A revolução do contêiner
O comércio global é um dos motores fundamentais da economia mundial, impulsionando o crescimento e a interconexão entre nações. Mas por trás dessa imensa rede de trocas comerciais, há uma história fascinante e que muitas vezes não tem sua devida ênfase: a história do contêiner.
Os contêineres, essas caixas metálicas aparentemente simples, transformaram radicalmente a logística global, tornando-se o pilar do transporte de carga moderno. Mas de onde surgiu essa ideia revolucionária?
A ideia começa com os problemas enfrentados pelos comerciantes no começo dos transportes de carga, já que em cada viagem problemas relacionado a quebras, deterioração e até mesmo perda de mercadorias resultavam em grandes prejuízo.
Em 1937 história dos contêineres realmente começa com o Americano Malcom McLean, dono de uma pequena firma de caminhões assistia o carregamento de fardos de algodão em um navio, ao perceber a complexidade, lentidão e chances de dano do processo surgiu a ideia da criação de caixas de aço reforçadas que pudessem ser transportadas do inicio ao fim do processo e mantivessem a qualidade do produto.
No passar do tempo Malcom McLean foi desenvolvendo sua ideia e após testes chegou a conclusão de que ele precisaria ser forte, padronizado, empilhável, fácil, seguro e fácil de ser carregado, fundando a companhia SeaLand, que foi incorporada pela dinamarquesa Maersk em 1999.
Em 1966 após vários testes foi realizado o primeiro transporte de contêineres intercontinental, no SS Fairland que levou 50 Contêineres dos EUA para o porto de Rotterdam na Holanda, maior porto do mundo na época, como previsto por McLean em Rotterdam não haviam guindastes então ele adaptou seu próprio guindaste no Fairland.
Em 1961, a Organização Internacional de Normalização (ISO) estabeleceu padrões para contêineres intermodais, incluindo dimensões, resistência e métodos de fixação. Isso permitiu que os contêineres fossem facilmente transferidos entre navios, trens e caminhões em todo o mundo.
Nas décadas seguintes, o uso de contêineres se expandiu rapidamente, transformando o comércio global. Navios cada vez maiores foram projetados para transportar milhares de containers de uma só vez. Portos modernizaram suas instalações para acomodar o crescente volume de cargas em contêineres.
Os contêineres revolucionaram não apenas a logística e o comércio, mas também tiveram um impacto significativo na economia global e na geografia do trabalho. Eles reduziram os custos de transporte, encurtaram os tempos de trânsito e permitiram que empresas de todos os tamanhos participassem do comércio internacional.
Postado por grupo: Raposa
Referências
Referência: DUARTE, Rafael. A história do container: a história do container. A história do container. 2024. Disponível em: https://logisticaegestao.com/historia-do-container/#google_vignette. Acesso em: 31 mar. 2024.
Citação com autor incluído no texto: Duarte (2024)
Citação com autor não incluído no texto: (DUARTE, 2024)
Referência: BUENO, Sinara. Conheça a história do Container: a gente fala sobre muitos assuntos importantes do comércio exterior, mas não nos damos conta sobre como básico é essencial para esse processo todo.. A gente fala sobre muitos assuntos importantes do Comércio Exterior, mas não nos damos conta sobre como básico é essencial para esse processo todo.. 2024. Disponível em: https://www.fazcomex.com.br/comex/a-historia-do-container/. Acesso em: 30 mar. 2024.
Citação com autor incluído no texto: Bueno (2024)
Citação com autor não incluído no texto: (BUENO, 2024)
Imagens respectivamente de:
Cloudster.com
openedition.books.com
logisticaegestao.com
bzemr.com
pluscargo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário