na metodologia driverless. Com a evolução mundial em fervente ascensão todo esse processo é um fenômeno marcante impulsionado por avanços tecnológicos significativos nas últimas décadas. A introdução desses veículos representa uma mudança revolucionária na indústria seja ela focada no ramo da logística, pecuária ou automobilística, e tem o potencial de transformar radicalmente a mobilidade urbana e o transporte em geral.
Aplicação na Logística
A ascensão dos veículos autônomos surge como uma ferramenta possível para a logística, capaz de transformar os fundamentos do transporte de mercadorias. A influência impactante da automação na gestão de frota torna-se evidente, proporcionando oportunidades estratégicas e inovadoras.
Sua aplicação pode ser útil em entrega de materiais, a ideia é que nos próximos anos esse processo possa ser realizado por veículos autônomos. Em diversos países essa já é uma realidade e em outros estão sendo feitos testes. Afinal, além dos equipamentos e sua tecnologia, é preciso ter leis que autorizem o tráfego desse tipo de veículo.
Não é apenas nas vias que se pode utilizar veículos autônomos na logística, eles também podem ser bastante úteis para a movimentação de cargas dentro do armazém. Nesse caso, os tipos de veículos são diferentes dos carros e caminhões tradicionais, sendo utilizados modelos menores. Esses robôs podem transportar mercadorias entre as prateleiras e levá-las para as áreas de expedição.
Legislação para Veículos Autônomos
A implementação de carros autônomos levanta questões legais sobre responsabilidade em caso de acidentes e infrações de trânsito. A legislação atual em países como Brasil, Estados Unidos e Reino Unido está sendo revisada para lidar com essas questões. Nos EUA, estabeleceu que os fabricantes são responsáveis por defeitos em veículos autônomos. No Brasil, a responsabilidade civil ainda não está especificada na legislação, mas os fabricantes podem ser responsabilizados com base na Constituição Federal.
A responsabilidade por infrações pode recair sobre o proprietário do veículo autônomo, similar à responsabilidade em veículos convencionais. Alternativamente, os fabricantes podem ser responsabilizados, considerando que são eles que programam a inteligência artificial dos veículos. Uma abordagem conjunta, responsabilizando tanto o proprietário quanto o fabricante, também é discutida como forma de dividir a responsabilidade.
A responsabilidade conjunta é vista como uma solução que compartilha a responsabilidade entre todas as partes envolvidas, incentivando a segurança e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. Embora complexa, essa abordagem pode ser benéfica para garantir um uso seguro e eficiente de carros autônomos nas estradas.
À medida que a tecnologia para veículos autônomos continua a se desenvolver, os governos estaduais e municipais estão confrontados com a necessidade de abordar os potenciais impactos desses veículos nas estradas. O número de estados que consideram legislação relacionada a veículos autônomos tem aumentado gradualmente ao longo dos anos.
No Brasil, o Projeto de Lei 1317/2023, apresentado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), visa regulamentar a utilização de veículos autônomos. O projeto estabelece diretrizes para a circulação, operação e uso desses veículos, com ênfase na responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na segurança dos cidadãos. Ele define veículos autônomos como aqueles que não dependem de condutores humanos para seu deslocamento, tomando decisões por meio de inteligência artificial. Além disso, propõe a obrigatoriedade de seguro contra acidentes, testes de homologação pelo Detran, atualização de software e um cadastro nacional. Quanto à responsabilidade em caso de acidentes ou infrações, o projeto estabelece critérios claros, atribuindo-a exclusiva ou solidariamente entre fabricante e proprietário, dependendo das circunstâncias. O trâmite do projeto já está em andamento nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Lei da Responsabilidade Conjunta em casos de infrações cometidas por Veículos Autônomos.
Vantagens e Desvantagens para a Logística
Como sabemos, a busca pela melhoria da eficiência das operações logísticas está sempre em pauta nas grandes empresas. Assim, a logística e suas operações de entregas são totalmente passíveis de obter os benefícios dos Veículos Autônomos.
