Entender sobre cargas perigosas é um dever para quem trabalha no mercado logístico. Transportadoras,empresas embarcadoras e motoristas precisam estar cientes sobre a legislação e riscos que envolvem o transporte deste tipo de produto. Nesta publicação iremos explicar um pouco sobre os tipos.
O que são cargas perigosas?
Como o próprio nome sugere, as cargas perigosas se referem a certos tipos de produtos que podem representar riscos em todo seu processo logístico de movimentação, como a armazenagem e o transporte.
Esses tipos de produtos necessitam de atenção redobrada quanto à segurança. Geralmente, são de origem química, biológica ou radiológica e representam algum tipo de risco para a população e o meio ambiente, como líquidos inflamáveis, gases, radioativos, explosivos ou tóxicos
Tipos de cargas
Explosivos
Esse tipo de carga perigosa pode ser transportada em estado sólido, líquido ou gasoso. Podem ser as matérias-primas para fabricação de qualquer tipo de produto explosivo como pólvora, fulminato de mercúrio, azida de chumbo e nitroglicerina. Assim como, os produtos já finalizados como munições, fogos de artifícios, granadas e dinamites.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divide os produtos explosivos nas seguintes subclasses:
Subclasse 1.1: Substâncias e artigos com risco de explosão em massa;
Subclasse 1.2: Substâncias e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa;
Subclasse 1.3: Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa;
Subclasse 1.4: Substâncias e artigos que não apresentam risco significativo;
Subclasse 1.5: Substâncias muito insensíveis, com risco de explosão em massa; e
Subclasse 1.6: Artigos extremamente insensíveis, sem risco de explosão em massa.
Gases
Os gases inflamáveis são aquelas substâncias que podem entrar em combustão. Dependendo do tipo de gás, isso pode ocorrer ao entrar em contato com o oxigênio ou diante de uma fonte de ignição como temperaturas geradas por chamas e fagulhas.
Alguns dos tipos de gases incluídos na lista de cargas perigosas são: acetileno, amoníaco, metano, propano, propileno, hidrogênio e butano.
Já os gases não-inflamáveis são aqueles que não entram em combustão naturalmente (diferente dos citados acima). No entanto, são também enquadrados como carga perigosa, pois podem ser asfixiantes ou oxidantes. Dentro deste enquadramento estão os tipos de gases como o hidrogênio e monóxido de carbono.
Os gases tóxicos também se enquadram nesta lista, eles possuem o potencial corrosivo e apresentam sérios riscos à saúde. Alguns deles são: amônia e sulfeto de hidrogênio.
De modo geral, podemos citar que os riscos que envolvem o transporte de gases são vazamentos, envenenamentos, congelamentos, explosões e incêndios.
Com isso, as subclasse desse tipo de carga perigos são:
Subclasse 2.1: Gases inflamáveis;
Subclasse 2.2: Gases não-inflamáveis, não-tóxicos; e
Subclasse 2.3: Gases tóxicos.
Líquidos Inflamáveis
Os líquidos inflamáveis também são considerados um tipo de carga perigosa. Esse tipo de material possui como principal característica a possibilidade de entrar em combustão, seja por gerar vapor inflamável em determinadas condições de pressão e temperatura.
Os principais riscos relacionados com o transporte deste tipo de carga perigosa são incêndios e explosões. Podemos citar como exemplos os seguintes líquidos inflamáveis: gasolina, diesel, álcool líquido ou em gel, benzeno e solventes.
Sólidos Inflamáveis
Os sólidos inflamáveis são um tipo de carga perigosa sensíveis tanto ao calor, como à fricção, por isso podem pegar fogo durante o transporte devido ao atrito.
Alguns tipos de produtos como o carvão e algodão não processado podem pegar fogo de forma espontânea devido ao calor. Existem também aqueles materiais que ao entrar em contato com a água, podem emitir gases inflamáveis e tóxicos, como o cal virgem, carbureto de cálcio e magnésio metálico.
Veja quais são as subclasses desse tipo de carga perigosa: Subclasse 4.1: Sólidos inflamáveis, substâncias auto-reagentes e explosivos sólidos insensibilizados;
Subclasse 4.2: Substâncias sujeitas à combustão espontânea; e
Subclasse 4.3: Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis.
Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos
Os materiais oxidantes são termicamente instáveis. Além disso, podem iniciar um processo de combustão ao fornecer oxigênio, um dos exemplos é o peróxido de hidrogênio.
Já os peróxidos orgânicos, além de também serem termicamente instáveis, são sensíveis a choques e atritos. Outra característica desta carga perigosa é que passam pelo processo de decomposição exotérmica, ou seja, liberação de calor. Podemos citar nesta categoria peróxido de butila.
Substâncias venenosas (tóxicas) e substâncias infectantes
Dentre os tipos de cargas perigosas, as substâncias venenosas e tóxicas são aquelas que exigem um maior cuidado. Esse tipo de material pode ser transportado em estado sólido, líquido ou gasoso.
Em qualquer estado físico e independente da quantidade são materiais extremamente nocivos. Pois podem facilmente causar lesões e, até mesmo, provocar a morte por inalação, ingestão ou contato. Alguns exemplos deste tipo de carga perigosa são a atropina, tálio e ricina.
Por outro lado, as substâncias infectantes podem causar sérios danos aos humanos, animais e ao meio ambiente. Geralmente, este tipo de carga perigosa carrega consigo algum tipo de patologia infecciosa. Os exemplos mais comuns são os lixos hospitalares, animais de laboratórios contaminados e exames.
Materiais Radioativos
Os materiais radioativos liberam energia por ondas eletromagnéticas. A radiação é extremamente prejudicial à saúde dos seres humanos, podendo ocasionar leucemia, câncer e outras doenças.
Alguns exemplos deste tipo de carga perigosa são urânio, césio e cobalto.
Substâncias Corrosivas
Esse tipo de carga perigosa pode corroer tanto aços, como tecidos vivos, por isso o cuidado ao manipular este tipo de material é imprescindível. Tais substâncias também podem exalar vapores tóxicos.
Os exemplos de substâncias que se entram nesta categoria são: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.
Substâncias perigosas diversas
Nesta classe estão alguns tipos de produtos que não se enquadram nas categorias anteriores de cargas perigosas. No entanto, são substâncias que oferecem riscos durante o transporte.
Alguns produtos desta classe, são:
Óleos combustíveis;
Gelo seco;
Baterias de lítio e;
Dióxido de carbono.
Postado pelo Grupo LHAMA
Referência
MATEUS VEDOY (ed.). Carga perigosa: Conheça os tipos e saiba quem pode transportar.2023. Disponível em:https://www.umov.me/carga-perigosa-conheca-os-tipos/. Acesso em: 22 mar. 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário