HOJE FALAREMOS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?
É o conjunto de procedimentos e ações para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou destinar de forma correta os resíduos sólidos e descartes de embalagens.
Esse processo envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de materiais, produtos e informações, do ponto de consumo ao ponto de origem.
O objetivo é recuperar, reciclar ou descartar de forma ambientalmente adequada os resíduos sólidos gerados durante todo o ciclo de vida dos produtos.
A logística reversa ganhou força com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) em 2010. Essa legislação estabeleceu um acordo setorial entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, promovendo uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Órgãos públicos e empresas privadas devem adotar ações para reduzir o volume de resíduos sólidos e rejeitos, minimizando os impactos à saúde humana e ao meio ambiente. A logística reversa é fundamental para garantir o reaproveitamento adequado e a destinação correta dos materiais, contribuindo para a sustentabilidade e a economia circular.
Fonte: Jornal da USP
ORIGEM
O termo “logística reversa” foi criado pela primeira vez na década de 1990, como uma forma de definir a gestão dos resíduos gerados pela indústria.
Com a Revolução Industrial, no século XVIII, a produção em massa de bens de consumo gerou uma quantidade cada vez maior de resíduos, o que levou à criação de soluções como a reciclagem e a compostagem.
No entanto, a ideia de reutilizar e reciclar materiais não é nova. Desde a antiguidade, a humanidade vem reaproveitando os materiais.
Fonte: BTB Soluções
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA
Hoje, a logística reversa é uma prática cada vez mais comum nas empresas, especialmente aquelas que buscam reduzir seu impacto ambiental e melhorar sua imagem junto aos consumidores.
Tendências mais recentes é a chamada logística reversa 4.0, que utiliza ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e a automação para otimizar processos de coleta, triagem e reciclagem de materiais. Outra tendência é a criação de cadeias de suprimentos circulares, em que os materiais são reaproveitados e reciclados várias vezes antes de serem descartados.
LEGISLAÇÃO
No Brasil, a gestão de resíduos é mais do que uma boa prática empresarial; é uma exigência legal. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, engloba um conjunto bastante abrangente de tipos de produtos e estabelece diretrizes para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.
Responsabilidade Compartilhada: Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos têm responsabilidades conjuntas na gestão dos resíduos.
Sistema: A lei incentiva a adoção de um sistema onde as empresas são responsáveis pelo retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.
Incentivos à Sustentabilidade: A PNRS promove a sustentabilidade, incentivando práticas como a não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos.
ETAPAS DA LOGÍSTICA REVERSA
Para a logística reversa ter um bom direcionamento e funcionamento, deve-se seguir as principais etapas, sendo elas:
- Rotas de entrega: Esse serviço está presente em diversas logística e na logística reversa não seria diferente, as rotas de entrega são pontos de coleta destes materiais que são descartados.
- SAC: Seguindo na linha de devolução e descarte correto dos produtos, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a principal rede de comunicação com o consumidor, eles ajudam e auxiliam na orientação desta etapa ser feita corretamente.
- Política de Devolução: Para os clientes seguirem as normas e prazos de devolução dos produtos descartáveis, foi criada a Política de devolução para facilitar esta tarefa.
- Parcerias: Para que a reciclagem destes materiais seja feita adequadamente, temos a participação das parcerias para fiscalizar e agilizar o processo. Uma dessas parcerias são as ONGs e órgãos públicos que facilitam o conforto na hora da retirada dos produtos nas residências do consumidor.
Vale ressaltar que estas etapas também são aplicadas na logística pós-vendas e na logística pós-consumo.
Fonte: Comexland
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA
O sistema de logística reversa de pós-venda se refere a produtos com pouco ou nenhum uso que acabam retornando a cadeia de distribuição. Seu objetivo então é reinserir estes itens no mercado ou na cadeia produtiva. Há duas situações diferentes para esta categoria:
Varejo – Envolve produtos de devoluções em caso de arrependimento, escolha de modelo errado, defeitos, troca, etc.
E-commerce – Compreende produtos que, por qualquer motivo, não atenderam às expectativas de seus compradores, ou que apresentam algum defeito, problemas com a garantia, avarias, direito de arrependimento, etc.
SETORES OBRIGADOS A TEREM A LOGÍSTICA REVERSA
O artigo 33 da Lei
dita a obrigatoriedade em implementar sistemas de logística reversa,
independente dos serviços públicos de limpeza, para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes
dos seguintes produtos:
Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
- Pilhas e baterias;
- Pneus;
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- Produtos eletrônicos e seus componentes;
- Produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro;
- Demais produtos e embalagens, considerando, prioritariamente, o grau extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.