Além da segurança inerente a operação e uso dos veículos autônomos é importante ressaltar que garante o conforto e a qualidade de vida dos humanos principalmente em viagens de longa duração. Podemos citar também que a grande maioria dos protótipos testados dos veículos autônomos tem por prioridade o uso de fontes de energia alternativa e sustentável, garantindo assim a preservação do meio ambiente e a redução no consumo de combustíveis.
Vantagens
A automação de veículos pode beneficiar muito as empresas, principalmente na logística reversa de pós-venda. Essa nova forma de realizar entregas pode diminuir os custos a longo prazo, tornar os processos mais práticos para as marcas, apoiar a tomada de decisões, centrar os dados, entre muitos outros benefícios.
Na era da conectividade, as pessoas buscam por rapidez nas respostas e resolução de problemas. Por isso, quando você precisa entregar algo para o cliente, o prazo é um fator decisivo. Pensando nessa experiência do consumidor e na fidelização deles, a automação do transporte de produtos é uma excelente solução para otimização de tempo. Em poucos minutos os gestores conseguem organizar as demandas e garantir o melhor aproveitamento do tempo com os veículos.
E com maior controle sobre os procedimentos de entrega, será possível se antecipar a algumas falhas. Sendo possível modificar as rotas em tempo real e ao mesmo tempo comunicar o cliente do acontecimento.
Desvantagens
Outro problema é o uso das informações coletadas pelos carros autônomos e pelos sistemas aos quais ele está conectado. Em cenários de falhas de segurança, o acesso indevido a dados pode ser ilustrado com a possibilidade de um hacker acessar e controlar um carro autônomo. Enquanto o roubo de carros tende a diminuir, a atuação de cyber criminosos pode aumentar.
Pode haver a parte de benefício com menos idas de um carro autônomo à oficina. Mas não só na parte de troca de peças, como também na configuração de sistemas. A complexidade da construção dos carros 100% autônomos faz com que sejam necessários diversos profissionais, especialistas em diversas áreas, para trabalhar no projeto.
Como os carros autônomos vão lidar com condições climáticas adversas, como chuvas intensas ou neve na estrada que podem obscurecer as marcações de pista.
Referências
https://www.estadao.com.br/economia/fatia-da-industria-automobilistica-no-pib-cresce-45-6-em-11-anos/
https://epocanegocios.globo.com/colunas/Tecneira/noticia/2017/11/como-o-responsavel-por-inteligencia-artificial-no-uber-ve-o-futuro-do-carro.html
https://gizmodo.uol.com.br/por-que-nao-teremos-carros-autonomos-tao-cedo/
https://www.hemmings.com/stories/2013/10/03/cars-of-futures-past-gm-firebird-concepts
https://www.digikey.com/en/articles/radar-sensing-for-driverless-vehicles
https://ldsv.webhostusp.sti.usp.br/?page_id=1856#:~:text=Diversos%20sistemas%20de%20sensoreamento%20s%C3%A3o,and%20Ranging%20Tecnologia%20(LIDAR)
https://www.synopsys.com/automotive/what-is-autonomous-car.html
https://www.pocket-lint.com/pt-br/carros/noticias/143955-sao-explicados-os-niveis-de-direcao-autonoma/
https://www.ncsl.org/transportation/autonomous-vehicles
https://www.gov.uk/government/news/new-laws-to-safely-roll-out-self-driving-vehicles-across-british-roads
https://www.vrum.com.br/noticias/carros-autonomos-projeto-camara/
https://www.camara.leg.br/noticias/977586-projeto-em-analise-na-camara-regulamenta-carros-autonomos-no-brasil/#:~:text=O%20Projeto%20de%20Lei%201317,acidentes%20ou%20infra%C3%A7%C3%B5es%20de%20tr%C3%A2nsito
https://jus.com.br/artigos/102984/inovacao-disruptiva-em-carros-autonomos-perspectivas-futuras-e-desafios-regulatorios
https://www.cobli.co/blog/veiculos-autonomos-logistica/
https://edu.ieee.org/br-ufcgras/o-que-e-um-veiculo-autonomo/
https://www.redhat.com/pt-br/topics/edge-computing/what-is-an-autonomous-vehicle
https://inmagazine.ig.com.br/webstories/categoria-money-entenda-as-5-maneiras-dos-carros-autonomos-remodelarem-nosso-mundo/
https://www.reparacaoautomotiva.com.br/2022/04/14/carro-autonomo-e-sua-historia/#:~:text=O%20primeiro%20prot%C3%B3tipo%20do%20carro,era%20capaz%20de%20transportar%20passageiros.
