quinta-feira, 7 de março de 2024

E AÍ GALERA, POR AQUI FALAREMOS UM POUCO SOBRE LOGÍSTICA. E HOJE O TEMA É: MODAL FERROVIÁRIO. SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA!!!


O modal ferroviário inclui trens formados por locomotivas e vagões que se movem em estruturas chamadas via permanente, usando trilhos. A peculiaridade das ferrovias em comparação com outros meios de transporte é que os veículos ferroviários não podem mudar sua direção livremente, pois são restritos pelos trilhos.

Rodrigo de Alvarenga Rosa, autor do livro Gestão Logística, explica que a ferrovia funciona como um sistema autoguiado. Isso significa que os trens não decidem por conta própria se devem sair dos trilhos; eles simplesmente seguem a via que é determinada por Aparelhos de Mudança de Via.


O transporte ferroviário possui vantagens específicas em relação ao manuseio de carga, especialmente para produtos a granel, como grãos e minérios. Terminais eficientes podem ser construídos para agilizar as operações e reduzir custos. No entanto, para produtos manufaturados, as operações são mais lentas e dispendiosas.

Essa vantagem se destaca em distâncias maiores, enquanto para curtas distâncias, os custos fixos tornam o transporte ferroviário menos competitivo devido a custos de frete mais elevados.

O transporte ferroviário oferece opções para carga total ou fracionada, sendo o frete para carga total geralmente mais baixo devido à menor necessidade de manuseio.

Além disso, as ferrovias proporcionam serviços especiais, como movimentação de granéis, transporte refrigerado, automóveis e serviços expressos que garantem entrega dentro de prazos específicos. Também oferecem privilégios de parada, flexibilidade de roteiros e alterações no destino final durante o transporte.

TIPOS DE VAGÕES

1.Hopper Fechado

Refere-se a um vagão ferroviário projetado com uma estrutura que permite o transporte de carga a granel, como grãos, minérios, produtos químicos, entre outros, de forma fechada e segura. Esses vagões são construídos com um compartimento principal fechado, geralmente com portas de carregamento e descarregamento, que garantem a proteção da carga contra intempéries e outros elementos externos durante o transporte. Essa configuração é especialmente útil para materiais que requerem proteção contra umidade, poeira ou contaminação durante o trajeto. Esse tipo de vagão suporta até 100 toneladas.

2. Plataforma ou prancha

Uma estrutura plana utilizada em ferrovias para transportar cargas que não podem ser acomodadas nos vagões convencionais, como maquinaria pesada, equipamentos industriais ou produtos de grandes dimensões. Essas plataformas são geralmente montadas sobre truques ferroviários e podem ser de diferentes tamanhos e capacidades, dependendo das necessidades específicas de transporte. Elas oferecem uma superfície estável e segura para carregar e descarregar cargas volumosas ou pesadas, facilitando o transporte eficiente e seguro desses itens ao longo da rede ferroviária. A capacidade de carga desse tipo de vagão é de 95 toneladas.

3. Gôndola

É um tipo específico de vagão utilizado no transporte ferroviário de carga. Ela se destaca por ter um design aberto, com laterais baixas e muitas vezes sem teto, permitindo o transporte de carga a granel ou de grande volume, como carvão, minério, produtos agrícolas, madeira, entre outros. As gôndolas são projetadas para facilitar o carregamento e descarregamento de materiais por meio de guindastes ou equipamentos similares.

Esses vagões podem variar em tamanho, capacidade de carga e características específicas, dependendo do tipo de carga que serão transportadas e das exigências do sistema ferroviário em que operam. As gôndolas desempenham um papel crucial na movimentação de grandes quantidades de carga a granel ao longo de longas distâncias, tornando-se uma parte essencial da infraestrutura ferroviária em muitos países.

4. Tanque

É um tipo de vagão ferroviário especialmente projetado para transportar líquidos ou gases em grande quantidade. Esses tanques são construídos para garantir a segurança do transporte de substâncias perigosas ou sensíveis, como petróleo, produtos químicos, gases liquefeitos, entre outros.

Os tanques ferroviários são geralmente cilíndricos e podem variar em tamanho e capacidade, dependendo do tipo de carga que serão transportadas e das especificações do sistema ferroviário em que operam. Eles são equipados com dispositivos de segurança, como válvulas de alívio de pressão e sistemas de proteção contra vazamentos, para garantir a integridade da carga e a segurança durante o transporte, levando até 70 toneladas.

Esses vagões desempenham um papel vital na logística de transporte de líquidos e gases em grandes distâncias, sendo uma parte essencial da infraestrutura ferroviária em muitos países.


5. Ferroviário


Por fim, ainda temos o carro ferroviário, que são os vagões destinados para transporte de pessoas, como trens turísticos e os que são utilizados para o transporte público.

Esses veículos são projetados para oferecer conforto e segurança aos passageiros durante viagens ferroviárias. Eles geralmente possuem assentos, corredores para circulação, compartimentos de bagagem e outros equipamentos para atender às necessidades dos passageiros durante a viagem.


Por hoje foi só pessoal, semana que vem voltamos com mais informações e curiosidades sobre esse modal tão importante. 
Até lá!!!

Postado pelo Grupo Coruja


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