Alunos de 1º Ciclo Logística - noturno - Fatec de Mauá - Projeto de Extensão

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Logística Hospitalar: Como os Medicamentos Chegam ao Paciente


A logística hospitalar de medicamentos é um dos processos mais delicados dentro de um hospital, pois qualquer erro de armazenamento pode comprometer a qualidade dos medicamentos, impactando diretamente o tratamento dos pacientes, precisa de um cuidado que vai além da entrega final e é necessário manter o cuidado em todos os estágios, desde o armazenamento até o seu transporte.

O processo de distribuição de medicamentos envolve rigorosos controles logísticos e sanitários, para evitar danos aos produtos e assegurar que os remédios cheguem em segurança e com qualidade aos pacientes. 


PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS

Produção e liberação do medicamento

Os medicamentos são produzidos, testados e embalados conforme as normas da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Depois de liberados, os medicamentos são enviados para os centros de distribuição. Esses centros são responsáveis pelo armazenamento adequando.

Transporte para farmácias e hospitais

Farmácias, hospitais, drogarias e clínicas são os pontos finais antes dos medicamentos chegarem aos pacientes. O transporte exige regras rígidas para evitar danos aos medicamentos, seguindo os critérios de transporte de medicamentos da ANVISA, como:

  • Controle de temperatura em veículos refrigerados;
  • Registro detalhado de cada etapa e
  • Treinamento dos funcionários para o manuseio dos produtos.

COMO É FEITA A LOGÍSTICA HOSPITALAR

Dentro do hospital a logística pode ser resumida em 11 etapas:

  1. Recebimento conferência dos pedidos e verificação da integridade das embalagens, lote, validade e quantidade;
  2. Endereçamento (alocação de produtos nas áreas de estocagem, conforme lote e validade);
  3. Dispensação Individualizada;
  4. Dispensação coletiva;
  5. Dispensação de Kits de procedimento;
  6. Rastreabilidade desde a entrada até o consumo;
  7. Gerenciamento de Estoque;
  8. Gestão de material consignado;
  9. Controle de administração de medicamento;
  10. Logística reversa estorno físico, contábil e financeiro dos produtos não consumidos pelo paciente);
  11. Gestão automática de requisição de compras. 
A logística eficiente e com boa estrutura garante o sucesso da operação de leitos hospitalares, principalmente quando se trata de gestão de medicamentos, as soluções logísticas se tornam indispensáveis para a gestão de 3.500 leitos em instituições públicas e privadas. 

A falta de qualquer medicamento pode influenciar de maneira negativa no tratamento do paciente, uma das maiores inovações é a automação de gestão de estoque, tornando-se possível o monitoramento de medicamentos, controle de validade, evitando falta de produtos essenciais e desperdícios de medicamentos vencidos. 

Outro ponto superimportante é a rastreabilidade em tempo real, possibilitando o rastreamento desde a saída do centro de distribuição até a chegada nos hospitais, garantido a entrega no prazo adequado, a otimização de rotas de entrega também é outro ponto importante, sendo possível planejar rotas que minimizem tempos e reduzam custos. 


POSTADO PELO GRUPO CHINA


REFERÊNCIAS

COMO FUNCIONA o processo de distribuição de medicamentos. Omni Solução Hospitalar. Disponível em: https://omnihospitalar.com.br/2025/03/14/como-funciona-o-processo-de-distribuicao-de-medicamentos/ Acesso 09 de abr. de 2025.

CONHEÇA o passo a passo do medicamento dentro do hospital. Saúde Business. Disponível em: https://www.saudebusiness.com/artigos/conhea-o-passo-passo-do-medicamento-dentro-do-hospital/ Acesso 09 de abr. de 2025.

EFICIÊNCIA logística. Intero Brasil. Disponível em:
https://site.interobrasil.com.br/eficiencia-logistica-farmacia-gestao-hospitalar/, Acesso em 09 de abr. de 2025.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gerdau

A Gerdau é uma das maiores empresas siderúrgicas da América Latina e uma das principais produtoras de aço do mundo. Fundada em 1901, no Rio ...