https://t.jus.com.br/xnXbbhoKPU0_XtKoeZPumJjFIkM=/704x400/smart/assets.jus.com.br/system/file/1831/df199cdfbb955135b85c94310a3b8931.jpg
https://www.noticiasautomotivas.com.br/webstories/estudo-mostra-que-donos-de-teslas-sao-os-que-mais-se-envolvem-em-acidentes/
https://amaxofilia.com/olli-nuevo-vehiculo-autonomo-para-8-pasajeros/
https://jornalgrandebahia.com.br/2015/05/comissao-de-justica-confirma-indicacao-de-luiz-fachin-para-o-supremo-tribunal-federal/
https://www.gruposetainspecao.com.br/admin/institucional-noticias/foto-capa/2.jpg
https://www.autonews.com/article/20180629/RETAIL/180629740/kroger-nuro-to-pilot-autonomous-vehicle-grocery-delivery
https://gizmodo.uol.com.br/por-que-nao-teremos-carros-autonomos-tao-cedo/
Os veículos automatizados são sinônimos de segurança, economia e agilidade principalmente nas áreas de entrega, sendo seu principal intuito a redução de custos e de acidentes.
Quais tecnologias utilizadas na automação?
A operação dos veículos autônomos é viabilizada pela integração de sensores, atuadores, algoritmos complexos, sistemas de aprendizado de máquina e processadores potentes, os quais executam o software necessário.
Esses veículos são capazes de mapear e atualizar continuamente o ambiente ao seu redor, utilizando uma diversidade de sensores posicionados em diferentes partes do carro. Sensores de radar são empregados para monitorar a posição de outros veículos próximos, enquanto câmeras de vídeo são responsáveis por identificar elementos como semáforos, placas de trânsito, veículos e pedestres. Os sensores Lidar, por sua vez, utilizam pulsos de luz para medir distâncias, detectar as bordas da estrada e reconhecer marcações de pista. Além disso, sensores ultrassônicos localizados nas rodas detectam obstáculos durante manobras de estacionamento.
Os Níveis de autonomia
A SAE International (Society of Automotive Engineers) - Sociedade de Engenheiros Automotivos - estabeleceu um sistema de classificação para os níveis de autonomia em 2014, que foi posteriormente atualizado em 2016 e 2018.
Esse sistema classifica os níveis com base no grau de intervenção do condutor e na atenção exigida durante a condução de um veículo autônomo. São classificados de 0 a 5., os diferentes níveis de autonomia na condução.
Sua Evolução
O surgimento dessa inovação foi iniciado no período da primeira guerra mundial, período em que houve a criação de várias tecnologias para serem aplicadas no processo de auxílio aos militares. Em 1939, na feira mundial de Nova Iorque, foram iniciadas as pesquisas sobre a automação veicular. Nesse evento havia uma exposição chamada Futurama que, projetada por Norman Melancton Bel Geddes e patrocinada pela General Motors (GM).