Um dos resíduos que teve especial atenção pelo seu grande volume e está sendo efetivamente regulamentado é o originado de produtos embalados e embalagens em geral.
O ponto inicial desta movimentação regulatória foi o Acordo Setorial de embalagens em geral.
Fonte: Polen
BENEFICIOS E VANTAGENS
A logística reversa traz inúmeros benefícios tanto no âmbito econômico como também ecológico. Sendo eles:
- Rentabilidade: A ampliação da rentabilidade da empresa, já que os resíduos retornam para a empresa e servem como insumos para novas embalagens, e também quando a loja virtual começa a descobrir os motivos de trocas e devoluções começa a gastar menos para reparar as situações;
- Novos produtos: A logística reversa incentiva a criação de novos produtos ou embalagens, o que torna mais fácil a reutilização;
- Aproximação com o público: Informar as práticas adotadas pela empresa para divulgar o destino dos resíduos dispensados reforça o seu comprometimento com o meio ambiente e estreitando seu relacionamento com os clientes;
- Maior demanda: Com a divulgação das ações da logística reversa, as empresas tornam -se mais demandas pelos consumidores, e recebem menos reclamações associadas a devoluções de produtos e processos judiciais;
- Consciência dos consumidores: A logística reversa também ajuda a educar os consumidores para as práticas sustentáveis e a escolha de produtos ecologicamente corretos;
- Vantagem legal: Com as legislações relacionadas ao meio ambiente, as empresas estão tendo uma série de fiscalizações e sendo intimadas a se adequarem às normas ambientais. Com a logística reversa as empresas têm retornos econômicos e ambientais e sofrendo menos com penalidades;
- Responsabilidade: Consumidores, empresas e governos passam a ter responsabilidade na coleta seletiva e, desta forma, criam um sistema de responsabilidade compartilhada.
POSTADO PELO GRUPO LONTRA
REFERÊNCIAS:
BTB SOLUCIONES (Cotia). Você sabe o que Logística Reversa e porque ela é importante para as empresas? 2020. Disponível em: https://www.btbtelecom.com/es/sed-porttitor-diam-eget-commodo-tincidunt/. Acesso em: 20 mar. 2024.
CASA E MERCADO. Logística Reversa. Disponível em: https://casaemercado.com.br/wp-content/uploads/2022/11/logistica-reversa-1.jpg. Acesso em: 19 mar. 2024.
ECO TELHA. Globo Sustentável. Disponível em: https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2021/03/o-que-e-logistica-reversa-1280x650.jpg. Acesso em: 19 mar. 2024.
EQUIPE CONTA AZUL. O que é logística reversa: do conceito à prática de uma pequena empresa. Disponível em: https://blog.contaazul.com/o-que-e-logistica-reversa/. Acesso em: 19 mar. 2024.
INOVA GROWTH (Santa Catarina). Quando a Logística Reversa Surgiu: entendendo sua origem e evolução. Entendendo Sua Origem e Evolução. S.d.. Disponível em: https://inovagrowth.com/quando-a-logistica-reversa-surgiu-entendendo-sua-origem-e-evolucao/. Acesso em: 20 mar. 2024.
LOGÍSTICA & TRANSPORTE (S.L.). Logística Reversa: da teoria à prática. Da Teoria à Prática. 2023. Disponível em: https://logisticaetransporte.com.br/logistica-reversa-teoria-a-pratica/#legislacao-brasileira. Acesso em: 21 mar. 2024.
MAPLINK,Redação(ed.).Você sabe quais são os principais tipos de logística reversa? 2019.Redação Maplink.Disponível em:https//maplink.global/blo/tipos-logistica-reversa/.Acesso em: 01 out 2019.
MUNDO LOGÍSTICA. O que é Logística Reversa? Disponível em: https://mundologistica.com.br/glossario/o-que-e-logistica-reversa. Acesso em: 19 mar. 2024.
RCRAMBIENTAL (São Paulo). Conheça as principais etapas do processo de logística reversa. 2021. Disponível em: https://rcrambiental.com.br/processo-de-logistica-reversa/. Acesso em: 18 mar. 2024.
RCRAMBIENTAL (São Paulo). Conheça as principais etapas do processo de logística reversa. 2021. Disponível em: https://rcrambiental.com.br/processo-de-logistica-reversa/. Acesso em: 18 mar. 2024.
SANCA GALPOS (São Paulo) (org.). Quais são as vantagens/ importância da logística reversa. 2020. Disponível em: https://sancagalpoes.com.br/vantagens-da-logistica-reversa/. Acesso em: 17 mar. 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário