sábado, 8 de junho de 2024

E-Commerce e como seus pedidos chegam até você

  Na postagem de hoje que tal conhecermos um pouco mais de como nossos pedidos on-line chegam até nós.

   Nos dias de hoje sabemos o quão é fácil realizar compras sem aos menos sair do conforto de nossas casas, encontrar e descobrir produtos que ainda não em nossa região. Tudo isso graças a magia do E-Commerce e a logística envolvida por trás de tudo isso. 




 São várias as etapas que um pedido de e-commerce passa até chegar ao consumidor final, sendo elas:

 Quando realizarmos nossa compra é realizado o processamento do pedido, o pedido é registrado no sistema de gestão de pedidos e um e-mail é entregue ao lojista contendo as informações sobre o produto e do comprador.
 É importante manter uma boa gestão do estoque para que não haja falta dos produtos listados como disponíveis.


Separação e Embalagem:
 O pedido é enviado ao armazém ou centro de distribuição, lá os produtos são localizados e separados de acordo com o pedido, os produtos devem ser embalados de forma segura para proteger durante o transporte. A embalagem pode incluir materiais de proteção, como plástico bolha, espuma e, às vezes até material promocional.
 Após ser bem embalado chega a hora da etiquetagem e documentação:
 O pacote é etiquetado com informações de envio, incluindo o endereço do destinatário, código de barras para rastreamento e qualquer documentação necessária (como faturas ou guias de remessa).




Transporte:
 O pacote é transferido para a transportadora. Isso pode incluir transportadoras tradicionais, serviços de courier, ou redes de distribuição internas. Nesses processos o cliente recebe notificações de status e informações de rastreamento para acompanhar o progresso do envio.
 Quando o pacote chega ao centro de distribuição local da transportadora a entrega chega ao endereço do cliente e dependendo do tipo de entrega, o cliente precisa assinar a confirmação de recebimento.
 Após a confirmação de Entrega a entrega é registrada no sistema da transportadora e o cliente recebe uma notificação de que o pacote foi entregue com sucesso.



Pós-Entrega:
 O cliente verifica o conteúdo do pacote para garantir que tudo está conforme o pedido. Caso haja algum problema (produto errado, danificado, etc.), o cliente pode iniciar um processo de devolução ou troca, conforme a política da empresa.
 Aí sim o  cliente pode deixar seu feedback sobre a experiência de compra e a empresa pode fornecer suporte ao cliente para resolver qualquer problema após a entrega.


Cada uma dessas etapas é crucial para garantir que o pedido seja entregue de forma precisa, segura e dentro do prazo, proporcionando uma boa experiência ao cliente.


Por grupo Raposa

Agradecimentos:
Nós do grupo raposa, agradecemos grandemente a oportunidade de participar desse projeto que não só rendeu conhecimento a quem lê, mas também a quem escreve.
Foi um prazer!


Referências:
TRINDADE, Kaliane. O que é Logística do Ecommerce e como funciona. 2024. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-logistica-como-funciona/w. Acesso em: 08 jun. 2024.
NORDWARE. O que é a logística do ecommerce e como funciona. 2022. Disponível em: https://nordware.io/blog/o-que-e-logistica-do-ecommerce/. Acesso em: 08 jun. 2024.
BING, Blog do. Logística para e-commerce: 10 dicas para otimizar o processo. 2023. Disponível em: https://blog.bling.com.br/logistica-ecommerce/. Acesso em: 08 jun. 2024.

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