No decorrer dos anos, empresas do ramo desenvolveram veículos e aprimoraram tecnologicamente a capacidade deles se locomoverem na metodologia driverless. Com a evolução mundial em fervente ascensão todo esse processo é um fenômeno marcante impulsionado por avanços tecnológicos significativos nas últimas décadas. A introdução desses veículos representa uma mudança revolucionária na indústria seja ela focada no ramo da logística, pecuária ou automobilística, e tem o potencial de transformar radicalmente a mobilidade urbana e o transporte em geral.
Aplicação na Logística
A ascensão dos veículos autônomos surge como uma ferramenta possível para a logística, capaz de transformar os fundamentos do transporte de mercadorias. A influência impactante da automação na gestão de frota torna-se evidente, proporcionando oportunidades estratégicas e inovadoras.
Sua aplicação pode ser útil em entrega de materiais, a ideia é que nos próximos anos esse processo possa ser realizado por veículos autônomos. Em diversos países essa já é uma realidade e em outros estão sendo feitos testes. Afinal, além dos equipamentos e sua tecnologia, é preciso ter leis que autorizem o tráfego desse tipo de veículo.
Não é apenas nas vias que se pode utilizar veículos autônomos na logística, eles também podem ser bastante úteis para a movimentação de cargas dentro do armazém. Nesse caso, os tipos de veículos são diferentes dos carros e caminhões tradicionais, sendo utilizados modelos menores. Esses robôs podem transportar mercadorias entre as prateleiras e levá-las para as áreas de expedição.
Legislação para Veículos Autônomos
A implementação de carros autônomos levanta questões legais sobre responsabilidade em caso de acidentes e infrações de trânsito. A legislação atual em países como Brasil, Estados Unidos e Reino Unido está sendo revisada para lidar com essas questões. Nos EUA, estabeleceu que os fabricantes são responsáveis por defeitos em veículos autônomos. No Brasil, a responsabilidade civil ainda não está especificada na legislação, mas os fabricantes podem ser responsabilizados com base na Constituição Federal.
A responsabilidade por infrações pode recair sobre o proprietário do veículo autônomo, similar à responsabilidade em veículos convencionais. Alternativamente, os fabricantes podem ser responsabilizados, considerando que são eles que programam a inteligência artificial dos veículos. Uma abordagem conjunta, responsabilizando tanto o proprietário quanto o fabricante, também é discutida como forma de dividir a responsabilidade.
A responsabilidade conjunta é vista como uma solução que compartilha a responsabilidade entre todas as partes envolvidas, incentivando a segurança e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. Embora complexa, essa abordagem pode ser benéfica para garantir um uso seguro e eficiente de carros autônomos nas estradas.
À medida que a tecnologia para veículos autônomos continua a se desenvolver, os governos estaduais e municipais estão confrontados com a necessidade de abordar os potenciais impactos desses veículos nas estradas. O número de estados que consideram legislação relacionada a veículos autônomos tem aumentado gradualmente ao longo dos anos.
No Brasil, o Projeto de Lei 1317/2023, apresentado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), visa regulamentar a utilização de veículos autônomos. O projeto estabelece diretrizes para a circulação, operação e uso desses veículos, com ênfase na responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na segurança dos cidadãos. Ele define veículos autônomos como aqueles que não dependem de condutores humanos para seu deslocamento, tomando decisões por meio de inteligência artificial. Além disso, propõe a obrigatoriedade de seguro contra acidentes, testes de homologação pelo Detran, atualização de software e um cadastro nacional. Quanto à responsabilidade em caso de acidentes ou infrações, o projeto estabelece critérios claros, atribuindo-a exclusiva ou solidariamente entre fabricante e proprietário, dependendo das circunstâncias. O trâmite do projeto já está em andamento nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Lei da Responsabilidade Conjunta em casos de infrações cometidas por Veículos Autônomos.
Vantagens e Desvantagens para a Logística
Como sabemos, a busca pela melhoria da eficiência das operações logísticas está sempre em pauta nas grandes empresas. Assim, a logística e suas operações de entregas são totalmente passíveis de obter os benefícios dos Veículos Autônomos.
