quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Logística dos Correios

História dos Correios

 

Em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro II leu uma carta com as novas determinações da corte portuguesa, proclamando a independência do Brasil. Este momento histórico foi marcado pela participação significativa dos Correios, já que a carta que Dom Pedro II leu foi entregue por meio deles. Ao longo do tempo, os Correios têm desempenhado um papel importante na história do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do país e aproximando pessoas.



Os Correios, uma empresa estatal brasileira, são responsáveis pelo envio e entrega de correspondências em todo o território nacional. Assim, têm um papel social fundamental de unir e apoiar o desenvolvimento da população brasileira. A origem dos Correios remonta a 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, embora a capital da colônia fosse Salvador na época. Contudo, a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), comumente conhecida como Correios, foi oficialmente criada em 20 de março de 1969, por meio do decreto de lei n° 509. A legislação brasileira estabelece um monopólio sobre cartas, cartões postais, correspondências agrupadas e telegramas para a União, e a ECT foi constituída para executar essa função em nome do Estado, sob a supervisão do ministério das comunicações.

 

Para atender a demanda de um país de grande extensão, a empresa necessita de recursos e instalações adequados. Assim, os Correios estão presentes em todas as 5.570 cidades do Brasil, com cerca de 12 mil agências. Além disso, a logística é suportada por 10 mil pontos de operação e 61 centros de distribuição em todo o território nacional.

 

No que diz respeito aos transportes, os Correios possuem 26 mil veículos próprios e 12 linhas aéreas para o transporte de cargas. É importante destacar a equipe que garante o funcionamento da empresa, que conta com aproximadamente 120 mil funcionários.

 

**A logística dos Correios**

 

Para utilizar os serviços dos Correios, o cliente deve visitar uma das agências, escolher o serviço desejado, e deixar a encomenda junto com o CEP do destino. A partir desse ponto, a encomenda é levada para uma unidade operacional, onde a programação do transporte para o destino final é realizada. O envio é feito por meio de transporte rodoviário ou aéreo, muitas vezes junto a outras encomendas com destinos próximos. Essa prática permite que os Correios otimizem tanto o serviço quanto os preços, utilizando uma logística eficiente de formação de cargas. As encomendas podem passar por diversas unidades operacionais até encontrar o transporte mais adequado.


**Serviços prestados pelos Correios**

 

Os Correios têm a responsabilidade de transportar cartas e encomendas em todo o Brasil, oferecendo três modalidades de serviços:

 

🔹 **PAC** – Este é o serviço de frete econômico dos Correios, ideal para clientes que não têm pressa para receber suas encomendas. O PAC oferece um prazo de entrega de 7 a 10 dias úteis, com um custo inferior ao do SEDEX, e está disponível para todas as cidades brasileiras.

 

🔹 **SEDEX** – O Serviço de Encomenda Expressa Nacional (SEDEX) é voltado para entregas rápidas, atendendo a clientes que necessitam de urgência. O prazo de entrega é de até 5 dias úteis, e, devido à agilidade, o preço é mais elevado em comparação ao PAC.

 

🔹 **Correios LOG+** – Esta solução oferece uma logística integrada para operações de e-commerce, incluindo serviços de armazenagem, separação de pedidos, embalagem, integração com o transporte e distribuição das encomendas.

Referências

BUTTA, Filipe. A logística dos Correios. 2020. Disponível em: https://saclogistica.com.br/logistica-correios/. Acesso em: 28 agosto 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha fazer logística na Fatec Mauá!

 O vestibular da Fatec é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam uma formação de qualidade e um futuro promissor no mercado de t...