Além da segurança inerente a operação e uso dos veículos autônomos é importante ressaltar que garante o conforto e a qualidade de vida dos humanos principalmente em viagens de longa duração. Podemos citar também que a grande maioria dos protótipos testados dos veículos autônomos tem por prioridade o uso de fontes de energia alternativa e sustentável, garantindo assim a preservação do meio ambiente e a redução no consumo de combustíveis.
Vantagens
A automação de veículos pode beneficiar muito as empresas, principalmente na logística reversa de pós-venda. Essa nova forma de realizar entregas pode diminuir os custos a longo prazo, tornar os processos mais práticos para as marcas, apoiar a tomada de decisões, centrar os dados, entre muitos outros benefícios.
Na era da conectividade, as pessoas buscam por rapidez nas respostas e resolução de problemas. Por isso, quando você precisa entregar algo para o cliente, o prazo é um fator decisivo. Pensando nessa experiência do consumidor e na fidelização deles, a automação do transporte de produtos é uma excelente solução para otimização de tempo. Em poucos minutos os gestores conseguem organizar as demandas e garantir o melhor aproveitamento do tempo com os veículos.
E com maior controle sobre os procedimentos de entrega, será possível se antecipar a algumas falhas. Sendo possível modificar as rotas em tempo real e ao mesmo tempo comunicar o cliente do acontecimento.
Desvantagens
Outro problema é o uso das informações coletadas pelos carros autônomos e pelos sistemas aos quais ele está conectado. Em cenários de falhas de segurança, o acesso indevido a dados pode ser ilustrado com a possibilidade de um hacker acessar e controlar um carro autônomo. Enquanto o roubo de carros tende a diminuir, a atuação de cyber criminosos pode aumentar.
Pode haver a parte de benefício com menos idas de um carro autônomo à oficina. Mas não só na parte de troca de peças, como também na configuração de sistemas. A complexidade da construção dos carros 100% autônomos faz com que sejam necessários diversos profissionais, especialistas em diversas áreas, para trabalhar no projeto.
Como os carros autônomos vão lidar com condições climáticas adversas, como chuvas intensas ou neve na estrada que podem obscurecer as marcações de pista.
Postado pelo Grupo Lontra
Referências
https://www.estadao.com.br/economia/fatia-da-industria-automobilistica-no-pib-cresce-45-6-em-11-anos/
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https://jus.com.br/artigos/102984/inovacao-disruptiva-em-carros-autonomos-perspectivas-futuras-e-desafios-regulatorios
https://www.cobli.co/blog/veiculos-autonomos-logistica/
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https://www.reparacaoautomotiva.com.br/2022/04/14/carro-autonomo-e-sua-historia/#:~:text=O%20primeiro%20prot%C3%B3tipo%20do%20carro,era%20capaz%20de%20transportar%20passageiros.
https://t.jus.com.br/xnXbbhoKPU0_XtKoeZPumJjFIkM=/704x400/smart/assets.jus.com.br/system/file/1831/df199cdfbb955135b85c94310a3b8931.jpg
https://www.noticiasautomotivas.com.br/webstories/estudo-mostra-que-donos-de-teslas-sao-os-que-mais-se-envolvem-em-acidentes/
https://amaxofilia.com/olli-nuevo-vehiculo-autonomo-para-8-pasajeros/
https://jornalgrandebahia.com.br/2015/05/comissao-de-justica-confirma-indicacao-de-luiz-fachin-para-o-supremo-tribunal-federal/
https://www.gruposetainspecao.com.br/admin/institucional-noticias/foto-capa/2.jpg
https://www.autonews.com/article/20180629/RETAIL/180629740/kroger-nuro-to-pilot-autonomous-vehicle-grocery-delivery
https://gizmodo.uol.com.br/por-que-nao-teremos-carros-autonomos-tao-cedo/
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